Praça Victor Civita faz homenagem ao ‘mestre do suspense’ Alfred Hitchcock

Mais uma temporada de Cine na Praça está aberta, desta vez homenageando o ‘mestre do suspense’, Alfred Hitchcock. O projeto, ativo desde 2012 trazendo sessões de cinema ao céu aberto, é reconhecido por selecionar grandes obras das telonas para exibição em ambientes de natureza abundante, como no caso da Praça Victor Civita, que abriga o evento.

Hitchcock, aclamado pela crítica e dono de um dos maiores portfólios de obras renomadas na área do terror / suspense, apesar de ter se mudado de Londres aos Estados Unidos em 1939, só alcançou reconhecimento na década de 50, período escolhido para ser o fio condutor da mostra. Serão exibidos os filmes “Janela Indiscreta”, “Um Corpo que Cai”, “Disque M para Matar”, “Os Pássaros” e “Psicose”, respectivamente nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 de abril, sempre às 19h.

Praça Victor Civita-Cine na Praça-Alfred Hitchcock-02

Praça Victor Civita-Cine na Praça-Alfred Hitchcock-03

02/04 – A JANELA INDISCRETA / 19h     

Gênero: Policial / Suspense
Elenco: James Stewart, Grace Kelly e Wendell Corey
Duração: 110min
Ano: 1954
Classificação: 12 anos

Sinopse: Em Greenwich Village, Nova York, L.B Jeffries (James Stewart), um fotógrafo profissional, está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, Jeffries passa o tempo a vasculha a vida de seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido nos arredores.

09/04 – UM CORPO QUE CAI / 19h 

Gênero: Drama / Suspense / Romance
Elenco: James Stewart, Kim Novak e Barbara Bel Geddes
Duração: 129min
Ano: 1958
Classificação: 14 anos

Sinopse: Em San Francisco, o detetive aposentado John ‘Scottie’ Ferguson (James Stewart) sofre de um terrível medo de alturas. Certo dia ele se encontra com um antigo conhecido dos tempos de faculdade, que pede que ele siga sua esposa, Madaleine Elster (Kim Novak), para investigá-la. John aceita a tarefa e passa a segui-la por toda a cidade. Ela demonstra uma estranha atração por lugares altos, o que leva o detetive a enfrentar seus piores medos. Em sua missão ele começa a acreditar que a mulher é louca, com possíveis tendências suicidas, quando algo realmente estranho ocorre.

16/04 – DISQUE M PARA MATAR / 19h

Gênero: Policial / Suspense
Elenco: Ray Milland, Grace Kelly, Robert Cummings
Duração: 105min
Ano: 1954
Classificação: 16 anos

Sinopse: Em Londres, um ex-tenista profissional decide matar sua mulher para herdar seu dinheiro e vingar um affair extra conjugal de um ano atrás, quando ela se envolve com um escritor dos Estados Unidos, que no momento está na cidade. Ele chantageia um colega de faculdade para estrangulá-la, dando a entender que o crime fora cometido por um ladrão. Algo sai muito errado em seus planos, e é aí que ele corre para dar outro rumo aos acontecimentos, em proveito próprio.

23/04 – PASSÁROS / 19h

Gênero: Suspense / Terror
Elenco: Tippi Hedren, Rod Taylor e Suzane Pleshett
Duração: 120min
Ano: 1963
Classificação: 14 anos

Sinopse: Melaine Daniels (Tippi Hedren) é uma bela e rica socialite, que sempre vai atrás do que quer. Um dia ela conhece o advogado Mitch Brenner (Rod Taylor) em um pet shop e fica interessada nele. Após o encontro ela decide procurá-lo em sua cidade, então ela dirige por uma hora até a pacata cidade de Bodega Bay, na Califórnia, onde Mitch costuma passar os finais de semana. Entretanto, Melaine só não sabia que iria vivenciar algo assustador: milhares de pássaros se instalaram na localidade e começaram a atacar as pessoas.

30/04 – PSICOSE / 19h

Gênero: Suspense / Terror
Elenco: Anthony Perkins, Janet Leigh e John Gavin
Duração: 109min
Ano: 1960
Classificação: 14 anos

Sinopse: Marion Craine é uma secretária (Janet Leight) que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga a carro ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e chega a um velho hotel. O estabelecimento é administrado por um sujeito atencioso chamado Norman Bates (Anthony Perkins), que nutre um forte respeito e temor por sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca.

SOBRE O CINE NA PRAÇA

Iniciado em setembro de 2012, o projeto Cine na Praça tem atraído, a cada sessão, não apenas apreciadores da sétima arte, mas, também, aqueles que gostam de aliar diversão e contato com o meio ambiente. É desta forma que a Praça Victor Civita oferece gratuitamente mais uma opção de lazer todas as quintas do mês, sempre às 20h, com pipoca gratuita, em parceria do Grupo Kling e a Souza Cruz, por meio da lei estadual de incentivo a cultura (ProAC-ICMS). A telona, de 7,75 x 4,36 metros, alçada estrategicamente no palco de shows, apresenta os filmes em resolução digital dolby 5.1. 

SOBRE A PRAÇA VICTOR CIVITA

Projeto pioneiro na América Latina, inaugurada em 2008, a Praça Victor Civita é resultado da iniciativa do Grupo Abril em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, o Itaú, a Even Construtora e a Petrobrás. A partir de um espaço com aproximadamente 14 mil metros quadrados e área verde com cerca de 80 árvores, a Praça oferece à população um espaço que propõe uma reflexão acerca da preservação ambiental. Também abriga o Prédio do Incinerador, instalado no antigo incinerador de Pinheiros, e desenvolve atividades de educação socioambiental, com cursos, palestras e visitas escolares, além de localização privilegiada e de fácil acesso através de transporte público ou carro. A Praça Victor Civita dispõe de um palco para espetáculos com arquibancada coberta para 290 pessoas, onde ocorrem apresentações musicais, passando pelo rock, samba e música clássica, também espetáculos circenses, aulas de arte, yoga e pilates, além de atividades no centro de convivência para a terceira idade (CIIPE). O projeto foi implementado a partir da iniciativa de reviver uma região degradada pelo acúmulo de detritos ao longo dos anos, uma vez que, entre os anos de 1949 e 1989, o espaço funcionou como centro de processamento de resíduos urbanos. Dentro das normas técnicas de acessibilidade, a área conta com uma exposição permanente sobre as formas, materiais e tecnologias empregadas no tipo de reabilitação ambiental do terreno. Além disso, a Praça Victor Civita conta com soluções arquitetônicas de reuso de água, economia energética e projeto paisagístico educativo. A Praça Victor Civita é aberta diariamente, das 6h30 às 19h, e toda a sua programação é gratuita. Para visita de grupos escolares é necessário agendamento. A Praça divulga suas atividades através do site http://pracavictorcivita.org.br e também  nas redes sociais twitter (@pracavc) e facebook (fb.com/pracavictorcivita). No site, o público pode se cadastrar para receber a newsletter da programação.

SERVIÇO

Cine na Praça
Datas: 2, 9, 16 e 23 e 30 de abril (quintas-feiras), sempre às 19h
Local: Palco da Praça Victor Civita | Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros
Ingresso: gratuito; não é necessário retirar ingressos com antecedência. Distribuição de pipoca gratuita.
Capacidade: arquibancada coberta para 290 pessoas.
Classificação: Verificar a classificação indicativa do filme
Outras informações: (11) 3031-3689 ou www.pracavictorcivita.org.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *