Praça Victor Civita traz a exposição Ramón Cáceres – 55 Anos de Pintura

Entre 7 de maio e 7 de junho, a Praça Victor Civita recebe a exposição “Ramón Cáceres – 55 Anos de Pintura”, no piso térreo do Prédio do Incinerador. O artista paraguaio chegou a São Paulo no início dos anos 70. Depois de estudar artes visuais e canto em Assunção, aos poucos foi atraído pela pintura de configuração construtivista, que impressionou, à época, o então diretor do MASP, Pietro Maria Bardi, o qual programou uma exposição individual de sua obra no museu, em 1984, assinando o texto introdutório do catálogo.

Entre os artistas originários do construtivismo e do concretismo em particular, Cáceres ocupa no Brasil um lugar especial por sua sensibilidade refinada e por sua notável qualidade de harmonização de formas, cores e ritmos na superfície plana.

Com curadoria do crítico de arte Enock Sacramento, esta exposição ocorre em comemoração aos 55 anos de atividade do artista e do centenário de nascimento do crítico Theón Spanudis, que se comemora em 30 de maio. Spanudis foi um dos mais importantes críticos ativos no Brasil na segunda metade do Século 20, contribuindo, de forma decisiva, para o reconhecimento da obra de Alfredo Volpi, da qual foi o principal colecionador. Sua última crítica foi dedicada à obra de Ramón Cáceres, ditada para Bárbara Spanudis no leito do hospital, do qual só saiu para o sepultamento.

SERVIÇO
Exposição Ramón Cáceres – 55 Anos de Pintura
Data: 7 de maio a 7 junho
Horário: das 8h às 18h
Local: Praça Victor Civita
Endereço: Rua Sumidouro, 580, Pinheiros
Ingresso: gratuito
Classificação: livre
Outras informações: (11) 3031-3689 ou www.pracavictorcivita.org.br
A exposição acontece no piso térreo do Prédio do Incinerador.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *