Segunda etapa do Encontros com o Cinema Brasileiro recebe inscrições

Estão abertas, até o dia 20 de maio, as inscrições para a segunda etapa da décima edição do Programa Encontros com o Cinema Brasileiro, uma iniciativa da ANCINE em parceria com o Ministério das Relações Exteriores – MRE. O Programa trará ao Rio representantes do Festival de Locarno (que acontece de 5 a 15 de agosto de 2015), do Festival de Toronto (10 a 20 de setembro de 2015), e do Festival de San Sebastian (que acontece de 18 a 28 de setembro de 2015). Diana Sanchez é a responsável pelos filmes latinos de Toronto; Sergio Fant é membro da comissão de seleção de Locarno e Andrea Stavenhagen, delegada para a América Latina do Festival de San Sebastian.

Na primeira etapa, o Programa recebeu inscrições de longas para exibição à curadora Violeta Bava, delegada latina do Festival de Cinema de Veneza, que assistirá aos filmes selecionados entre hoje (8) e domingo (10). As inscrições realizadas para a primeira etapa serão automaticamente consideradas para essa segunda etapa. Os produtores não precisam realizar novo procedimento de inscrição, a não ser que queiram atualizar dados no sistema.

As obras selecionadas serão exibidas no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, no Rio de Janeiro, entre os dias 3 e 6 de junho.

Inscrições

Os interessados em enviar seus filmes para apreciação dos curadores devem preencher a ficha de inscrição disponível no Portal ANCINE e indicar um link onde esteja disponível um teaser/trailer com duração entre 2 e 5 minutos, legendado em inglês.

As informações das inscrições e os respectivos links serão repassados para os curadores. A partir da análise destes materiais, os responsáveis pelos comitês de seleção encaminharão para a AIN/ANCINE uma listagem, contendo o título de 12 longas-metragens que gostariam de ver projetados em sua passagem pelo programa. Ao menos dois títulos entre os selecionados deverão ser realizados por produtoras associadas ao  Programa Cinema do Brasil.

Consulte o regulamento no link: Regulamento do programa – Edição X – 2ª etapa

Como funcionam os Encontros com o Cinema Brasileiro

O Programa Encontros com o Cinema Brasileiro é uma iniciativa da ANCINE, em parceria com oMinistério das Relações Exteriores (MRE), com o objetivo de aumentar a visibilidade do cinema brasileiro no mercado internacional, investindo na aproximação das relações com os curadores dos principais festivais do mundo. O programa foi planejado levando em conta o calendário de realização dos festivais, aumentando as chances de participação dos filmes brasileiros e, consequentemente, a inserção internacional do nosso cinema.

A participação dos festivais em cada etapa do programa é definida levando em conta o calendário de cada um, para que os encontros aconteçam no período em que está efetivamente sendo feita a escolha dos filmes que integrarão sua programação. Em edições anteriores, já vieram ao Brasil curadores de festivais internacionais de cinema como os de Cannes, San Sebastián, Locarno, Roterdã, Berlim, BAFICI, Sundance, Roma, Havana e IDFA – Festival de Documentários de Amsterdã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *