Oi Futuro apresenta o espetáculo infantil “Pop Up em O Lagarto”, do artista plástico islandês Egil Sæbjörnsson

O Oi Futuro em Ipanema estreia no dia 13 de junho o espetáculo “Pop Up em O Lagarto”, do artista plástico islandês Egill Sæbjörnsson. A performance é uma obra inédita e tem como ponto de partida a construção de uma instalação em formato de um livro pop up, em que figuras se desdobram quando as páginas são abertas, com 4 metros  de largura e 2 metros de altura, e projeções de videoarte que dão vida a figuras de papel que falam e cantam. Direcionado para crianças de todas as idades, o espetáculo vai do cômico ao filosófico, do abstrato ao narrativo, utilizando uma linguagem inovadora, com o encontro de novas e antigas tecnologias. A temporada vai até o dia 30 de agosto, com duas apresentações aos sábados e domingos, às 16h e às 16h30. O personagem principal é o Lagarto, inspirado na Pantera Cor-de-Rosa, personagem do desenho animado surgido na abertura dos filmes estrelados por Peter Sellers e dirigidos por Blake Edwards, e a história se passa no Rio de Janeiro.

Os cenários cariocas que se desdobram não resultam em uma visita às paisagens do Rio: os monumentos naturais, ícones arquetípicos da cidade, como as montanhas, o mar e a paisagem urbana de Copacabana, servem para explorar a arquitetura emocional interior do ser humano.  A encenação aponta como a mente humana determina o nosso estado emocional, independente de onde estivermos no planeta.

O espetáculo combina teatro, música e arte visual para refletir como apreendemos a realidade a partir dos nossos estados de ânimo. Desta forma, a paisagem, o clima e o mundo moderno eletrônico em que vivemos se tornam parte de quem somos.  “A obra fala sobre como a percepção que a gente tem de algum lugar ou de alguém são importantes e modificadoras. Nós projetamos para o mundo aquilo que sentimos dentro de nós”, diz Egill.

O Lagarto surge inesperadamente na trajetória da performance, interagindo com elementos e sons. A ideia do autor com esta dramatização é levar o público à experiência de escapar um pouco da realidade e ver o mundo através do olhar do personagem. “Meu trabalho não tem um propósito moral, político ou religioso. A obra fala sobre a diferença do que está acontecendo no mundo e o que está acontecendo dentro de nós mesmos. Mas não se trata apenas de algo que quero mostrar. Metade da experiência será o que acontece dentro de cada uma das pessoas na plateia. Não é uma obra conceitual, mas experimental”, completa o autor.

O espetáculo tem criação autoral de Egill, idealização e conceito da diretora de teatro e atriz brasileira, Marcia Moraes, em parceria de produção e realização com a diretora Sonia Moraes, da Santa Teresinha Filmes. “Pop Up em O Lagarto” conta com patrocínio da Oi, apoio cultural do Oi Futuro e apoio do Instituto Goethe.

Esta não é a primeira obra colaborativa de Egill e Marcia, que são casados. Nos últimos anos, eles se apresentaram em instituições como o Centro Cultural de Mikhail Baryshnikov, em Nova Iorque, onde realizaram a direção, dramaturgia e concepção da Opera “On The Beach”, uma nova criação para “Einstein On The Beach” de Bob Wilson e Phillip Glass. Outras obras em conjunto foram The Clock Tower Gallery e The Watermill Center, no Jerome Robbins Theater, também em Nova Iorque; The Hamburger Bahnhof, no Museum für Gegenwart , em Berlim e Frankfurter Kunstverein, no Museum of Contemporary Art Odense, em Frankfurt, entre outros.

SERVIÇO
Pop Up em O Lagarto
Data: Em cartaz de 13 de junho a 30 de agosto
Horário: Sábados e domingos, às 16h e as 16h30
Oi Futuro Ipanema
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 54 – Ipanema
Informações: (21) 3131- 9333
Bilheteria: de terça a sexta, das 15h às 21h, e aos sábados e domingos, das 14h às 21h.
Entrada: R$ 20

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *