Orquestra Sinfônica de Minas Gerais recebe a aclamada violinista sul-coreana JINJOO CHO

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 21 maio, 2015 10:03

Obras de Tchaikovsky e SaintSaëns dão o tom das próximas apresentações das séries Sinfônica ao Meio-Dia e Sinfônica em Concerto. Sob regência do maestro Marcelo Ramos, o corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado recebe a primeira solista convidada para suas séries em 2015. A sul-coreana Jinjoo Cho, violinista aclamada e reconhecida internacionalmente, se junta à OSMG para o seu primeiro concerto no Brasil. Na ocasião, Cho interpreta o Concerto para Violino e Orquestra, de Tchaikovsky. No programa está ainda a Sinfonia  3 “Órgão”, de SaintSaëns.

O evento marca o reencontro de Jinjoo Cho com o maestro Marcelo Ramos, que foram colegas no Cleveland Institute of Music (EUA), em 2008.  A violinista se diz animada com a oportunidade de se apresentar para um público completamente novo, ao lado de um dos corpos sinfônicos mais importantes do país. “É sempre muito divertido conhecer um público novo. É um aprendizado poder me comunicar através das músicas com pessoas de diferentes bagagens culturais”, comenta.

Jinjoo tem se apresentado nas Américas do Sul e Norte, Ásia e Europa, como solista em orquestras de prestígio, como a Orquestra de Cleveland, a Orquestra Sinfônica de Montreal, a Sinfônica de Quebec, a Orquestra Filarmônica de Seul, a Orquestra Sinfônica Nacional da Argentina e a Orquestra de Louisville. Teve o privilégio de tocar com artistas renomados como Kent Nagano, Peter Oundjian, Michael Stern, James Gaffigan, Robert McDuffie, Jaime Laredo, Sharon Robinson, Paul Neubauer e Roger Tapping. Ela atuou também em palcos e festivais internacionais, incluindo Carnegie Hall, Severance Hall, Herkulessaal de Munique, Teatro Colón de Buenos Aires, Centro de Artes de Seul, Festival de Música de Aspen, Kentucky Center, Festival de Música de Câmara da Primavera em Seul e Festival Internacional de Música de Tongyeong.

Nestas apresentações, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais se atém ao estilo Romântico europeu do século XIX. Para Marcelo Ramos, o repertório escolhido reflete “uma preocupação da Orquestra em explorar toda a sua potencialidade e sempre oferecer ao público um repertório que contempla novidades, como a Sinfonia Órgão, que não é executada há mais de 20 anos”, destaca.

Além da variedade de repertório, a série Sinfônica ao Meio-Dia vai manter o caráter informativo. Para o regente titular, o sucesso que as apresentações têm alcançado vem colaborando para a formação de um público mais heterogêneo. Por isso, elencar fatos e curiosidades sobre as composições, entre uma peça e outra, é a aposta do maestro para a continuidade da série.

SERVIÇO
SINFÔNICA AO MEIO-DIA
Data: 26 de maio
Horário: 12h
Local: Grande Teatro Palácio das Artes
Endereço: Av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Entrada gratuita
Informações para o público: (31) 3236-7400

SINFÔNICA EM CONCERTO
Data: 27 de maio
Horário: 20h30
Local: Grande Teatro Palácio das Artes
Endereço: Av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Entrada gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 21 maio, 2015 10:03


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!