SESC SÃO CARLOS traz mostra que faz reflexão sobre temas socioambientais

Buscando conscientizar a população para assuntos ligados à natureza, o SESC SÃO CARLOS inicia nesta terça (21) a Itinerância da 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. O projeto apresenta exibição de filmes e documentários que abordam o assunto, abaixo você confere a programação!

Itinerância da 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental
Realizada pela ONG Ecofalante e pelo Sesc, reúne diversificada produção cinematográfica sobre assuntos do cotidiano de diversos lugares do planeta. Os filmes pretendem estimular a reflexão sobre temas socioambientais da atualidade.

Floresta dos Espíritos Dançarinos (Forest of the Dancing Spirits)
Linda Västrik CANADÁ / SUÉCIA, 2013, DVD, 104′

Akaya, Kengole, Dibota, seus amigos e família são caçadores-coletores (e também grandes contadores de histórias), que nos guiam através do seu mundo na floresta tropical da bacia do Congo. Eles explicam suas origens, mitos e o sentido bastante espiritual que dão à vida. Sua religião é lúdica e muito criativa para lidar com as questões profundamente sérias da vida e da morte, e pode ser a mais antiga religião praticada hoje.

Dia 21/10, terça, às 19h30. Teatro. GRÁTIS. Programação integrante da Sessão São Cines

Sinfonia do Solo (Symphony of the Soil)
Deborah Koons Garcia EUA, 2012, DVD, 104′

O filme analisa nossa relação com o solo, seu uso e abuso na agricultura, desmatamento e desenvolvimento, e as últimas pesquisas científicas sobre o papel fundamental do solo na melhoria das questões ambientais mais desafiadoras de nosso tempo.

Dia 2/11, domingo, às 17h. Teatro. GRÁTIS.

Deserto Verde (Green Desert)
Ulises de la Orden ARGENTINA, 2013, DVD, 84′

O uso de produtos químicos na produção agrícola tem mais de um século. Diferentes pesticidas têm sido utilizados, sempre escondendo seus efeitos prejudiciais à saúde. Mas o enorme avanço das fronteiras agrícolas levou o uso dessas substâncias a uma situação de abuso. Existem maneiras de se criar riqueza, produzir alimentos e exportar para o mundo sem nos intoxicar.

Dia 2/11, domingo, às 19h. Teatro. GRÁTIS

A Escala Humana (The Human Scale)
Andreas M. Dalsgaard DINAMARCA, 2012, DVD, 83′

50% da população mundial vive em áreas urbanas. Até 2050 esse número chegará a 80%. Viver em uma megacidade é tão encantador quanto problemático. Mas por quê? O arquiteto e professor dinamarquês Jan Gehl estudou o comportamento humano em cidades ao longo de 40 anos. Ele documentou como cidades modernas repelem a interação humana e argumenta que podemos construir cidades de uma forma que levando em consideração necessidades humanas de inclusão e intimidade.

Dia 9/11, domingo, às 17h. Teatro. GRÁTIS
Ecumenópolis: A Cidade Sem Limites (Ecumenopolis: City Without Limits)

Imre Azem TURQUIA / ALEMANHA, 2011, DVD, 93′
O filme conta a história de Istambul e outras megacidades em um caminho neoliberal em direção à destruição. Ele acompanha a história de uma família migrante da demolição de seu bairro à sua luta contínua pelo direito à moradia.

Dia 9/11, domingo, às 19h. Teatro. GRÁTIS

SERVIÇO
Evento: Itinerância da 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental
Data: 21 de Outubro, 02 e 11 de Novembro – | Horário: 19h
Local: Teatro do SESC SÃO CARLOS
Endereço: Av. com. Alfredo Maffei, 700 Jd. Gibertoni 13560-649 São Carlos
Classificação etária: 12 anos
Ingressos.: Retirada de ingressos no dia da atividade.
Informações para o público: (016) 3373-2333

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *