Polêmico QUE VIVA EISENSTEIN! – 10 DIAS QUE ABALARAM O MÉXICO estreia no Brasil em janeiro

Indicado ao Urso de Ouro na edição de 2015 do Festival de Berlim,QUE VIVA EISENSTEIN! – 10 DIAS QUE ABALARAM O MÉXICO estreia nos cinemas em 7 de janeiro, com distribuição da Esfera Filmes.

Concebido pelo visionário cineasta britânico Peter Greenaway, a produção – cujo título em português remete à obra inacabada de Sergei Eisenstein, “Que viva México!”, reconstrói como teriam sido os dez dias que o mestre do cinema soviético passou na cidade de Guanajuato, no México.

QUE VIVA EISENSTEIN! 10 DIAS QUE ABALARAM O MÉXICO TRAILER – ESFERA legendas em português

Greenaway, reconhecido por filmes como “O Livro de Cabeceira”, “O Cozinheiro, o Ladrão, Sua mulher e o Amante”, “O Bebê Santo de Macon” e “Afogando em Números”, ao falar sobre o filme aqui conta como descobriu a obra de Eisenstein aos 17 anos, a explorou em suas várias facetas e como seu olhar sobre o cinema mudou a partir da obra do cineasta russo.

Ele levanta ainda a hipótese da viagem ao México ter sido um divisor de águas na carreira de Eisenstein, e analisa as mudanças na forma de filmar nos filmes pré e pós México.

Greenaway nos conta o que essa viagem teve de tão fascinante para mudar tão radicalmente um gênio do século XX e questiona a relação entre realidade e ficção – respondendo parte da crítica que acusou o filme de ser pouco fiel à História tida como real.

Considerado como o filme mais polémico da Mostra de SP 2015 pelo jornal Folha de SP, foi também considerado pela revista francesa Le Nouvel Observateur como “um dos mais belos filmes dedicados ao cinema”.

Em 1931, o cineasta soviético Sergei Eisenstein, recentemente rejeitado por Hollywood e sob crescente pressão para retornar à Rússia stalinista, chega à cidade mexicana de Guanajuato. O filme de Peter Greenaway explora a mente do gênio criativo ao focar dez dias apaixonados, repletos de temores e desejos de amor, sexo e morte, que ajudaram a moldar o restante da vida e da carreira de um dos maiores mestres do Cinema.

QUE VIVA EISENSTEIN! - 10 DIAS QUE ABALARAM O MÉXICO (1)

QUE VIVA EISENSTEIN! - 10 DIAS QUE ABALARAM O MÉXICO (2)

QUE VIVA EISENSTEIN! - 10 DIAS QUE ABALARAM O MÉXICO (3)

QUE VIVA EISENSTEIN! - 10 DIAS QUE ABALARAM O MÉXICO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *