SISEM-SP divulga datas e locais do 7º Encontro Paulista de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, divulgou na última semana as datas e locais de realização do 7º Encontro Paulista de Museus (7EPM). Considerado um dos maiores eventos estaduais da área museológica, o Encontro, que acontece de 24 a 26 de junho, incluirá palestras com grandes nomes da museologia internacional e nacional.

Em 2015, o EPM terá um novo formato e abordará em todas as mesas e painéis a temática sobre a relação dos museus com a cidade, o território e seus públicos, essas definições foram propostas pela Comissão Organizadora do evento, composta por representantes de diversos parceiros institucionais, como o Ibram, Icom, Corem, PPGMUS-USP, ACAM Portinari, Acervo Artístico dos Palácios do Governo de São Paulo, COSISEM e Representantes Regionais, além do GTC SISEM-SP.

“O Encontro Paulista de Museus tem se consolidado como um espaço privilegiado para a troca de experiências e debates, que reúne os mais diversos segmentos da museologia paulista. Com a adesão do de São Paulo ao Sistema Nacional de Cultura e a discussão do Plano Estadual de Cultura que se encontra em processo de construção, reforça-se a importância de estreitar essa interlocução com a comunidade museológica e consolidarmos as bases para a construção da Política Estadual de Museus”, assinala o diretor do SISEM, Davidson Kaseker.

 A abertura oficial do Encontro ocorre a partir das 9 horas, da quarta-feira, dia 24 de junho, no auditório do Palácio dos Bandeirantes. Na quinta-feira (25/6), a partir das 9h, as atividades serão desenvolvidas em quatro locais distintos, três deles situados no Parque do Ibirapuera (Museu Afro, MAM e Bienal), além do Museu da Imigração, localizado no Brás.

Já no último dia (26/6), na parte da manhã, vão acontecer painéis centrados na apresentação e discussão da proposta de Cadastro Estadual de Museus para o Estado de São Paulo. No mesmo período também ocorrerá o encerramento do evento.

O Encontro Paulista de Museus configura-se hoje como o maior evento do setor museal paulista, reunindo a cada ano mais de 1 mil profissionais de museus, gestores públicos de cultura, pesquisadores, estudantes e interessados. Desde 2009 é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), reunindo um público múltiplo, que inclui participantes de outros Estados e países – por meio de transmissão online – e, também, de representantes de outros Sistemas Estaduais de Museus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *