SESC TAUBATÉ apresenta obras cinematográficas de ORSON WELLES em Lorena

O Sesc Taubaté realiza, por meio de sua programação de cinema, ações em parceria com algumas cidades da região com objetivo de popularizar a linguagem e oferecer ao público acesso a filmes que estão fora do circuito comercial. Com amplas possibilidades de títulos do cinema mundial o projeto segue de forma itinerante e apresenta dois títulos na cidade de Lorena, nos dias 13 e 27, na Casa da Cultura.

No dia 13, às 19h30, será exibida a adaptação para o cinema do clássico da literatura espanhola Dom Quixote (1992, Espanha/EUA/Itália, Cor, 116’) Welles mergulha na obra de Cervantes através das personagens de Dom Quixote e Sancho Pança que viajam pela Espanha de 1960, mostrando as suas gentes e os seus costumes, destacando as corridas de touros que tanto apaixonavam Welles, sem deixar de lado tradições populares como as Festas dos Mouros e dos Cristãos, ou as procissões religiosas. As excepcionais interpretações de Reiguera e Tamiroff, tal como a aparição de Welles em algumas cenas, fazem com que este filme seja imprescindível. Classificação 16 anos.

No dia 27, às 19h30, será exibido o filme Verdades e Mentiras (1973, EUA, cor, 86’). O  último longa dirigido por Orson Welles mostra de uma maneira lúdica, porém incisiva, um grupo de falsificadores famosos. Com uma intensidade zombeteira, Welles investiga o excêntrico falsificador de arte Elmyr de Hory, que fez a biografia de Howard Hughes, surgida como a principal falsificação da década de 70, e seu confidente Clifford Irving. Voltando a câmera para si mesmo, Welles se lembra de como ele forjou uma carreira no teatro quando adolescente e como provocou histeria com seu ‘War of the worlds’, um programa de rádio que ‘noticiou’ uma invasão alienígena. Para muitos, ‘F for fake’ é a melhor defesa de Welles contra as acusações de que ele teria se apropriado do roteiro de ‘Cidadão Kane’. Welles – que criou este filme a partir de um documentário de François Reichenbach – demonstra a natureza ilusória da autoria e da verdade. Classificação  12 anos.
As exibições são gratuitas.

SERVIÇO

Cinema Sesc em Lorena
Casa da Cultura
R. Viscondessa de Castro Lima, nº 10

Dom Quixote
Dia 13, às 19h30

Verdades e Mentiras
Dia 27, às 19h30

Sesc Taubaté. Avenida Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha.
Informações (12) 3634-4000. www.sescsp.org.br/taubate

Horário de Funcionamento
Terça a sexta, das 9h às 21h30
Sábados, domingos e feriados, das 9h15 às 17h45

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *