Sesc Taubaté apresenta oficinas de dança popular brasileira

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 31 julho, 2015 10:03

O Sesc Taubaté apresenta durante o mês de agosto atividades relacionadas à cultura popular brasileira, com  grupos que expressam tradições seculares por meio da dança e da música. A programação inclui oficinas de dança e toques de instrumentos e apresentações artísticas que refletem a diversidade cultural do Brasil.

Nos dias 1 e 15, das 14h às 16h, será oferecida uma oficina de Toques e Dança de Jongo com o Grupo Jongo Crioulo de Taubaté. Ao som de atabaques e tambores, o jongueiro canta a ancestralidade do povo Bantu e a música convida os participantes a se moverem na roda embalados pelos ritmos das palmas e dos cantos. Após a oficina, das 16h às 17h, o grupo faz Apresentação de Jongo, dança que teve forte influência sobre o samba carioca. O grupo convida o velho Jongueiro China, do Jongo Tamandaré de Guaratinguetá, para abertura da roda com seus pontos tradicionais.

A oficina Coco de Roda, nos dias 8 e 22, das 14h às 16h, com Lanzarini, expressa uma coreografia que tem influência das danças indígenas e também dos negros dos batuques africanos. A dança acontece em fileiras ou círculo, executando um sapateado e a troca de umbigadas entre os parceiros e os pares vizinhos, com ações marcadas pelo ritmo das palmas. Logo em seguida, das 16h às 17h, acontecerá uma apresentação de Coco de Roda, todas as oficinas e apresentações são gratuitas.

SERVIÇO
Oficinas

Jongo- Toques e Dança
Datas: 1 e 15, das 14h às 16h

Coco de Roda – Toques e dança
Datas: 8 e 22, das 14h às 16h

Apresentações

Jongo
Datas: 1 e 15, das 16h às 17h

Coco de Roda
Datas: 8 e 22, das 16h às 17h

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 31 julho, 2015 10:03


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook