Armazém Cultural recebe o espetáculo Sobre Cartas & Desejos Infinitos

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 31 agosto, 2015 17:10

Armazém Cultural recebe o espetáculo Sobre Cartas & Desejos Infinitos

Estreia no dia 04 de julho no Armazém Cultural o espetáculo Sobre Cartas & Desejos Infinitos, de Ana Luiza Garcia adaptação livre do romance epistolar de Stephen Chbosky, THE PERKS OF BEING A WALLFLOWER. Em português, As Vantagens de Ser Invisível.

A peça em quatro atos, conta a vida de um menino de 15 anos, Rafael, sobrevivendo as descobertas da adolescência e lidando com os traumas durante o ano de 1991. O protagonista narra sua história com o auxílio de cartas que ele envia a um amigo. Porém, suas histórias são narradas também pelas falas de outras personagens, deixando assim as relações mais complexas e dialogando diretamente com o mundo que o cerca.

A recriação do texto literário assina um traço autoral através do distanciamento: alterna momentos na primeira e na terceira pessoa, trazendo ao espetáculo teatral movimentos críticos e emocionais. Busca a identificação imediata de uma grande parcela de espectadores: os temas tratados e discutidos em cena são universais e independentes de idade; todos foram jovens e tiveram as mesmas dúvidas, incertezas e dificuldades.

Na concepção para a transposição cênica de Sobre Cartas & Desejos Infinitos, o diretor Kleber Montanheiro procura uma aproximação de uma história que se passa nos EUA, numa realidade muito específica, para o Brasil. Essa proposta cria uma identificação de jovens que vivem numa sociedade classe média e que poderiam estar nas mesmas situações das relações que se desenvolvem na obra original. Essa realidade pode ser equilibrada com a sociedade brasileira, pois se trata de relações e conflitos que são humanos. Dentro dessa perspectiva, procuramos uma “vestimenta” cênica que possa gerar esse equilíbrio através do caráter urbano.

A cenografia foi criada a partir de inspiração urbana: as linhas arquitetônicas de uma grande metrópole, com seus elementos verticais e sua mescla de cores. Grandes painéis brancos são pintados durante o espetáculo pelos próprios atores, terminando como uma grande graffiti urbano. Uma peça cenográfica única suspensa, sugerindo um aquário, traz uma sensação de isolamento, de solidão daquelas personagens durante o desenvolvimento do conflito. E por fim, três peças em desnível – que se movimentam durante o espetáculo -, formam os diversos ambientes que contam essa história.

Os figurinos partem da vestimenta urbana e real para uma desconstrução da moda cotidiana. Modelos vistos na rua de uma cidade foram desmontados para compor novas possibilidades de desenhos através do mix de modelagens e sobreposições, criando movimento crítico de acordo com cada personagem.

A iluminação foi criada pelo diálogo da luz cênica com a projeção de vídeo, compondo imagens que reforçam a luz da rua através de temperaturas diferentes e da sensação da velocidade: a luz manchada de faróis de carros e dos semáforos de uma grande cidade em movimento.

SERVIÇO
Sobre Cartas & Desejos Infinitos
Data:04/07 até 01/11 (Sábado e Domingos às 20h00)
Local: Armazém Cultural
Endereço: Rua dos Cariris, 48 – Pinheiros. Próximo à estação Faria Lima do Metrô
Capacidade: 60 lugares
Acesso para deficientes.
Ingressos: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada). Aceita todos os cartões de débito, crédito ou dinheiro. Dias 29 e 30 de agosto apresentações gratuitas.
Informações: (11) 2729-5137.
Duração: 75 min
Classificação: 16 anos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 31 agosto, 2015 17:10


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Angry Birds 2

Facebook

O Clube dos Canibais
Meu Nome é Daniel