“Carmen, de Cervantes” no Teatro Eva Herz

O que aconteceria se o famoso escritor e poeta espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616) encontrasse a personagem Carmen, a mítica cigana fatal do autor francês Prosper Mèrimée (1803-1870)? Foi a partir dessa premissa que Marcos Arzua escreveu o conto “Carmen, de Cervantes”, que foi lançado no livro “O quilombo Branco” (2013). Para transpor o texto para o teatro, Arzua convidou Fábio Espírito Santo para criar a dramaturgia em parceria com ele e assinar a direção de “Carmen, de Cervantes”, que fica em cartaz de 04 a 26 de agosto, no Teatro Eva Herz. Diretor, dramaturgo, roteirista e iluminador cênico, Fábio morou 20 anos em Salvador, na Bahia. A montagem marca a sua estreia na direção de um espetáculo teatral adulto no Rio de Janeiro.

O enredo utiliza-se das histórias de dois grandes nomes da literatura mundial. De um lado, está uma personagem vibrante e envolvente, a cigana Carmen interpretada por Ana Paula Bouzas; do outro, Samir Murad vive o consagrado autor espanhol Miguel de Cervantes. Livres no tempo e no espaço, eles se encontram e modificam suas trajetórias. Em cena, Carmen quer se reinventar, não quer mais ser a cigana analfabeta que usa a sensualidade e a magia para conquistar e enganar os homens. Ela procura Cervantes e pede para ele reescrever a sua história. “O espetáculo fala do poder do ser humano de se reinventar, de querer ser novo e melhor. Esses dois personagens estão atrás disso”, explica o diretor.

Os atores Ciro Sales e Andreza Bittencourt integram o elenco nos papéis de José e cobrador e rival e Catalina, respectivamente. O violonista Luciano Câmara executa ao vivo a trilha sonora original criada por Luiz Brasil. A concepção plástica do espetáculo é atemporal e não ressalta os estereótipos ligados a estes dois personagens. O cenário fluído de tecidos de Ronald Teixeira e as sobreposições de figurinos de Bettine Silveira dialogam com o conceito de reinvenção proposto pela dramaturgia.

SERVIÇO
Carmen, de Cervantes
Estreia: 04 de agosto. Temporada: 04 de agosto a 26 de agosto de 2015
Local: Teatro Eva Herz
Endereço: Rua Senador Dantas, 45 Centro, Rio de Janeiro
Site: http://www.teatroevaherz.com.br/teatro/?l=pecas
Informações: (21) 3916-2600
Dias e horários: Terças e quartas, às 19h30
Ingressos: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia)
Classificação etária: 14 anos
Capacidade: 178 lugares (4 lugares para cadeirantes)
Duração: 1h10min.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *