CAIXA Cultural São Paulo recebe a exposição Patrimônio Imaterial Brasileiro – A Celebração Viva da Cultura dos Povos

O que têm em comum a dança fandango caiçara, o modo artesanal de fazer queijo, a festa do Divino Espírito Santo e a bebida cajuína? As manifestações das culturas de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Piauí, respectivamente, são patrimônios do Brasil e estarão na exposição Patrimônio Imaterial Brasileiro – A Celebração Viva da Cultura dos Povos, que acontece na CAIXA Cultural São Paulo de 25 de julho a 20 de setembro.  A exposição, que tem entrada franca, foi idealizada pela relações públicas Fernanda Pereira, pelo produtor cultural Luiz Prado e pela pesquisadora e escritora Mirna Brasil Portella.

A abertura do evento acontece no sábado, 25 de julho, às 10h, com apresentação da Escola de Capoeira Angola Cruzeiro do Sul, comandada pelo mestre-presidente Messias dos Santos (conhecido como mestre Meinha). O grupo vai interagir com o público e apresentar os movimentos de roda e a musicalidade própria da capoeira. O evento acontece na frente da CAIXA Cultural, na Praça da Sé.

A mostra exibe recortes de 37 patrimônios de Norte ao Sul do país. Eles estão divididos em quatro categorias registradas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan): Saberes, Lugares, Celebrações e Formas de Expressão. A exposição é dinâmica e viva, já que a cada temporada novos patrimônios vão sendo catalogados e enriquecem ainda mais o conteúdo do acervo. Na primeira edição eram 30 patrimônios, hoje são 37 e outras dezenas estão em processo de registro pela instituição.

Fernanda Pereira destaca que cinco patrimônios brasileiros são reconhecidos pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. São eles: o Samba de Roda no Recôncavo Baiano; a Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi; o Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife; o Círio de Nossa Senhora de Nazaré e a Roda de Capoeira.

Em São Paulo, duas formas de expressão de significativo valor cultural foram registradas como Patrimônio Cultural Brasileiro: o Jongo do Sudeste e o Fandango Caiçara. O Jongo, presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, é uma forma de expressão afro-brasileira que integra percussão de tambores, dança coletiva e práticas de magia. O Fandango Caiçara é um conjunto de práticas de divertimento, música, dança e expressões poéticas encontrado entre os litorais de paulista e paranaense.

Através de elementos audiovisuais e recursos de interatividade, os visitantes são convidados a conhecer e vivenciar os ambientes catalogados como patrimônios imateriais. “O público poderá ver o barro usado para fazer a panela da moqueca, o processo de confecção, o significado desse trabalho e entender o saber envolvido na elaboração desses bens, como as bonecas Karajás, o próprio acarajé, uma festa religiosa ou mesmo a importância de uma cachoeira mítica”, conta o curador Luciano Figueiredo. E para ilustrar ainda mais a exposição, peças originais foram emprestadas por museus ou solicitadas diretamente a membros de diversas comunidades.

SERVIÇO
Exposição: Patrimônio Imaterial – A Celebração Viva da Cultura dos Povos
Abertura para convidados: 25 de julho de 2015 (sábado), às 11h
Data: 25 de julho a 20 de setembro de 2015 (terça-feira a domingo)
Horário: 9h às 19h
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)
Classificação indicativa: livre
Entrada: franca
Informações: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *