Fundação Clóvis Salgado apresenta a versão adaptada da ópera Carmen, de Georges Bizet

CARMEN é uma história de liberdade, paixão, amor e morte. O destino dos personagens é traçado no contraponto entre a razão e a emoção. Para tanto, o palco do Grande Teatro do Palácio das Artes será transformado numa grande ‘arena de touros’, onde será encenada a ópera de Bizet, que completa 140 anos.

Com inovadora produção, a Fundação Clóvis Salgado comemora essa data escolhendo CARMEN para abrir sua temporada operística de 2015. Com esmerada edição e primorosa seleção dos trechos mais significativos, a montagem preserva o espírito original da obra na lógica narrativa e na composição musical, sem que haja nenhum comprometimento do espetáculo apresentado ao público, que terá a oportunidade de assistir uma ópera com apenas 2h de duração.

Esse formato de concerto cênico, bastante utilizado pelas mais conceituadas casas de ópera do mundo, está em franca sintonia com a atual diretriz da Instituição de facilitar o acesso do público a uma variada gama de manifestações artísticas. Essa versão concisa torna a ópera mais atraente ao aproximá-la da parcela do público não acostumada a frequentar esse gênero de espetáculo. A FCS estimula, assim, com a inovação em CARMEN, a formação de novas plateias.

Para interpretar os quatro personagens principais que dominam a cena na ópera de Georges Bizet foram convidados LUCIANA BUENO (mezzosoprano), no papel da sedutora CARMEN; FERNANDO PORTARI (tenor), no papel do aristocrata DON JOSÉ; ROSANA LAMOSA (soprano), interpretando a apaixonada e romântica MICAELA; e LICIO BRUNO (baixo-baritono), como o bravo toureiro ESCAMILLO. Para completar a encenação, o ator LUIZ GOMIDE interpretará o arqueologo-narrador.

A direção musical e regência são do Maestro Marcelo Ramos e a direção cênica e adaptação são de Menelick de Carvalho. A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, o Coral Lírico de Minas Gerais, o Coral Infantojuvenil Palácio das Artes e a Cia de Dança Sesiminas completam o elenco da montagem.

SERVIÇO
Versão adaptada da Ópera Carmen, de Georges Bizet
Data: 18, 20, 21, 27 e 28 de junho de 2015
Horário: Domingo, às 19h; demais dias da semana, às 20h30
Local: Grande Teatro do Palácio das Artes
Endereço: Av. Afonso Pena, 1537 – Centro/BH-MG
Duração: 1h45, com um intervalo de 20 minutos (total 2h)
Classificação: 10 anos
Ingressos: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia entrada)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *