Sesc São José dos Campos recebe show do grupo Francisco, El hombre

No próximo sábado, dia 19, às 18h, o Sesc São José dos Campos recebe show do grupo Francisco, El hombre. No palco a banda apresenta repertório de seu trabalho mais atual, o disco La Pachanga.

Francisco, el Hombre, cujo nome foi inspirado em um lendário personagem popular da cultura colombiana que saía pelas ruas tocando acordeão, transita com suavidade pelo formato acústico e elétrico, levando para o palco a fluidez de uma musica nutrida pelas suas experiências pessoais e um sentimento universal latino-americano.

Sinônimo de uma corrente musical nômade e transcultural o grupo nasceu a partir dos irmãos Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte que cresceram viajando pelo mundo, acompanhados de seus instrumentos. Fazendo das estradas das Américas, Europa e África seu estúdio, a dupla encontrou sua base no bairro universitário Barão Geraldo, em Campinas.

O que a princípio era um esboço musical acabou incorporando novos integrantes como Juliana Strassacapa, Andrei Kozyre e Rafael Gomes. Aos poucos, o grupo se concretizou no cenário musical do país tornandouma banda madura e estável, cujo som foi lapidado junto a um público multicultural, eclético e aberto a descobrimentos musicais.

Aos serem indagados sobre qual estilo musical estavam fundamentados, os integrantes foram enfáticos ao batizarem seu gênero como “Pachanga Folk”, uma combinação de sonoridades tradicionais e regionais latino-americanas cantada em espanhol com sotaque brasileiro, português com sotaque latino e inglês “a la mexicana”.

Suas produções mais recentes ganharam ainda novos contornos resultado da experimentação que os músicos tiveram em suas viagens e no contatos com diferentes ritmos como côco, cumbia, maracatu, salsa, samba e sopros de ciranda.

Em 2012 Francisco, el Hombre foi tema de um documentário que conta a origem e o surgimento transcultural da banda. Sucederam ao lançamento do filme uma série de shows em Campinas com bandas de destaque internacional como Perota Chingó, da Argentina e Chinoy, do Chile.

Ao longo da sua carreira o grupo dividiu o palco com artistas renomados como Congo, Milongas Extremas, Teco Martins, Perota Chingó entre outros.

O primeiro EP do conjunto trouxe faixas rock com pitadas latinas. Seu trabalho mais recente, o disco La Pachanga, traz uma inversão onde partindo das sonoridades latinas regionais, flertaram com o rock.

SERVIÇO
Francisco, El hombre
Data: 19, sábado, às 18h
Sesc São José dos Campos
Endereço: Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas
Convivência
Grátis
Recomendação etária 12 anos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *