CAIXA Cultural de São Paulo apresenta a exposição “Assim Vivíamos”, de Vladimir Lagrange

A CAIXA Cultural de São Paulo apresenta, de 25 de julho a 20 de setembro, a exposição “Assim Vivíamos”, de Vladimir Lagrange, considerado um dos maiores fotógrafos vivos da antiga União Soviética. A curadoria é de Luiz Gustavo Carvalho.  O projeto tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

A mostra traz 65 imagens em preto e branco e está sendo apresentada pela primeira vez na capital paulista. Marcando a abertura, Lagrange fará uma visita guiada, com o curador, no primeiro dia de visitação, no dia 25, às 11h, para falar sobre a sua obra e o papel da fotografia russa, na segunda metade do século XX.

Na exposição, o fotógrafo retrata aspectos do cotidiano urbano e rural da antiga União Soviética. Desprovida de estéticas ideológicas, “Assim Vivíamos” constitui um testemunho objetivo e sensível, dotado de um humor inteligente sobre uma época importante da história mundial.

Em um período marcado pela forte censura, Lagrange optou por retratar a humanidade dos seus conterrâneos em sua obra. Até nas cenas “oficiais”, seu trabalho se diferenciava dos demais fotógrafos ao escolher enquadrar o indivíduo ao invés das multidões.

“A mostra apresenta uma ótima oportunidade de o público conhecer mais profundamente o cotidiano da vida na antiga União Soviética através de uma testemunha sensível e direta. Na obra de Lagrange, encontram-se drama e humor, além de uma perene compaixão pelo ‘homem simples’, retratado pelo fotógrafo por meio de uma linguagem visual profunda e singular”, afirma Luiz Gustavo.

SERVIÇO
Exposição Vladimir Lagrange – “Assim Vivíamos”
Abertura: dia 25 de julho (sábado), às 11h.
Visitação: de 25 de julho a 20 de setembro de 2015
Horário: de terça-feira a domingo, das 9h às 19h
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)
Entrada: franca
Classificação indicativa: livre
Telefone para informações: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio Caixa Econômica Federal e Governo Federal

Visita Guiada com o fotógrafo Vladimir Lagrange e com o curador Luiz Gustavo Carvalho
Data: dia 25 de julho (sábado)
Horário: a partir das 11h
Local: CAIXA Cultural São Paulo

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *