“Xperience – Ciência e diversão” invade o Shopping Ibirapuera

Você sabe como funciona uma pilha? Ou o que faz um gerador de Van de Graaff? Ou ainda, conhece o que é um praxinoscópio? Estas e muitas outras perguntas ligadas as mais diversas áreas da ciência, como energia, elétrica e força gravitacional, serão respondidas na prática de 30 de abril a 31 de maio, no Shopping Ibirapuera. No “Xperience – Ciência e diversão”, adultos e crianças descobrirão as maravilhas da ciência, por meio de 20 aparelhos interativos, chegando a ficar literalmente de cabelo em pé!

Com visitação gratuita, a mostra está aberta ao público diariamente no piso Jurupis. Entre os 20 experimentos propostos estão:

Gerador de Van de Graaff – Fique de cabelo em pé com este interessante experimento científico criado por Robert Jemison van de Graaf, em 1929. Quem tocar na esfera da máquina eletrostática ficará com os cabelos arrepiados devido a eletricidade.

História do cinema (praxinoscópio) – Inventado pelo francês Émile Reynaud, em 1877, o praxinoscópio conta com uma sequência de 12 imagens dispostas nas laterais da parte interna de um cilindro, sendo refletidas por um conjunto de espelhos posicionados no centro do aparelho. Ao ser acionado manualmente, o cilindro gira as figuras, dando a ilusão que estão se movimentando, como se fosse um cinema.

Máquina de wimshurst – Os entusiastas pela ciência poderão criar seus próprios raios e se surpreender com a tensão gerada, com a reprodução de uma máquina eletrostática do século 19.

Vórtex de água – Neste aparelho adultos e crianças descobrirão como são criados os tufões, podendo até mesmo criar um.

Poço infinito – Será que tem fundo? O poço infinito desafia os olhos e os conhecimentos dos participantes a descobrirem como a ilusão foi criada com uma pequena ajuda da física.

Bolha cilíndrica – Crie uma bolha de sabão suficientemente grande para caber uma pessoa dentro dela.

Virando Gorila – Um verdadeiro truque de circo! Se transforme em um gorila num piscar de olhos.

Anel saltante – Esta experiência ilustra a interação a interação entre o campo magnético de uma bobina e a corrente gerada em um anel de alumínio, o qual é atirado a alguns metros de altura, quando o visitante aciona um interruptor.

Bicicleta geradora – Na ecologicamente correta bicicleta geradora, o público poderá fazer um rádio de carro, um painel de led e um ventilador funcionarem somente com a força gerada pelos pedais.

SERVIÇO
Xperience – Ciência e diversão
Data: de 30 de abril a 31 de maio – diariamente
Horário: das 13h às 19h
Shopping Ibirapuera
Endereço: Av. Ibirapuera, 3.103 – Moema (SP)
Faixa etária: acima de 4 anos
Local: Piso Jurupis
Entrada gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *