Festival Alavanca reúne Jair Naves, ruído/mm e Selton na Casa do Mancha

De sexta a domingo, sempre às 21h, a Agência Alavanca, de São Paulo, celebra sete anos em atividade com pequena edição de seu festival na Casa do Mancha, em Pinheiros. Sem palco e com capacidade para 100 pessoas, o espaço favorece a interação entre os músicos e a plateia.

No dia 21, Jair Naves apresenta o segundo álbum solo, Trovões a Me Atingir, lançado em fevereiro. Na companhia de Renato Ribeiro (guitarra e violão), Rafael Findans (baixo) e Thiago Babalu (bateria), o cultuado compositor de Brasília apresenta músicas politizadas e tempestuosas como “Deixe/Force”, “Incêndios (O Clarão de Bombas a Explodir)” e “Prece Atendida”, que mesclam referências de pós-punk, folk e cancioneiro romântico nacional.

Com convidados como Bárbara Eugenia e Guizado, o disco é um dos mais elogiados de 2015 pela crítica. O repertório ainda garante canções do EP Araguari (2010) e do CD E Você Se Sente Numa Cela Escura, Planejando a Sua Fuga, Cavando o Chão com as Próprias Unhas (2012), que rendeu ao líder da banda Ludovic Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) na categoria “revelação”.

Em 22 de agosto, os curitibanos do ruído/mm voltam à capital paulista depois de memorável show na Virada Cultural, em maio. Reverenciado nome do pós-rock brasileiro, o sexteto instrumental leva à Casa do Mancha temas de Rasura, que passou por grande número de listas de melhores álbuns de 2014. Produzido pelo baixista Rafael Panke e masterizado por Mark Kramer (Galaxy 500, Butthole Surfers), o disco vem com oito faixas detalhistas e viscerais de um grupo que experimenta melodias e timbres sem abrir mão dos tais ruídos.

Punk, jazz e psicodelia também aparecem na obra do ruído/mm, que tem ainda Ricardo Pill (guitarra), Alexandre Liblik (piano e teclas), André Ramiro (guitarra), Felipe Ayres (guitarra) e Giovani Farina (bateria) na formação. Faixas dos discos Série Cinza (2008), Praia (2010) e Introdução à Cortina do Sótão (2011) devem ser lembradas.

O Festival Alavanca recebe o Selton no dia 23. Direto de Milão, na Itália, o quarteto lança o single “Cemitério de Elefante“, prévia do álbum Loreto Paradiso, previsto para 2016. Produzida pelo italiano Tommaso Colliva, que assina títulos de Franz Ferdinand e Muse, a canção estreou na semana passada, acompanhada por um jogo em 8 bit disponível no site do banda.

Nascidos em Porto Alegre, Ramiro Levy (voz e guitarra), Ricardo Fischmann (voz e guitarra), Eduardo Stein Dechtiar (voz e baixo) e Daniel Plentz (voz, bateria e mpc) ainda mostram composições do disco Saudade. Lançado em 2013, contou com participação especial do americano Arto Lindsay, garantiu aos gaúchos Prêmio APCA na categoria “grupo de rock” e também marcou presença em listas de melhores daquele ano, tanto em terras brasileiras quanto no país da bota. No domingo, o convidado do Selton é o paulistano Mauricio Pereira.

Um dos principais redutos da cidade para talentos da música contemporânea, a Casa do Mancha funciona desde 2007 com curadoria do produtor e videomaker Danilo Leonel, conhecido como Mancha. Fundada em 2008 pela jornalista e produtora cultural Pamela Leme, Alavanca dedica-se à criação de projetos musicais e gestão de carreira, produção de shows e assessoria de comunicação de alguns dos mais elogiados expoentes da nova música brasileira.

SERVIÇO
Festival Alavanca
Data: Sexta, 21 de agosto: Jair Naves e Sábado; 22 de agosto: ruído/mm e Domingo, 23 de agosto: Selton convida Mauricio Pereira
Horário: Sempre às 21h
Casa do Mancha
Endereço: Rua Felipe de Alcaçova, s/nº, Pinheiros
Ingressos: R$ 20 (sexta e domingo) e R$ 25 (sábado)
Censura: 18 anos
Capacidade: 100 lugares
Foto: Chiara Gambuto

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *