Documentário ‘Sem dentes: Banguela Records e a Turma de 94’ é exibido no Sesc

Dia 11 de julho, sábado, às 17h, o Sesc São José dos Campos exibe o documentário ‘Sem dentes: Banguela Records e a Turma de 94’.

Dirigido pelos jornalistas Ricardo Alexandre e Alexandre Petillo, o material resgata o cenário musical do rock dos anos 1990 e conta a história do selo independente Banguela Records, criado pelos Titâs ao lado do produtor Carlos Eduardo Miranda, com financiamento e distribuição da gravadora Warner Music.

O documentário começou a ser rodado em março de 2014 e conta com mais de 20 entrevistas com músicos, produtores, jornalistas e pessoas que construíram a história do selo e da geração do início dos anos 1990. Imagens raras e inéditas misturam-se a vídeos clássicos da época compondo um mosaico divertido, informativo e revelador.

“Que o ano de 1994 foi especial, todo mundo já sabia. Foi o ano da estreia dos Raimundos e de Chico Science & Nação Zumbi, o ano em que o Skank lançou Calango para mais de um milhão de compradores, o ano de festivais independentes como Juntatribo, Abril pro Rock e Superdemo, o ano em que revistas e fanzines, programas de rádio e televisão construíram uma cena renovada e forte. Se tudo isso já era sabido, com o lançamento do documentário essa inesquecível geração pode ser finalmente compreendida de forma muito mais clara”. Declaram os diretores Ricardo Alexandre e Alexandre Petillo.

Sobre Ricardo Alexandre e Petillo

Sem dentes é o quarto documentário do jornalista Ricardo Alexandre, ex-diretor de redação das revistas Bizz, Trip e Época São Paulo, Prêmio Jabuti 2010 pela biografia Nem vem que não tem: A Vida e o Veneno de Wilson Simonal. Além de dirigir o filme, Ricardo assina o roteiro ao lado do também jornalista Alexandre Petillo (autor dos livros A Ira de Nasi e Curtindo Música Brasileira, diretor do curta As Pulgas da Condessa). Veteranos do jornalismo musical brasileiro, os dois se valeram da grande intimidade com os entrevistados e da fartura de material colhido para imprimir um ritmo ágil ao filme.

Outra preocupação da dupla desde o início foi fugir tanto quanto possível do tom saudosista que um trabalho como Sem dentes poderia ter. “Estamos muito satisfeitos que todo o filme aponta para o presente e para o futuro, para o que está sendo feito de bom hoje, e usa as lições da turma de 1994 como um incentivo para quem quiser revolucionar tudo de novo”, diz Ricardo Alexandre.

Ficha Técnica

Direção: Ricardo Alexandre e Alexandre Petillo; Roteiro: Ricardo Alexandre e Alexandre Petillo; Edição: André Pires, Fabio Tintim, Felipe Boy, Rafael Rezende; Produção executiva: Nadia Pontes, Erick Miranda, Alexandre Petillo. Direção de arte: Eduardo Oikawa e Erick Miranda; Fotografia: André Pires. Com: Carlos Eduardo Miranda, Charles Gavin, Dado Villa-lobos, André Forastieri, Fred 04, Gastão Moreira, Fernanda Takai, Nando Reis, Samuel Rosa, Pena Schmidt e outros.

SERVIÇO

Cinema e Vídeo
‘Sem Dentes: Banguela Records e a Turma de 94’.
Dia 11 de julho, sábado, às 17h.
Auditório. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.
Recomendação etária 14 anos.

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. S. Dimas
telefone.: (12) 3904-2000

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *