Festival Novas Frequências traz com exclusividade ao país dupla de mexicanas que criam sons a partir de bactérias

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 26 novembro, 2015 19:02

O Festival Novas Frequências, principal evento internacional de música experimental e exploratória da América do Sul, que acontece entre os dias 1 e 8 de dezembro no Rio de Janeiro, chega à sua 5ª edição trazendo o que há de mais exclusivo e vanguarda no mundo com relação à música como arte contemporânea, com uma programação que inclui 42 artistas de 12 países diferentes. Entre eles está a dupla mexicana Interspecifics Collective, que apresenta o projeto No-Human Rhythms (MX), em que se cria música a partir do estudo de bactérias, algas, musgos e outras organismos pouco complexos.

A dupla é formada por Leslie Garcia e Paloma Lopez, e ambas fazem experimentos buscando a intersecção entre arte, ciência e tecnologia. Para o projeto, os estudos baseiam-se nas frequências, vibrações e manifestações físicas dos organismos, com o intuito de entender os padrões contidos em cada um deles. A partir disso, elas iniciam um processo de musicalização por meio de “sonificação”, ou seja, estabelecem padrões sonoros de ondas que se relacionam com os padrões das vibrações elétricas. A tradução em som se dá principalmente pelo uso de um Arduino, ou seja, uma plataforma física de computação que capta dados de sensores, como temperatura e iluminação.

O resultado não é exatamente música tradicional, com melodia e harmonia, letras e refrão, mas uma nuvem de ruídos, frequências combinadas e sobrepostas; uma verdadeira experiência sonora. E o desafio, para Leslie, é exatamente o de criar uma sinfonia a partir desses ruídos, dialogando com os próprios organismos, como se fossem parte de sua orquestra, experimentando como eles reagem a estímulos táteis, sonoros, luminosos, enfim, estímulos sensoriais, e tornando-os praticamente instrumentos.

Para a apresentação, inédita no Brasil, que acontecerá no dia 5 de dezembro, às 16h, na Casa Rio (Rua São João Batista, 105 – Botafogo), a dupla apresentará os resultados de uma residência artística com a participação de até 10 músicos e artistas locais. Durante quatro dias serão coletados água e sedimentos de diferentes praias do Rio de Janeiro, e cada participante experimentará a criação de sons a partir desse estudo, e os diferentes ritmos obtidos.

O Novas Frequências é fruto da parceria entre os produtores culturais Chico Dub e Tathiana Lopes, e surgiu em 2011 sempre à procura de artistas que rompem com fronteiras pré­estabelecidas em busca de novas linguagens sonoras. Considerado o Melhor Festival do Rio de acordo com o Prêmio Noite Rio 2013, o festival conta com shows, performances, festa, palestras, discussões, oficinas, e, pela primeira vez, uma mostra de filmes, uma exposição de arte e um hacklab.

SERVIÇO
Performance: Interspecifics Collective apresenta: Non-Human Rhythms (MX)
Data: Sábado, 5 de dezembro, às 16h
Casa Rio
Endereço: Rua São João Batista, 105 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ
Capacidade: 60 lugares
Ingresso: gratuito
Acesso para deficientes: sim
Estacionamento: não
Classificação: livre
Tel.: (21) 3593-7294
Site: www.peoplespalaceprojects.org.uk

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 26 novembro, 2015 19:02


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

MIB: Homens de Preto

Facebook

Kardec