GNT & ONU Mulheres: famosos comparecem ao evento #ElesPorElas

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 25 junho, 2015 20:05

GNT & ONU Mulheres: famosos comparecem ao evento #ElesPorElas

“Se não eu, quem? Se não agora, quando?”. Os questionamentos são o mote da campanha #ElesPorElas que o GNT decidiu abraçar, em apoio à ONU Mulheres, para contribuir com a conscientização da importância do empoderamento feminino e a igualdade entre homens e mulheres. Com o objetivo de coletar 100 mil assinaturas masculinas de adesão à causa, o canal preparou um pacote de ações para mobilizar seu elenco, estudiosos, pensadores sobre o assunto, empresários e interessados no tema. A intenção é discutir quais caminhos todos devem trilhar para chegar ao alvo final: eliminar as desigualdades de gênero.

“Formalizamos essa parceria com o intuito de trazer mais visibilidade para o tema e fazer com que ele seja mais discutido aqui no Brasil. O canal vem acompanhando o universo da mulher há anos e, por isso, enxergamos a importância de disseminar essa causa”, afirma Daniela Mignani, diretora do GNT.

Para a representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, a parceria com o GNT colabora para amplificar a defesa dos direitos das mulheres no Brasil.

“É a vez de os homens se somarem ao debate e à ação para eliminar as desigualdades de gênero, gerando consciência pública sobre a urgência da mudança de comportamentos e atitudes diárias. Para isso, a mídia tem um papel fundamental”.

GNT-ONU Mulheres-#ElesPorElas-02

A campanha é uma versão brasileira do #HeForShe – movimento já conhecido mundialmente. A contagem de pessoas que assinam o compromisso com a campanha é feita em um mapa georeferenciado, disponível no site http://www.heforshe.org/, que é atualizado em tempo real e mostra o número de adesões ao redor do mundo. Hoje, são mais de 326 mil, registradas desde o lançamento do “HeForShe”, em Nova York, no dia 20 de setembro de 2014. E o Brasil é atualmente o líder do ranking de adesões nas Américas do Sul e Central.

Além da realização de um evento no dia 24 de junho para promover a discussão e o engajamento de homens e mulheres, o canal vai atuar em diversas frentes para disseminar a causa, como: chamadas nos intervalos da programação do GNT e dos canais Globosat; um site dedicado ao movimento – gnt.com.br/elesporelas – para a produção de informações sobre o tema e transmissão do evento de lançamento em tempo real; e divulgação da campanha nas redes sociais do canal com compartilhamento de informações sobre o engajamento de personalidades e apresentadores do GNT, além de publicações de incentivo à adesão e apoio do público.

A programação do GNT também traz a discussão em programas como “Saia Justa”, “Papo de Segunda” e “Marilia Gabriela Entrevista” – este último receberá Luiza Carvalho, diretora da ONU Mulheres na América Latina e no Caribe. E no dia 26 de junho, à 0h, o canal exibe o documentário “Mulheres na Mídia”, que discute estereótipos femininos por meio de depoimentos de mulheres fortes e homens que apoiam a igualdade de gênero.

Para o GNT, assim como para a ONU Mulheres, a aceitação e o reconhecimento dos benefícios de uma sociedade integralmente igualitária, por parte da população masculina, são de extrema importância. É preciso que juntos, homens e mulheres, ajam em prol de um ideal comum e sigam em busca de mudanças culturais, sociais e institucionais. A igualdade de gênero precisa ser vista, sobretudo, como um direito humano. Por isso, a campanha atua em diversas frentes como, por exemplo, o empoderamento econômico das mulheres e o aumento da participação e lideranças femininas.

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 25 junho, 2015 20:05


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook