Cinemateca Brasileira recebe Mostra FilmCup: encontro de co-produção Brasil x Itália

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 24 novembro, 2014 12:21

Para celebrar o encontro de coprodução FilmCup Brasil & Itália, a Mostra FilmCup  traz a São Paulo 10 filmes que foram destaque na última edição do Festival de Veneza, o mais tradicional da Itália e o mais antigo de todo o mundo, além de 2 sessões especiais, apresentadas por convidados do encontro.

CINEMATECA BRASILEIRA-MOSTRA FILMCUP-24NOVEMBRO2014 CINEMATECA BRASILEIRA-MOSTRA FILMCUP-24NOVEMBRO2014-01

A mostra, que acontece de 25 a 30 de novembro, na Cinemateca Brasileira, com entrada gratuita, exibe títulos premiados como “Um Pombo Pousou num Galho Refletindo sobre a Existência”, de Roy Andersson – grande vencedor do Leão de Ouro, além da cópia restaurada do clássico “Um Dia Muito Especial”, de Ettore Scola, com Sophia Loren e Marcello Mastroiani.

A programação conta  ainda com os filmes As Noites Brancas do Carteiro, de  Andrei Konchalovsky , vencedor do Leão de Prata de melhor direção;  o iraniano “Contos”, da diretora Rakhshan Banietemad, que levou o Prêmio de melhor roteiro; o indiano “Court”,  de Chaitanya Tamhane, vencedor de melhor filme na Mostra Horizontes e Leão do Futuro: Prêmio Luigi de Laurentis como melhor filme de estreia, e o italiano “Belluscone – A Sicilian Story”,  do diretor Franco Maresco, que recebeu o Prêmio Especial do Júri da Mostra Horizontes.

Estão também na seleção os filmes mais recentes de diretores aclamados internacionalmente. São eles: “Un Giorno da Italiani”,  uma “poesia audiovisual” de Gabriele Salvatores, em homenagem à Itália, inspirada no “Life in a day” de Riddley Scott, que abre a mostra no dia 25/11; “Red Amnesia”, do diretor chinês Wang Xiaoshuai; e “Três Corações”, do diretor francês Benoit Jacquot e “La Trattativa”, da diretora Sabina Guzzanti. Todos exibidos na programação oficial do Festival de Veneza 2014.

Completam a programação da mostra duas Sessões Especiais apresentadas por dois convidados do encontro Filmcup Brasil & Italia 2014: “A Grande Beleza”, de Paolo Sorrentino, grande vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro, que será apresentado pelo diretor de fotografia Luca Bigazzi e “A Criptonita na Bolsa”, apresentado pelo diretor Ivan Cotroneo.

Sobre o FilmCup:

Em sua terceira edição, o FilmCup – que este ano celebra parceria com a Itália – acontece de 25 a 27 de novembro na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O encontro de mercado já é referência em coproduções e pioneiro em aproximar o mercado audiovisual do Brasil e de outros países, como já aconteceu com Alemanha (2012) e França (2013).

Um dos destaques da programação é a Master Class com o italiano LUCA BIGAZZI, diretor de fotografia do filme  Grande Beleza”– de Paolo Sorrentino, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro -, entre outros. Com apresentação e mediação do diretor de fotografia brasileiro Lauro Escorel, a master class acontece no dia 27/11, quinta, a partir das 17h, em parceria com a ABC – Associação Brasileira de Cinematografia. Encerrando a master class, Escorel e Bigazzi conversam sobre aspectos técnicos e artísticos da fotografia de Grande Beleza”, filme que será exibido logo em seguida.

O FilmCup oferecerá ainda a possibilidade de uma aproximação com a indústria audiovisual da Itália através de encontros, seminários, conferências, debates sobre financiamento com instituições e canais de TV, workshops com agentes de vendas internacionais de cinema europeus, e muito mais.

Para completar a programação, onze projetos brasileiros e onze projetos italianos de audiovisual foram selecionados por uma comissão de profissionais dos dois países e serão apresentados no Fórum de Coprodução do FilmCup, em breves ‘pitchings’ para potenciais parceiros e financiadores (fundos de investimento, canais de televisão, produtores, ‘sales agents’ dos dois países). Alguns realizadores e produtores selecionados também foram convidados para participar da programação dos seminários e conferências.

Entre os brasileiros selecionados estão: “Duetto”, de Bruno Barreto; “Eldorado”, de André Ristum;  “Theatre and Cinema: an Italian experience in Brazil”, de Marco Altberg; “O Milagre Italiano”, de Mika Kaurismaki; entre outros. Já entre os italianos selecionados: “A True Italian”, de Fabio Mollo; “Seguimi”, de Claudio Sestieri; “Solarium”, de Francesco Ranieri Martinotti, entre outros.

Idealizado pela diretora e produtora brasileira Luciana Dolabella, o encontro é uma correalização com a SP Cine e é organizado por meio de uma parceria com a ANCINE, a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultural, a Direzione Generale per il Cinema do Ministério de Cultura da Itália, a Cinemateca Brasileira, o Instituto Luce Cinecittá, a Cinemateca Italiana, o Instituto Italiano de Cultura, e as associações ABPITV, SICAV, APACI, APCNN, a ABD Nacional, ANICA, APT  e outras 15 instituições parceiras no Brasil e na Itália, além da parceria oficial com a Ventana Sur.

MOSTRA FILMCUP : DE 25 A 30  DE NOVEMBRO
PROGRAMAÇÃO

Clique para ver a PROGRAMAÇÃO
TERÇA, 25/11
SALA BNDES
20h30: Un giorno da italiani (sessão de abertura, apresentada pelo produtor, alessandro mascheroni)

QUARTA, 26/11
SALA BNDES

16h: Belluscone, una storia siciliana
18h15: Três corações
20h30: Um dia muito especial

SALA PETROBRAS
19h: A criptonita na bolsa (sessão especial, apresentada pelo Diretor, ivan cotroneo). Filme projetado com legendas em inglês

QUINTA, 27/11
SALA BNDES

16h: Um pombo pousou num galho refletindo sobre a existência
18h15: Contos
20h: A grande beleza (sessão abc, apresentada pelo diretor de Fotografia, luca bigazzi)

SEXTA, 28/11
SALA BNDES

16h: Red amnesia
18h15: Court
20h30: As noites brancas do carteiro

SÁBADO, 29/11
SALA BNDES

16h: La trattativa
18h15: Um dia muito especial
20h30: Um pombo pousou num galho refletindo sobre a existência

SALA PETROBRAS

17h: Un giorno da italiani
19h: Contos

DOMINGO, 30/11
SALA BNDES

16h: Três corações
18h15: As noites brancas do carteiro
20h30: Red amnesia

SALA PETROBRAS
17h: Belluscone. una storia siciliana
19h: Court

SINOPSES DOS FILMES

UM POMBO POUSOU NUM GALHO REFLETINDO SOBRE A EXISTÊNCIA

En duva satt på en gren och funderade på tillvaron
Suiça/Noruega/França/Alemanha| 2014 | 100 min.
Dir.: Roy Andersson
Sinopse: Como Don Quixote e Sancho Panza dos tempos atuais, Sam e Jonathan, dois vendedores ambulantes de novidades esdrúxulas, nos levam a uma viagem caleidoscópica e errante através da condição humana. Uma viagem que nos mostra a beleza de momentos únicos, a mesquinhez e o vazio de outros, o humor e a tragédia que está em nós, a grandeza e a fragilidade da vida.

*Leão de Ouro (Melhor Filme) no Festival de Veneza 2014.
Classificação: 16 anos

AS NOITES BRANCAS DO CARTEIRO
Belye nochi pochtalona alekseya tryapitsyna
Russia | 2014 | 110 min
Dir.:Andrei Konchalovsky
Sinopse: Num vilarejo russo distante de tudo, a única maneira de alcançar o continente é atravessando um lago de barco. O lugar é uma espécie de comunidade fechada, onde apesar das tecnologias modernas as pessoas ainda vivem como no período neolítico. Não há governo ou qualquer tipo de serviço social ou emprego. Um carteiro se torna a única ligação com o mundo exterior. Ele se apaixona por uma mulher do vilarejo. Ela resolve fugir, e se muda para a cidade.

*Leão de Prata (Melhor Direção) no Festival de Veneza 2014.

Classificação: 18 anos
CONTOS Ghesseha (tales)
Rakhshan Banietemad | Irã | 2014 | 88 min
Sinopse:“Contos” é a história das vidas de homens e mulheres que sempre precisaram lutar para conquistar seus direitos: cineastas, trabalhadores, intelectuais, funcionários públicos etc. O raio de luz de amor e esperança irá iluminar suas vidas? Este filme é uma espécie de retorno da aclamada diretora iraniana ao universo de personagens retratados em algumas de suas obras anteriores, em documentário e ficção.

*Prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza 2014.

Classificação: 12 anos

COURT [12 ANOS]

Court

India | 2014 | 116 min

Dir.:Chaitanya Tamhane

Sinopse: O filme investiga o mundo da magistratura indiana. O cadáver de um homem que trabalha nos esgotos é encontrado em um bueiro de Mumbai. Um cantor folk é chamado para depor no tribunal por favorecimento ao suicídio. Ele é acusado de tocar uma música que levou o trabalhador a cometer o gesto de loucura. Como se desenvolve o processo e a vida pessoal dos advogados e do juiz envolvido é o que interessa ao olhar deste jovem diretor indiano.

*Prêmio de Melhor Filme da Mostra Horizontes e Prêmio de Melhor Filme de Diretor Estreante, no Festival de Veneza 2014

Classificação: 12 anos

BELLUSCONE. UNA STORIA SICILIANA

Belluscone. una storia siciliana

Itália | 2014 | 95min

Dir.: Franco Maresco

Sinopse: O filme conta três derrotas: a política e humana de um Berlusconi já no seu “crepúsculo”; a de Ciccio Mirra, apoiador incondicional de Berlusconi, enraizado numa velha cultura dura de morrer; e a artística, do realizador, numa Itália que se reconheceu durante longo tempo na “cultura berlusconiana” e, provavelmente, continua a reconhecer-se.

*Prêmio Especial do Júri da Mostra Horizontes, no Festival de Veneza 2014.

Classificação: 12 anos

RED AMNESIA

Chuangru zhe

China | 2014 | 110 min.

Dir.:Wang Xiaoshuai

Sinopse: Apesar de todos os esforços de sua família para contê-la, Deng é uma teimosa viúva que passa os dias se preocupando excessivamente com seus dois filhos já crescidos e com a mãe idosa, que vive em um asilo e já não a reconhece. Sua única companhia é o fantasma do marido recém-falecido, até que um dia estranhos telefonemas anônimos começam a assombrar sua rotina. Deng então precisa descobrir se as ligações são fruto de sua imaginação ou se alguém de fato deseja lhe fazer mal.

Classificação: 14 anos

TRÊS CORAÇÕES

Trois coeurs

França | 2014 | 106 min.

Dir.: Benoit Jacquot

Sinopse: Após perder seu trem noturno de volta a Paris, Marc conhece Sylvie em uma pequena cidade francesa. O encontro revela aos dois uma surpreendente afinidade e, juntos, eles andam pelas ruas até o amanhecer conversando sobre tudo. No dia seguinte, Marc toma o primeiro trem de volta, não sem antes marcar um encontro com Sylvie em Paris alguns dias depois. No dia do encontro, porém, Marc não pôde aparecer. Em sua subsequente busca por Sylvie, ele conhece outra mulher, Sophie.

Classificação: 14 anos

UN GIORNO DA ITALIANI

Un giorno da italiani

itália | 2014 | 90 min.

Dir.: gabriele salvatores

Sinopse: Un Giorno da Italiani (Italy in a Day) é a edição italiana, curada por Gabriele Salvatores, de um projeto de Ridley Scott: foi pedido aos italianos que enviassem vídeos rodados (com telecâmeras, smartphones,câmera fotográfica, ou qualquer outro meio) durante 24 horas no dia 26 de outubro de 2013. Desejos, sonhos, medos, reflexões, qualquer coisa considerada importante naquele dia, ou então, simplesmente, aquilo que avistavam da janela. Un Giorno da Italiani (ITALY IN A DAY) é a primeira experiência italiana de filme coletivo, onde o material narrativo (imagens e pensamentos) foi fornecido por qualquer pessoa interessada e a organização da história confiada a uma pessoa do ofício. Não é um social network, mas um social movie realizado com emoção, respeito, responsabilidade e sem renunciar ao ponto de vista pessoal da realidade.

Classificação: 10 anos

LA TRATTATIVA

La trattativa

Itália | 2014 | 108 min

Dir.: Sabina Guzzanti

Sinopse: O que está por trás de “The State-Mafia Project”? Concessões dadas pelo Estado para a Máfia, em troca do fim do derramamento de sangue? Quem é o culpado pelo assassinato de Falcone e Borsellino? O que sabemos sobre a coexistência da Máfia e a política italiana? Entre a Máfia e a Igreja Católica? Entre a Máfia e a Polícia? Um grupo de atores dá vida aos episódios mais relevantes do evento conhecido por “State-Mafia Pact”, com o propósito de revelar a verdade sobre as negociações entre o governo italiano e a Máfia. Um dos momentos mais intrigantes de nossos tempos é trazido à vida neste filme apaixonante.

Classificação: 12 anos

UM DIA MUITO ESPECIAL

Una giornata particolare

Itália | 1977 | 106 min.

Dir.: Ettore scola

Sinopse: Roma, 6 de maio de 1938. Benito Mussolini e Adolf Hitler se encontraram para selar a união política que, no ano seguinte, levaria o mundo à 2ª Guerra Mundial. Praticamente toda a população vai ver este acontecimento, inclusive o marido fascista de Antonietta (Sophia Loren), uma solitária dona de casa que acidentalmente conhece Gabriele (Marcello Mastroianni), seu vizinho, quando seu pássaro de estimação foge e ela o encontra pousado na janela do vizinho. Antonietta nunca falara com Gabriele, demitido da rádio onde trabalhava por ser homossexual. Gradativamente os dois desenvolvem um tipo muito especial de amizade.

*Prêmio de Melhor Obra Restaurada no Festival de Veneza 2014.

Classificação: 14 anos

A GRANDE BELEZA

La grande bellezza

Itália/França | 2013 | 142 min.

Dir.:Paolo Sorrentino

Sinopse: Em Roma, durante o verão, o escritor Jap Gambardella (Toni Servillo) reflete sobre sua vida. Aos 65 anos de idade, Jap não concluiu nenhum novo livro desde o sucesso do romance “O Aparelho Humano”, escrito há mais de uma década. Desde então, sua vida se passa entre as festas da alta sociedade, os luxos e os privilégios da fama. Quando se lembra de um amor inocente da juventude, Jep cria forças para mudar sua vida, e talvez voltar a escrever.

*O filme recebeu o Golden Globe e o Oscar de melhor Filme Estrangeiro.

Classificação: 14 anos

A CRIPTONITA NA BOLSA

La kryptonite nella borsa

Italia | 2011 | 98 min

Dir.: ivan crotoneo

Sinopse: Nápolis, 1973. Peppino é o membro mais novo da família Sansone. Quase dez anos de complexo pela forte miopia e uma grande admiração pelo primo estranho que acredita ser o Super Homem. Depois da morte do primo, o pequeno Peppino começa a imaginar a presença do super-herói de nariz aquilino e sotaque napolitano, e faz do fantasma seu melhor amigo. Quando sua mãe, Rosária, entra em depressão, depois de descobrir a traição do marido, será Peppino, mais do que os jovens tios inconscientes, ou os três pintinhos que o pai lhe deu, a ensinar-lhe como encontrar seu próprio lugar no mundo.

Classificação: 14 anos

SERVIÇO

Encontro de coprodução FILMCUP 2014 – BRASIL & ITÁLIA : DE 25 A 27 DE NOVEMBRO
NA CINEMATECA BRASILEIRA
LARGO SENADOR RAUL CARDOSO, 207
PROGRAMAÇÃO GRATUITA

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 24 novembro, 2014 12:21


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook