Première mundial de GLAUCO DO BRASIL acontece durante a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 20 outubro, 2015 16:39

Um dos principais nomes da Pop Art na América Latina, o pintor Glauco Rodrigues tem sua vida e obra retratada no documentário GLAUCO DO BRASIL, concebido e realizado pelo diretor Zeca Brito. O filme estreia na 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em sessão exclusiva para convidados, na quinta-feira, 22 de outubro, no CAIXA Belas artes. O evento contará com a presença de personalidades, do diretor e de Norma Estelita Pêssoa, viúva do homenageado.

GLAUCO DO BRASIL-20Outubro2015 (1)

GLAUCO DO BRASIL-20Outubro2015 (2)

Em 1998, aos 12 anos de idade, o diretor Zeca Brito entrevistou com uma câmera amadora o pintor Glauco Rodrigues em sua terra natal, Bagé, no Rio Grande do Sul. Ele ainda não sabia, mas ali começava o documentário GLAUCO DO BRASIL. Depois de sua morte (em 2004), sua obra permaneceu obscura até que, em 2013, durante a exposição “O Anjo da História”, realizada na Escola de Belas Artes de Paris, com curadoria do renomado teórico francês Nicolas Bourriaud, um novo olhar foi lançado sobre o artista brasileiro que. Segundo Bourriaud, o pintor foi esquecido em seu próprio país por não seguir as regras do mercado da arte e da história oficial, uma história modernista.

A partir de então, Zeca Brito deu continuidade às filmagens, desta vez com uma equipe profissional, visando investigar a trajetória de vida de Glauco Rodrigues através de sua obra. Pela pintura de Glauco, redescobrimos o Brasil, sua história, cultura e época. O pintor apresenta uma espécie de iconografia da ditadura, se apropria da cultura erudita e popular, revelando um país e suas mazelas. A narrativa é costurada por entrevistas com intelectuais, artistas e críticos de arte como Frederico Moraes, Luís Fernando Veríssimo, Ferreira Gullar, Affonso Romano Sant’Anna, Nicolas Bourriaud e o colecionador Gilberto Chateaubriand, tendo como fio condutor depoimentos do próprio Glauco Rodrigues.

Após sua participação na Mostra, o documentário será exibido na 10ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre (data a confirmar) e no encerramento do Festival Internacional de Cinema da Fronteira, em 28 de novembro, na cidade natal do pintor, Bagé. A previsão de seu lançamento nos cinemas é março de 2016.

Sinopse: GLAUCO DO BRASIL é um documentário de 90 minutos, que retrata a vida e a obra do pintor Glauco Rodrigues. Gaúcho de Bagé, Rio Grande do Sul, Glauco é considerado por teóricos, críticos e artistas nacionais e internacionais um dos principais pintores da Pop Art na América Latina. A trajetória de Glauco Rodrigues é retratada através de uma série de entrevistas, depoimentos, imagens de arquivo e captação de novas imagens dos cenários no qual Glauco Rodrigues vivenciou e se inspirou.

Lista completa de entrevistados: Affonso Romano de Sant’Anna, Ailema de Bem Bianchetti, Aniko Herskovits, Anna Letycia Quadros, Antonio Cava, Camila Amado, Carlos Scliar, Carlos Vergara, Cecil Thiré, Ferreira Gullar, Francesca Rizzo, Frederico Morais, Gilberto Chateaubriand, Glauco Rodrigues, Glênio Bianchetti, João Bosco, Luis Fernando Veríssimo, Luiz Camillo Osório, Maeve O’ Neill Sanger, Maria Luiza Leão, Nicolas Bourriaud, Norma Estelita Pessôa, Ricardo Cravo Albin, Roberto Cabot, Stepan Nercessian.

GLAUCO DO BRASIL-20Outubro2015 (3)

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 20 outubro, 2015 16:39


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!