Indicada ao Prêmio Shell por melhor texto, “Brimas”, de Beth Zalcman e Simone Kalil, reestreia no Teatro Cândido Mendes

A comédia Brimas, de Beth Zalcman e Simone Kalil, reestreia no Teatro Cândido Mendes dia 2 de janeiro, 21h em Ipanema. Após sucesso de crítica e de público, a peça cumpre temporada até 1º de fevereiro com sessões às sextas, sábados, domingos e segundas-feiras, 21h.

“BRIMAS é uma pérola, um tesouro que está sendo revelado no Teatro. Nesse momento de intolerância religiosa no Brasil, e com a questão da imigração novamente em pauta, devido à guerra na Síria, e em outros países, a peça nos faz recordar, com emoção, que o que nos une é ainda maior do que o que nos separa. A amizade é uma realidade humana que nos faz sobreviver”. – Clarice Niskier

Indicada ao Prêmio Shell de teatro por melhor texto, a montagem dirigida por Luiz Antônio Rocha é baseada em histórias reais de duas senhoras imigrantes, Ester e Marion, que revivem, com muito humor, suas histórias, enquanto cozinham quibes para um velório. O riso, a saudade das famílias e as memórias do passado se misturam nessa história cheia de emoção e sabedoria.

Ester (Beth Zalcman) e Marion (Simone Kalil), uma judia e outra católica maronita são duas mulheres vindas do Egito e do Líbano respectivamente, que chegam ao Rio de Janeiro no início do século XX. Inspiradas em suas avós, as atrizes trazem para o palco lembranças familiares, que, mesmo sendo de religiões diferentes, são similares quando tangem o idioma, hábitos e costumes.

A plateia é recebida pelas Brimas assim que chega ao teatro. Elas servem quibes durante um velório e conversam com as pessoas. A comida acaba e as duas matriarcas se empenham em fazer mais tabuleiros de quibe. O público vai descobrindo a cultura do oriente médio e a coragem dessas matriarcas, amigas inseparáveis, apaixonadas pela vida.

A peça fala sobre o amor a terra em que se nasce, orgulho de pertencer à pátria brasileira que as acolheu como filhas, a travessia, o ir sempre em frente, a esperança, a memória do que ficou para trás, a saudade e a expectativa da alegria de dias melhores. Esses ingredientes representam a saga de muitos imigrantes.

SERVIÇO
Brimas
Temporada: De 2 de janeiro até 01 de fevereiro
Horários: Sextas, sábados, domingos e segundas-feiras, 21h
Horário de Funcionamento da Bilheteria: Aberto diariamente de 14h às 21h
Local: Teatro Cândido Mendes
Endereço: Rua Joana Angélica, 63 – Ipanema
Telefone: (21) 2267-7295
Gênero: Comédia
Duração: 70 minutos
Classificação: 10 anos
Preço: R$ 50,00 (Inteira)
Capacidade: 100 Lugares

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *