Galeria Scenarium promove exposição inédita de azulejos

A Galeria Scenarium, na Rua do Lavradio, recebe, a partir do dia 05 de novembro, a exposição “Azul Cobalto – Azulejos e Memórias”.  Inédita, a mostra foi elaborada a partir da Coleção Nelson Torzecki, garimpada, ao longo de mais de 20 anos por um dos sócios do Grupo Scenarium (Rio Scenarium, Mangue Seco, Santo Scenarium e Galeria Scenarium), o empresário Nelson Torzecki.

Com curadoria da arquiteta Cristina Lódi e consultoria da especialista em azulejaria portuguesa, Dora Alcântara, a exposição é composta por cerca de 100 painéis estruturados a partir de três mil peças que vão do século XVI ao XX, algumas nunca expostas anteriormente. A promoção é do Instituto Rio Scenarium, o braço social do Grupo Scenarium.

Ocupando dois andares do casarão revitalizado da Rua do Lavradio, a mostra apresentará, pela primeira vez no Brasil, o uso eclesiástico da azulejaria, a utilização em fachadas, principalmente nas cidades portuárias do país, o azulejo art nouveau no Centro do Rio Antigo e a apropriação da azulejaria na arquitetura moderna.

“Propomos essa exposição como um exercício ao visitante, feito um quebra cabeça gigante, com ilustrações dos lugares, das fábricas e ambientes onde as peças da coleção se encaixam ou são contextualizadas, como memórias que se materializam no presente”, ressalta o colecionador Nelson Torzecki.

Entre os destaques do acervo, estão as coleções da azulejaria holandesa de motivo isolado, dos séculos XVII ao XX. Serão expostos também azulejos produzidos em diferentes países, como França, Bélgica, Portugal, Alemanha, Inglaterra, entre outros.

O público poderá perceber a evolução do estilo destes objetos, que marcaram a arquitetura brasileira desde o século XVI, como os azulejos barroco e rococó, elaborados em Portugal nos séculos XVIII e XIX. Além disso, fazem parte da mostra painéis de azulejos belgas, franceses, portugueses e alemães do final do século XIX e início do XX, que, até hoje, compõem fachadas de construções do Rio de Janeiro, Belém, São Luís e Recife, nos estilos eclético, Art Noveau e Art Déco.

Representando a fase moderna da azulejaria nacional, serão expostos trabalhos em azulejos e ladrilhos de Ivan Serpa, Anísio Medeiros e Burle Marx. Por fim, o tema da azulejaria no período contemporâneo será apresentado nos trabalhos de Adriana Varejão, Jorge Selarón e o Coletivo Carioca Muda.

A exposição faz parte de um ambicioso projeto educativo, que inclui, até fevereiro de 2015, uma série de atividades pedagógicas voltadas para os públicos infanto-juvenil e universitários, além do público em geral.

A partir da próxima quinta-feira, dia 06 de novembro, acontecerão também mesas redondas com profissionais renomados, palestras, exercícios lúdicos e oficinas de conservação e criação de azulejos. As inscrições podem ser feitas no site www.galeriascenarium.com.br

“O objetivo desse projeto educativo é eternizar memórias, ao aproximar o público do universo da azulejaria, além de trazer para a realidade do expectador os processos de recuperação de peças antigas que ajudem no entendimento sobre o universo do azulejo, tão presente no patrimônio arquitetônico carioca e brasileiro”, explica Cristina Lodi, curadora do projeto.

SERVIÇO
Galeria Scenarium – “Azul Cobalto – Azulejos e Memórias”
Abertura da exposição: 05 de novembro
Horário: 13h às 19h
Horário: De terça a sábado
Endereço: Rua do Lavradio, nº 15, Centro Antigo, Rio de Janeiro/RJ
Contato: (21) 2252-9138 (novo número)
www.galeriascenarium.com.br
Entrada gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *