Mostra de cinema ambiental exibe seis filmes que discutem sustentabilidade

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 22 outubro, 2014 10:06

Mostra de cinema ambiental exibe seis filmes que discutem sustentabilidade

A partir desta quinta, dia 23 de outubro, cinco documentários e uma animação entram em cartaz no Sesc Campinas com um tema em comum: a preocupação com o meio ambiente. As produções, selecionadas pela 3º Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que aconteceu em março deste ano em São Paulo (SP), itineram por Campinas de 23 de outubro a 2 de novembro no telão do Sesc. As sessões gratuitas começam às 19h30 (com exceção do domingo, dia 2/11, quando a animação ‘Zarafa’ será exibida às 11h30 da manhã) e os ingressos gratuitos serão distribuídos pela Central de Atendimento do Sesc no dia de cada exibição.

Com realização da ONG Ecofalante e do Sesc, a mostra estimula a reflexão sobre temas socioambientais da atualidade ao reunir uma diversificada produção cinematográfica sobre assuntos do cotidiano de diversos lugares do planeta, como energia nuclear; uso de animais como cobaias; organismos geneticamente modificados; urbanismo e a vida nas grandes cidades; extração de recursos naturais por grandes corporações e suas consequências para o meio ambiente e para comunidades; localidades remotas e a dificuldade cada vez mais premente de manter tradições junto às novas gerações que querem ganhar o mundo e frente aos dilemas impostos pelas transformações do meio ambiente.

Sesc Campinas-3ºMostra Ecofalante de Cinema Ambiental-02

Confira a seguir a programação completa da itinerância da 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental:

DIA 23 :: Deserto Verde 
(Desierto Verde. Argentina, 2012, 84 minutos. Documentário. Direção: Ulises de la Orden. Com Sofía Gatica, Gilles-Eric Seralini, Raúl Montenegro). Classificação indicativa: 12 anos. Os ingressos (limitados) serão distribuídos pela Central de Atendimento no dia da atividade.

Apesar de prejudiciais à saúde, o uso de pesticidas na produção agrícola tem mais de um século e só cresce a cada dia. Esta produção quer mostrar que existem maneiras de se criar riqueza, produzir alimentos e exportar para o mundo sem intoxicar os consumidores.

Data: dia 23. Quinta, 19h30.
Local:
Teatro do Sesc Campinas
GRÁTIS

DIA 24 :: Blackfish – Fúria Animal
(Blackfish.
EUA, 2013, 82 minutos. Documentário. Direção: Gabriela Cowperthwaite). Classificação indicativa: 14 anos. Os ingressos (limitados) serão distribuídos pela Central de Atendimento no dia da atividade.
Conheça a história de Tilikum, a principal baleia orca do parque SeaWorld, em Orlando, nos Estados Unidos, responsável pela morte de três pessoas. O filme explora o comportamento da espécie, o tratamento cruel no cativeiro, além de recuperar as trajetórias e mortes dos treinadores, pilares de uma indústria multibilionária.

Data: dia 24. Sexta, 19h30.
Local:
Teatro do Sesc Campinas
GRÁTIS

DIA 28 :: A Escala Humana
(The Human Scale. Dinamarca, 2012, 83 minutos. Documentário. Direção: Andreas M. Dalsgaard. Com Jan Gehl). Classificação indicativa: 12 anos. Os ingressos (limitados) serão distribuídos pela Central de Atendimento no dia da atividade.
Até 2050, as grandes metrópoles devem abrigar 80% da população mundial. Jan Gehl, que estudou o comportamento humano em cidades ao longo de 40 anos, revela como as metrópoles repelem a interação humana e argumenta que é possível construir cidades levando em consideração necessidades humanas, como inclusão e intimidade.

Data: dia 28. Terça, 19h30.
Local: Teatro do Sesc Campinas
GRÁTIS

DIA 29 :: Amazônia Desconhecida
(Brasil, 2013, 71 minutos. Documentário. Direção: Daniel Augusto e Eduardo Rajabally). Classificação indicativa: 12 anos. Os ingressos (limitados) serão distribuídos pela Central de Atendimento no dia da atividade.
O filme acompanha o cotidiano de grupos sociais que lutam por seu espaço na Amazônia brasileira, como índios, fazendeiros, sem terra e garimpeiros, com o objetivo de mapear o perfil e as consequências da ocupação humana daquela região.

Data: dia 29. Quarta, 19h30.
Local: Teatro do Sesc Campinas
GRÁTIS

DIA 30 :: Ecumenópolis – A Cidade Sem Limites
(Ecumenopolis: City Without Limits. Turquia/ Alemanha, 2011, 93 minutos. Documentário. Direção: Imre Azem). Classificação indicativa: 12 anos. Os ingressos (limitados) serão distribuídos pela Central de Atendimento no dia da atividade.
O filme conta a história de Istambul e outras megacidades em um caminho neoliberal em direção à destruição. Ele acompanha a história de uma família migrante da demolição de seu bairro numa luta contínua pelo direito à moradia.

Data: dia 30. Quinta, 19h30.
Local: Teatro do Sesc Campinas
GRÁTIS

DIA 2 de NOV :: Zarafa
(França/Bélgica, 2012, 78 minutos. Animação. Direção: Rémi Bezançon e Jean-Christophe Lie. Com Max Renaudin, Simon Abkarian, François-Xavier Demaison).
Classificação indicativa: livre. Os ingressos (limitados) serão distribuídos pela Central de Atendimento no dia da atividade.
Sob a sombra de um baobá, um velho conta às crianças a história de amizade entre Maki, de apenas 10 anos, e Zarafa, uma girafa órfã. O animal foi dado ao rei francês Charles X por Muhammad Ali, do Egito. Em meio a uma longa jornada que vai do Sudão até Paris, Maki e Zarafa vivem diversas aventuras. Livre.
Data:
dia 2 de novembro. Domingo, 11h30.
Local:
Teatro do Sesc Campinas
GRÁTIS

SERVIÇO
Evento: Itinerância 3ª MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA AMBIENTAL
Data: 23 de outubro a 2 de novembro. Terça a sexta, às 19h30. Domingo, às 11h30.
Local: Teatro do Sesc Campinas.
Endereço: R. Dom José I, 270 – Bonfim, Campinas – SP, 13070-741
Classificação etária: 12 anos
Os ingressos (limitados) serão distribuídos pela Central de Atendimento no dia da atividade.
Informações para o público: (19) 3737-1500
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 22 outubro, 2014 10:06


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook