VAPOR estreia como 1ª festa paulistana dedicada ao estilo vaporwave

Neste domingo, 17 de maio, estreia em São Paulo a VAPOR, primeira festa paulistana dedicada exclusivamente ao gênero musical vaporwave. A festa acontecerá mensalmente no S/A, um espaço cultural multidisciplinar independente do coletivo e rádio online Metanol FM, localizado em Pinheiros, à 5 minutos da estação Faria Lima do Metrô. A festa acontece das 17h às 22h e a entrada é franca.

Mais do que uma plataforma de apresentação de sonoridades híbridas, a Vapor trata-se do primeiro evento audiovisual com suporte expositivo dedicado ao vaporwave e gêneros musicais derretidos e corrompidos, como pitch down funk, slow charm, crooked melted rap, left field e chillwave, explorando múltiplas vertentes artísticas, sonoras, performáticas, sensoriais e estéticas deste universo.

O vaporwave surgiu em 2010, em comunidades online, e extrapola a mera característica de gênero musical e visual, chegando às vias de também um movimento social, cultural, em que a mensagem passada suscita a crítica à sociedade de consumo, à música meramente comercial, à necessidade de hipercontextualização que o mundo vive, entre tantas outras questões.

Apropriando-se de referências do fim dos anos 80 e início dos 90, como visuais VHS e comerciais de TV americanos, sua estética incorpora sob uma aura “nebulosa” sintetizadores, samples de jazz e vocais desacelerados, além de elementos do R&B e soul music. Entre os vários artistas que podem servir de definição para o estilo, destaca-se a americana Macintosh Plus, transexual de Oregon, de nome Ramona Andra Xavier, conhecida também pelos codinomes Vektroid, Laserdisc Visions e New Dreams Ltd.. Seu disco de 2011 “Floral Shoppe” é considerado um dos álbuns mais famosos da plataforma Bandcamp e tem em sua lista de samples a música “It’s Your Move”, da cantora Diana Ross, transformada em um tema romântico desacelerado.

SERVIÇO
VAPOR @ S/A
Música: ToDestroySomethingBeautiful
Visuais: Aural Ars
Quando: domingo, 17 de maio
Horário: das 17h às 22h
Valores: entrada franca
Local: Espaço S/A – Rua Cardeal Arcoverde, 2096 – Pinheiros (a 5 minutos do Metrô Faria Lima)
Capacidade: 100 pessoas
Obs 1: Evento sujeito a lotação máxima
Obs 2: Não aceita cartões. Somente dinheiro

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *