Sessão de junho do Teste de Audiência apresenta “Mario Wallace Simonsen, entre a Memória e a História”

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 26 maio, 2015 13:22

A quarta sessão do Teste de Audiência, em São Paulo, será no dia 2 de junho (terça-feira), às 20h, no Caixa Belas Artes. Desta vez, o filme a ser exibido é “Mario Wallace Simonsen, entre a Memória e a História”, do diretor Ricardo Pinto e Silva. A atividade, idealizada e comandada pelos cineastas Márcio Curi e Renato Barbieri, ocorre sempre às primeiras terças-feiras do mês, até o final de 2015, no mesmo endereço.

“Mario Wallace Simonsen, entre a Memória e a História” conta a trajetória do empresário Mario Wallace Simonsen (1909-1965), desde a construção do seu conglomerado empresarial, até sua derrocada, ao ser perseguido e destruído pelo regime militar. Simonsen foi o homem mais rico do Brasil naquela época, dono de mais de 30 empresas, como a Panair, TV Excelsior, Cia Melhoramentos, Banco Noroeste, Comal, entre outras.

Apesar da vida de luxo que Simonsen e sua família levavam, o empresário morreu aos 56 anos, em Orgevall, um vilarejo próximo a Paris, destituído de quase tudo, inclusive da vontade de viver. Todas as suas empresas foram tomadas ou fechadas pelo governo, sob as mais variadas alegações. No documentário, o diretor reconstitui os fatos e as circunstâncias que culminaram na derrocada e na morte de Simonsen e busca respostas sobre o porquê deste empresário pioneiro ter sido expurgado da memória brasileira.

TESTE DE AUDIÊNCIA

Em nove edições do projeto, o Teste de Audiência exibiu mais de 80 longas-metragens brasileiros entre as cidades de Brasília e Curitiba. Em São Paulo, o projeto estreou em março com o filme “A Noite Escura da Alma”, do diretor Henrique Dantas. Em abril e maio, foram exibidos os filmes “Prova de Coragem”, de Roberto Gervitz e “#garotas”, de Alex Medeiros.

Entre os filmes que já participaram da experiência estão “Cidade dos Homens”, de Paulo Morelli, “É Proibido Fumar”, de Anna Muylaert, “Tropicália”, de Marcelo Machado, e “Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios”, de Beto Brant e Renato Ciasca, entre outros. Até o final de 2015, dez longas-metragens participarão da edição paulista do Teste de Audiência. As sessões são patrocinadas pela Caixa Econômica Federal.

Para participar – Diretores interessados em ter acesso gratuito à atividade podem inscrever o longa em formato aberto para o e-mail da curadoria do Teste de Audiência. (Marcio Curi – mccuri@gmail.com e Renato Barbieri – renato@gayafilmes.com). O projeto aceita inscrições de longa-metragem em todos os gêneros cinematográficos, como documentário, ficção e animação. Para a participação no programa é fundamental que o diretor tenha disponibilidade para acompanhar a sessão e debater com o público após a exibição do filme.

SERVIÇO

Teste de Audiência
Filme: “Mario Wallace Simonsen, entre a Memória e a História”, de Ricardo Pinto e Silva
Data: 02 de junho de 2015, terça-feira
Horário: 20h
Local: Caixa Belas Artes
Endereço: Rua da Consolação, 2423 – Consolação – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2894-5781
Entrada: R$ 2
Funcionamento: de segunda-feira a domingo, das 13h30 às 23h30
Capacidade: 144 lugares
Classificação etária: 16 anos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

 

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 26 maio, 2015 13:22


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!