Mayana Zatz e Vladimir Safatle discutem Ética e Biogenética no sexto encontro do ciclo de debates Arte & Ciência

Clonagem, seleção de embriões, manipulação de gens: precisamos criar uma nova ética para tratar dos desafios propostos pela biogenética e pela biotecnologia? Para discutir a questão o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo reúne a biogeneticista Mayana Zatz e o filósofo Vladimir Safatle no debate A Ética nos Tempos da Biogenética, que acontece no dia 26 de outubro, às 19h30. A mediação do encontro é do jornalista Ricardo Bonalume Neto.

O ciclo Arte & Ciência propõe a seus convidados questões estimulantes e atuais, sempre reunindo um cientista e um artista ou pensador. Os debates  estão acontecendo mensalmente no CCBB São Paulo e também nos CCBBs do Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.

Em São Paulo, o último encontro de Arte & Ciência, de uma série de sete, será O Futuro do Humano, com o cientista Edgard Morya, da equipe de Miguel Nicolelis, e o artista plástico Eduardo Surur, no dia 30 de novembro.

Mayana Zatz é professora titular de Genética e diretora do Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco da Universidade de São Paulo. É autora de cerca de trezentos trabalhos científicos, que foram citados mais de oito mil e setecentas vezes. Foi colunista da revista VEJA, onde publicou mais de duzentos e cinqüenta artigos científicos para leigos. É autora do livro GenÉTICA: Escolhas que Nossos Avós Não Faziam. Tem grande interesse em questões éticas relacionadas ao genoma humano, testes genéticos e células-tronco. Participou ativamente da aprovação das pesquisas com células-tronco embrionárias pelo Congresso Nacional e pelo Supremo Tribunal Federal, em 2008.

Vladimir Safatle possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), graduação em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Lieux et Transformations de la Philosophie – Université de Paris VIII. Atualmente é professor livre docente do Departamento de Filosofia da USP. Foi professor visitante das Universidades de Paris VII , Paris VIII, Toulouse, Louvain e Stellenboch (África do Sul), além de responsável de seminário no Collège International de Philosophie (Paris). É um dos coordenadores da International Society of Psychoanalysis and Philosophy, do Laboratório de Pesquisa em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip) e presidente da Comissão de Cooperação Internacional (CCint) da FFLCH-USP desde 2012.

O debate A Ética nos Tempos da Biogenética acontece no auditório do Cinema e as senhas devem ser retiradas na bilheteria, a partir das 18h30. O CCBB São Paulo fica na Rua Álvares Penteado, 112, Centro, tel.: 3113-3651.

PROGRAMAÇÃO DO CICLO

26/10
A ÉTICA NOS TEMPOS DA BIOGENÉTICA

Como pensar a ética no mundo contemporâneo? Precisamos de uma bioética para enfrentar os desafios propostos pela biogenética e pela biotecnologia?
MAYANA ZATZ e VLADIMIR SAFATLE

30/11
O FUTURO DO HUMANO
Como os estudos e pesquisas sobre o funcionamento cerebral podem contribuir para o bem estar humano e o que esperar para o futuro? À luz das novas tecnologias, ainda podemos falar em humanismo ou o próprio sentido do humano está se desconstruindo? Quais os caminhos da arte?
EDGARD MORYA e EDUARDO SRUR

SERVIÇO
Ciclo: Arte & Ciência
Período: Maio a novembro de 2015 – última segunda-feira do mês
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Idealização/Curadoria: Beatriz Carolina Gonçalves

Debate: A Ética nos Tempos da Biogenética
Data: 26.10.2015 – Segunda-feira
Horário: 19h30
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL SÃO PAULO
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Debatedores: Mayana Zatz e Vladimir Safatle
Classificação indicativa: 12 anos
ENTRADA FRANCA – mediante retirada de senha, distribuída a partir de uma hora antes do início do evento.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *