Canal Futura exibe programação especial durante o mês do Empreendedorismo

Com aproximadamente 40 milhões de empreendedores, o Brasil é o quarto país que mais empreende, ficando atrás somente da China, da Índia e da Nigéria. Para motivar quem quer dar o primeiro passo em direção ao próprio negócio e estimular iniciativas criativas que gerem novas oportunidades, o canal Futura apresenta, no mês do Empreendedorismo, uma programação especial em parceria com o  Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Do jornalismo às séries documentais, o Canal abordará o tema com base em de histórias reais e inspiradoras, ao mesmo tempo em que acontece a Semana Global do Empreendedorismo em 140 países – entre eles, o Brasil – simultaneamente.

A partir de hoje (19), o Futura exibe uma nova série de interprogramas, “Microempreendedores Individuais: Gestão é Sucesso”, que mostra a história de empreendedores brasileiros, como a capixaba Regina Celia, de Vila Velha (ES). Ela produz e comercializa o Sabão Lelê, e trabalhou por um ano e meio na informalidade antes de fazer parte do grupo de se tornar uma microempreendedora individual (MEI). “Eu não podia emitir notas, e por isso perdi muitas vendas. Eu me preparei para ser uma Microempreendedora Individual”, afirma Regina.

Também em parceria com o Sebrae, o #projetoempreender, outro destaque da programação especial, apresenta a história de 78 jovens, entre 13 e 24 anos, de diferentes lugares do país, que criaram produtos e serviços com grande potencial, a partir de sua própria vivência pessoal. Eles atuam em diversos segmentos, como música, moda, artes visuais, gastronomia e digital. O #projetoempreender contempla ainda interprogramas de animação, de um minuto cada, com orientações e dicas para montar o seu próprio negócio. O objetivo é levar ao público, de forma simples e bem-humorada, conceitos e conhecimentos sobre empreendedorismo, como a necessidade de pesquisa de mercado para alavancar o negócio e as diferentes formas de registrar uma empresa.

Na internet, o público poderá acessar o jogo CDF – Clube Desafio Futura. Por meio de perguntas e respostas, os internautas testarão conhecimentos sobre empreendedorismo em sala temática específica, de maneira lúdica e divertida. Totalmente interativo, o jogo reproduz um programa de auditório, no qual o jogador cria o seu próprio avatar para participar do quiz. É possível enviar perguntas para o acervo do jogo e há um ranking que classifica o melhor jogador da semana ou mês. Basta acessar: www.cdf.org.br

De 24 a 28 de novembro, o Jornal Futura apresenta a série de reportagens “Empreendedorismo”. São cinco matérias sobre encadeamento produtivo nas micro e pequenas empresas, cooperativismo empreendedor, empreendedorismo social, start-ups no Brasil e empreendedorismo aliado à sustentabilidade, com dicas de como as empresas podem reduzir desperdícios e gastos com medidas simples. No dia 25 (terça-feira), o programa “Sala Debate” também abordará o tema.

A Semana Global do Empreendedorismo acontece simultaneamente em 140 países e o Futura tem o objetivo de estimular iniciativas criativas que gerem novas oportunidades de negócios.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA O MÊS DO EMPREENDEDORISMO:

JORNAL FUTURA 

  • Encadeamento produtivo, dia 24/11 (segunda-feira)

As grandes empresas contribuem com o sucesso e desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, ao contratá-las como fornecedoras.  É uma cadeia produtiva solidária onde as grandes ajudam as pequenas. A reportagem “Encadeamento produtivo” mostra como funciona uma dessas cadeias.

  • Cooperativismo empreendedor, dia 25/11 (terça-feira)

As cooperativas ajudam grupos de pessoas a se qualificar para empreender junto. A reportagem “cooperativismo empreendedor” apresenta exemplos de cooperativas que conseguiram trazer renda por meio de seu modelo de gestão coletiva.

  • Empreendedorismo social, dia 26/11 (quarta-feira)

Os empreendedores sociais e os agentes de transformação (changemakers) espalhados por todo o mundo podem catalisar mudanças reais, inspirando outras pessoas a contribuir para uma realidade social mais justa, empática e sustentável. Estes empreendedores lutam por  causas sociais e utilizam os valores do empreendedorismo para fazer acontecer. A matéria “Empreendedorismo social” mostra um case sugerido pela rede da Ashoka, organização social global que, desde 1981, seleciona e apoia empreendedores sociais de todo o mundo, colaborando para o fortalecimento de suas causas e para a expansão de seus projetos.

  • Empreendedorismo e Start-up no Brasil, dia 27/11 (quinta-feira)

Cada vez mais, o ecossistema nacional de start-ups se torna mais maduro e se aproxima de grandes centros de inovação como o do Vale do Silício. No entanto, ainda há diferenças culturais, questões tributárias e deficiências dos próprios empreendedores. A reportagem “Empreendedorismo e Start-up no Brasil” faz uma análise sobre o atual momento das start-ups no país, mostrando as dificuldades e os desafios, apontando possíveis soluções.

  • Empreendedorismo e sustentabilidade – dia 28/11 (sexta-feira)

As micro e pequenas empresas podem reduzir o desperdício de matéria-prima e de recursos com alguns ajustes simples. A matéria “Empreendedorismo e sustentabilidade” mostra medidas que podem ser tomadas em cinco áreas da administração de negócios.

JORNAL FUTURA

Segunda-feira a Sexta-feira, às 17h
Reprise: Terça-feira a Sábado 00h e
Segunda-feira a Sexta-feira 07h10min
Duração: 30 min

SALA DEBATE

Empreendedorismo, dia 25 (terça-feira), às 21h
Participação da superintendente de Produtos Educacionais do Senac RJ, Ana Paula Alfredo.

MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS: GESTÃO É SUCESSO
Ao longo da programação do Canal Futura, a partir do dia 17/11
10 episódios
Duração: 2 minutos

#PROJETOEMPREENDER
quartas-feiras, 16h30
Reprises: sábados, 16h
Duração: 30 minutos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *