Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e Spcine promovem Master Classes durante a Comic Con Experience

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 26 novembro, 2015 09:14

Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e Spcine promovem Master Classes durante a Comic Con Experience

Série de workshops com convidados do evento visa desenvolver talentos brasileiros

A reunião de grandes artistas e criadores dos quadrinhos, literatura e animação promovida pela CCXP – Comic Con Experience também irá gerar a oportunidade desses profissionais compartilharem sua experiência com talentos brasileiros, por meio de uma série de workshops patrocinados pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e pela Spcine, dando continuidade ao projeto iniciado na CCXP 2014.

Ao todo serão nove Master Classes com duração de até 2 horas cada, que terão como foco diferentes etapas do processo de criação de histórias em quadrinhos, passando também por literatura, TV e cinema. Durante as Masters Classes, fãs e jovens profissionais poderão saber mais sobre o processo de trabalho e conhecer as melhores dicas de grandes nomes de cada área.

“Para nós, atuar na Comic Con é estratégico para trabalhar o que temos de mais valioso: a criatividade e, consequentemente, o desenvolvimento e um melhor posicionamento das propriedades intelectuais brasileiras no mercado global”, afirma Renato Nery, diretor de inovação, criatividade e acesso da empresa de cinema e audiovisual ligada a Prefeitura de São Paulo.

“É com enorme satisfação que renovamos a parceria com a Spcine na realização das Master Classes para continuarmos contribuindo na formação dos profissionais brasileiros e para o crescimento do mercado de cultura pop e entretenimento”, destaca Ivan Costa, sócio da CCXP.

Temas e palestrantes

A lista de palestrantes inclui vários profissionais premiados e mundialmente reconhecidos em sua área de atuação, representando uma oportunidade única para os participantes ampliarem seus conhecimentos. A programação das Master Classes também traz o anúncio de mais uma convidada da CCXP 2015: a letreirista Lilian Mitsunaga.

1. Abertura. Com Scott McCloud. Uma das principais autoridades de quadrinhos, autor de diversos livros sobre o tema (“Desvendando os Quadrinhos”, “Reinventando os Quadrinhos” e “Desenhando Quadrinhos”, todos publicados no Brasil). Nessas obras, todas apresentadas como história em quadrinhos, McCloud aborda todo processo de criação de histórias nesse formato, analisando-o tanto pelos aspectos conceitual e artístico como também pelo técnico e comercial. É também um dos pioneiros na produção de Webcomics. (quinta-feira, 03/12, 12h30-13h45, Auditório Ultra)

2. A ideia. Com Mark Waid. Um dos principais escritores de quadrinhos dos EUA nas últimas décadas, esteve à frente das revistas Demolidor, Liga da Justiça, Quarteto Fantástico, Hulk e Capitão América entre diversos outros títulos de grande sucesso, além de ter escrito a obra seminal O Reino do Amanhã, ilustrada por Alex Ross. É ganhador dos Prêmio Eisner e Harvey de 2012 como melhor Escritor. É também editor-chefe da editora BOOM! Studios. (quinta-feira, 03/12, 14h00-15h15, Auditório Ultra)

3. Arte-final. Com John Totleben. O primeiro trabalho de Totleben nas HQs foi publicado na revista Heavy Metal em janeiro de 1979, mas o artista chamou a atenção em 1983 ao arte-finalizar as artes de Stephen R. Bissette para a reformulação idealizada por Alan Moore do título Monstro do Pântano (Swamp Thing), da DC Comics. Totleben colaborou em outros projetos junto a Bissette e Moore, com destaques para a antologia de horror Taboo (que introduziu a história da graphic novel Do Inferno) e o terceiro volume de Miracleman, o qual desenhou e ilustrou e que atualmente é republicado no Brasil pela Panini. (sexta-feira, 04/12, 10h30-11h45, Auditório Ultra)

4. Narrativa. Com Ivan Reis. Um dos maiores nomes dos quadrinhos da atualidade, o brasileiro Ivan Reis é artista exclusivo da DC Comics há mais de 10 anos e tem participado dos principais títulos e projetos da editora como A Noite Mais Densa, A Guerra dos Anéis, Aquaman, Justice League, Multiversidade e Cyborg, entre vários outros. (sexta-feira, 04/12, 12h00-13h15, Auditório Ultra)

5. Letreiramento. Com Lilian Mitsunaga. Lendária letrista de quadrinhos, creditada nas publicações mais icônicas das últimas décadas. Trabalha com a produção de histórias em quadrinhos. Desenvolve fontes a partir de letras manuscritas para projetos diversos. Exemplos: Nova York (Will Eisner), Asterios Polyp (David Mazzucchelli), Retalhos (Craig Thompson), O Menino Mais Esperto do Mundo (Jimmy Corrigan), todos publicados pela Editora Cia das Letras. (sábado, 05/12, 10h30-11h45, Auditório Ultra)

6. Pintura Com Esad Ribic. Pintor e quadrinista croata, conhecido por seus trabalhos na editora Marvel Comics em revistas como como Thor, Loki, Surfista Prateado: Réquiem e Namor: Profundezas. (sábado, 05/12, 12h00-13h15, Auditório Ultra)

7. Cores. Com Marcelo Maiolo. Um dos maior renomados coloristas da atualidade, responsável pelas cores de séries como Green Arrow, Old Man Logan, Batman Beyond e King, entre vários outros. (sábado, 05/12, 13h30-14h45, Auditório Ultra)

8. Capa. Com Jae Lee. Lee, coreano-americano nascido em 1972, foi um dos artistas mais jovens a trabalhar nas grandes editoras dos Estados Unidos. Em 1992, chamou a atenção ao desenhar Namor, o Príncipe Submarino, da Marvel Comics. Entre 1993 e 1994, produziu diversas HQs para a Image Comics, como Youngblood Strikefile e Hellshock, esta última escrita e ilustrada por ele. Trabalha frequentemente para as editoras Marvel e DC em especialmente na criação de capas que reúnem seu estilo único e um senso de design inigualável. (domingo, 06/12, 10h30-11h45, Auditório Ultra)

9. O papel do editor. Com Rickey Purdin. Editor de vários títulos da DC Comics, entre eles a série Multiversity, Superman e Novos Titãs. Foi editor da revista de cultura pop Wizard e hoje atua como caça-talentos da Marvel Comics. (domingo, 06/12, 13h00-14h15, Auditório Ultra)

A coordenação das Master Classes ficará novamente a cargo do brasileiro Joe Prado, artista exclusivo da DC Comics e sócio da Chiaroscuro Studios, co-organizadora da CCXP e uma das maiores empresas de agenciamento de quadrinistas do mundo, com apoio do quadrinista Márcio Fiorito, que também atuará como tradutor e intérprete.

As Master Classes acontecerão de 3 a 6 de dezembro de 2015 no Auditório Ultra da CCXP. O espaço é equipado para atender às necessidades de cada palestrante para a melhor transmissão do conteúdo. As atividades com palestrantes estrangeiros contarão com tradução simultânea e os participantes receberão um certificado ao final do programa. As apresentações em inglês contarão com tradução consecutiva para português.

Como participar

Cada atividade terá público de até 400 pessoas em auditório próprio dentro da CCXP, programados para o período do evento, de 3 a 6 de dezembro de 2015. Não haverá inscrição prévia. Os interessados deverão se dirigir ao Auditório Ultra da CCXP – Comic Con Experience no horário das Master Classes (que será divulgado no site www.ccxp.com.br). A ocupação será por ordem de chegada, respeitando-se a capacidade máxima do auditório. É necessário ter o ingresso para a CCXP para acessar o evento e o Auditório.

A CCXP – Comic Con Experience 2015 acontece de 3 a 6 de dezembro no São Paulo Expo, antigo Expo Imigrantes, próximo à estação Jabaquara do Metrô, com conteúdos para fãs de quadrinhos, cinema, programas de TV, desenhos animados e outras áreas da cultura pop. Mais de 120 mil pessoas são esperadas nos quatro dias. Os ingressos de sábado, domingo e os pacotes de ingressos para 4 dias já estão esgotados mas ainda é possível adquirir ingressos para quinta, sexta e, em quantidades limitadas, pacotes de ingressos Full Experience, que inclui a entrada para sábado.

Sobre a SP Cine

Criada em 2013 com a mobilização do setor e um novo compromisso do poder público para o audiovisual, a SP Cine desenvolve programas, ações e parcerias com o objetivo de reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo da produção paulista para cinema, TV, web e games.

A empresa é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e o Ministério da Cultura, por meio da ANCINE (Agência Nacional do Cinema).

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 26 novembro, 2015 09:14


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

MIB: Homens de Preto

Facebook

Kardec