NOCTILUZES, espetáculo da brasiliense Cia Plágio de Teatro, estreia no Rio de Janeiro

Com direção de Sérgio Sartório e elenco formado pelos mesmos atores do premiado espetáculo CRU (ganhador de 13 prêmios), Chico Sant`Anna, Vinicius Ferreira e Sérgio Sartório, a Cia Plágio de Teatro apresenta NOCTILUZES. O clima minimalista dá o tom para o texto do premiado dramaturgo argentino Santiago Serrano escrito especialmente para o grupo de Brasília, que estréia dia 08 de janeiro, sexta, no Teatro Gonzaguinha e fica em cartaz até 30/01, sempre às sextas e sábados.

Em um píer de um pequeno vilarejo três desconhecidos se encontram durante uma madrugada. Depois deste encontro inesperado e cheio de revelações a vida desses homens não será mais a mesma. O encontro improvável em uma situação limitetraz à tona mágoas e afetos submersos. Cada um tem seus próprios motivos para estar ali e queriam estar sozinhos, mas a presença dos outros causa um incômodo que eles precisam negociar até atingir seus propósitos. Para o diretor e ator Sérgio Sartório“ a peça fala sobre as marcas e cicatrizes que a vida nos cria. Das dores e curas causadas pelas relações. São sentimentos inerentes ao ser humano, porém corrompidos pela vida. Alguns valores incrustrados pelos pais e pelo meio são difíceis de serem quebrados. Somente a colisão destes personagens será capaz de quebrá-los.”

O texto foi um presente do escritor argentino Santiago Serrano à Cia. Plágio de Teatro. Serrano se encantou pelo lirismo do grupo em São Paulo, onde assistiu a CRU, última peça da companhia em cartaz na cidade em 2013. O autor conta que começou a escrever um dia depois de conversar com o grupo e os personagens o acompanharam, desde então, por cerca de um ano. “Eu viajei muito durante o processo e essas figuras vinham comigo. Eu me surpreendia como as histórias ganhavam vida, era como se os protagonistas escrevessem por conta própria. Eu escrevia e mandava para os atores e esperava sempre apontamentos em suas respostas. Foi um lindo trabalho em grupo sem a presença física.”

Sérgio Sartório revela que pediram ao autor uma peça que falasse sobre o amor diante deste mundo de intolerância. Mas nada especifico. “O Santiago Serrano é um autor muito sensível, é um poeta que vem da psicanálise e por isso lê a alma humana com muita delicadeza e sempre de forma positiva. Quando conversamos sobre ele escrever um texto para este elenco, tudo que ele fez foi perguntar sobre nós, nossas angústias, nossas dores e nossas alegrias. E tudo isso está no texto”, conta.

O cenário e a iluminação – que ganharam o Prêmio SESC de Teatro Candango – constroem um ambiente mágico e nebuloso. A peça toda acontece em um píer de um metro e meio de largura. Isso foi um estímulo para a direção, que resultou num desafio de equilibrismo na marcação das cenas, onde prevalece o jogo de atores. A trilha original de Tomas Seferim, pontua o suspense deste encontro. Os sons da noite, da água, dos barcos ao longe, completam o cenário que não vemos.

Santiago Serrano acredita que os dramaturgos sempre foram profetas dos tempos que estão por surgir. “Espero que Noctiluzes seja um olhar vindo do futuro. Um tempo onde os fundamentalismos e o racismo não sejam o norte da vida cotidiana. Onde um encontro de pessoas desconhecidas possa ser uma aposta pelo futuro.”

Noctiluzes estreou no CCBB de Brasília, em junho de 2014. Participou do Festival Internacional de Teatro Cena Contemporânea e da mostra BR040 na Funarte, ambas em Brasília. Em janeiro deste ano esteve na programação do Festival Internacional Janeiro dos Grandes espetáculos em Recife, Caruaru e Goiana (Pernambuco).  Esteve em São Paulo em julho/agosto de 2015 onde fez temporada de 1 (um) mês no Teatro Pequenos, participou do Festival Filte Bahia, em Salvador, e do 7 Festival Ruínas, em Uberlândia. Em 2016 é a vez do Rio de Janeiro receber o espetáculo.

SERVIÇO
NOCTILUZES, da Cia Plágio de Teatro de Brasília
Data: de 08 a 30 de janeiro, sempre as sextas e sábados.
Horário: 20horas
Local: Teatro Gonzaguinha
Endereço: Rua Benedito Hipólito, 125 – Centro
Tel: 2224-3038-ao lado do metrô da Praça 11
Ingresso: R$ 20,00 (inteira)
Classificação: 16 anos
Duração: 80 minutos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *