Cartografia de Direitos Humanos apresenta “(RE) Conhecer… Para nunca esquecer”

A cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância promove, em parceria com o Ministério Público Federal de São Paulo, a ação (Re) Conhecer… Para nunca esquecer do projeto Direitos Humanos na Cidade de São Paulo. Diversos painéis que retratam os 50 anos do golpe militar de 1964 instalados na entrada da Procuradoria Regional da República da 3ª Região (PRR-3) integram a mostra “(Re)conhecer…para Nunca Esquecer”, em cartaz até dezembro.

O objetivo da exposição, que conta com coordenação geral de Rossana Rocha Reis e curadoria de André Bueno e Gejo, é incentivar o compromisso com a justiça, a memória e a verdade. Oito grafiteiros da capital assinam os painéis – Alexandre Puga, Álvaro Azzan, Fredone Fone, Gejo, Helder Holiveira, Mauro Neri da Silva, Marilena Grolli e Tota.

Sobre o Projeto – Direitos Humanos na Cidade de São Paulo

“Cartografia de Direitos Humanos de São Paulo” é um projeto proposto pela Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos Democracia e Tolerância, sediada no Instituto de Estudos Avançados, em parceria com o Centro Universitário Maria Antônia da Universidade de São Paulo. Por meio de diversas linguagens artísticas, a iniciativa busca estimular a sociedade a entender o significado dos direitos humanos e, ao mesmo, tempo conhecer a história das lutas e das conquistas por direitos humanos que marcaram a cidade.

Sob a coordenação da professora Rossana Rocha Reis, do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e com a coordenação executiva de Rafael Borsanelli, chefe da Divisão de Comunicação do Instituto de Estudos

Avançados da Universidade de São Paulo, o projeto tomou forma e traz em seu bojo uma metodologia que aproxima o público do assunto de maneira reflexiva.

Para reunir as informações deste trabalho, está sendo lançado o site www.cartografiadh.usp.br,  com entrevistas em vídeo com jornalistas, militantes sociais e ativistas que vivenciaram a prática dos direitos humanos em São Paulo. O site traz, ainda, um mapeamento – a cartografia  – de marcos espalhados pela metrópole que relembram e indicam os cenários associados à defesa dos direitos humanos.

Nesse sentido, a cartografia mostra-se como uma importante ferramenta da plataforma digital. Dessa maneira, o público terá acesso a um conteúdo com referências que permitem conhecer o que são e quais são as histórias de luta pelos direitos na capital.

SERVIÇO
(RE)CONHECER … PARA NUNCA ESQUECER
Data: Até – dez/2014 – 14:00
Procuradoria Regional da República da 3ª Região (PRR-3)
Endereço: Av. Brigadeiro Luis Antônio, 2.020
Ingresso: Entrada gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *