Lygia Eluf exibe desenhos na galeria Gravura Brasileira

Na mostra individual “Projeto para desenhar o chão” na galeria Gravura Brasileira, a artista Lygia Eluf apresenta cerca de 60 desenhos em pastel sobre papel nos formatos 26 x 75 cm, 25 x 53cm, 18 x 50cm, todos produzidos em 2014.

Lygia é profícua. Os desenhos expostos são uma fração daquilo que produz em seu  ateliê no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas. Professora titular de desenho na Unicamp, guarda uma relação fortíssima com os lugares onde vive e pesquisa, mesmo por curtas temporadas.

Sua última estada acadêmica em Madri, entre setembro e outubro deste ano, novamente a inundou de referências, algumas novas, outras velhas conhecidas, dos mestres da pintura que revisa em suas memórias de viagem: Goya, Velázquez, El Greco, Tiziano

É em seu recanto em Joaquim Egídio, entretanto, que produz. As caminhadas cotidianas pela mata, a constante redescoberta de paisagens pelas trilhas, exercitam e alimentam a um só tempo seu corpo e sua mente. É ali, solitária, que Lygia se gesta. No mais, deixa-se enlevar pelo prazer de desenhar incessantemente aquelas iluminações no papel. Volta-se para sua paixão mais consistente.

A série de paisagens apresenta paletas extensas de rosa, azul, verde e marrom. Vivos, esses tons são referenciados ali ao lado, às vezes na mesma hora na vizinhança quase rural. Já os mestres europeus e a cultura ocidental, esses habitam sua alma ou, no pior caso, a biblioteca a poucos metros.

SERVIÇO
“Projeto para desenhar o chão”, desenhos de Lygia Eluf
Abertura: terça-feira, dia 09 de dezembro, das 19 às 22 horas
Período expositivo: de 10 de dezembro de 2014 a 31 de janeiro de 2015 (fechada de 24 de dezembro a 12 de janeiro de 2015)
Galeria Gravura Brasileira
Endereço: Rua Dr. Franco da Rocha, 61, Perdizes, São Paulo, SP
Tel.: (11) 3624.0301 / 3624.9193
Horários: de segunda a sexta: 10 às 18 horas e sábado: 11 às 13 horas
Entrada gratuita e livre para todos os públicos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *