Exposição Tatuagens Urbanas no Museu Histórico Nacional

A partir de sexta-feira, 12 de junho, chega ao Rio de Janeiro a exposição TATUAGENS URBANAS E O IMAGINÁRIO CARIOCA. A exposição traça um painel da chegada das famosas “calçadas de pedras portuguesas” ao Brasil, arte que se utiliza de mosaicos de calcário em sua estrutura e ganhou as ruas da Europa e de grandes cidades brasileiras.

Como parte das celebrações dos 450 anos do Rio de Janeiro, a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, e do Comitê Rio450, trazem a exposição para o belo Museu Histórico Nacional de 12 de Junho a 1 de agosto, dando foco especial às calçadas da cidade.

Além de fotografias de várias épocas também estarão expostos no Museu Histórico Nacional moldes, documentos raros e mapas vindos de Portugal, área interativa e objetos de design inspirados nas calçadas do Rio de Janeiro. A exposição é dividida em três módulos: histórico (com acervos de várias instituições, como o Museu da Cidade de Lisboa, Museu da Cidade e Castro Maya), com curadoria de Solange Godoy; o módulo calceteiro, que contará com acervo do Museu dos Moldes de Lisboa, além de fotografias e filmes de várias épocas; e o módulo imaginário carioca.

O módulo imaginário carioca reúne objetos inspirados nas calçadas do Rio, criados por vários designers. São móveis assinados por Lia Siqueira, ateliê Lattogg, Jaqueline Terpins e Chicô Gouveia; peças de Oscar Metsavaht (Osklen), Leny Niemeyer, Isabela Capeto, Francesca Romana Diana; joias assinadas por Antonio Bernardo, Burle Max e Oscar Niemeyer, óculos criados pela Ventura, entre muitas outras peças, reunidas por Didi Rezende, responsável pela curadoria do módulo, ao lado da jornalista Lenora de Vasconcellos. A cenografia da exposição TATUAGENS URBANAS E O IMAGINÁRIO CARIOCA leva a assinatura de Daniela Thomas e Felipe Tassara.

Em paralelo à exposição, o projeto vai discutir a importância da conservação e adaptação das calçadas aos novos padrões de mobilidade e acessibilidade urbanas, além de formar novos calceteiros, através de um seminário e do Curso de Qualificação de Mestres Calceteiros. Já o Seminário Calçadas Públicas acontecerá no dia 23 de junho, no Auditório do Museu Histórico Nacional, em três mesas de debates das quais participam profissionais renomados. Pedro Home de Gouveia, coordenador da Equipe do Plano de Acessibilidade Pedonal de Lisboa; Washington Fajardo, Presidente do INEPAC, e Marcus Belchior, secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, estão entre os palestrantes. O seminário é gratuito é aberto ao público.

SERVIÇO
TATUAGENS URBANAS E O IMAGINÁRIO CARIOCA
Data: 
12 de julho a 01 de Agosto
Horários: Aberto ao público de 3º a 6º feira, das 10h às 17h30 e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. Não abrimos ao público nas segundas feiras, mesmo que seja feriado
Museu Histório Nacional

Endereço: Praça Marechal Âncora, s/nº – Próximo à Praça XV
Ingressos: R$ 8,00 (oito reais) Aos domingos, a entrada é franca.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *