‘Xenia’ e ‘De Gravata e Unha Vermelha’ são os grandes vencedores do Prêmio Félix no Festival do Rio 2014

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 17 outubro, 2014 11:13

‘Xenia’ e ‘De Gravata e Unha Vermelha’ são os grandes vencedores do Prêmio Félix no Festival do Rio 2014

O Festival do Rio 2014, pela primeira vez em sua história, premia o melhor filme do universo gay. Este ano, dos 350 filmes apresentados, 43 da programação do Festival possuem conteúdo LGBT, sendo considerados 22 longas aptos a disputar o Prêmio Félix, nas categorias melhor ficção e melhor documentário. A cerimônia de entrega da premiação aconteceu no início do mês no dia 6, no Centro Cultural Banco do Brasil.

Como melhor longa de ficção, o premiado foi “Xenia”, dirigido por Panos H. Koutras (Grécia / França / Bélgica, 2014). Já como melhor documentário foi escolhido “De Gravata e Unha Vermelha”, de Miriam Chnaiderman (Brasil, 2014). “Toda Terça-Feira (52 Tuesdays)”, de Sophie Hyde (Austrália, 2014) ganhou o Prêmio Especial do Júri. Os prêmios foram entregues pelo deputado federal Jean Wyllys e pelo ator Mateus Solano.

O júri do Prêmio Félix foi composto por Wieland Speck (presidente do júri e diretor da seção Panorama do Festival de Berlim e cocriador do Teddy Award), João Emanuel Carneiro (roteirista de Central do Brasil e autor da novela Avenida Brasil), Albertina Carri (cineasta e diretora artística do *Asterisco – Festival Internacional de Cinema LGBTIQ de Buenos Aires) e Malu de Martino (diretora de Como Esquecer e Margaret Mee e a flor da lua).

Foram levadas em conta as melhores narrativas, ou seja, o Prêmio selecionou os filmes que apresentaram, aos olhos do júri, mais qualidade e não os mais “gays”. O Prêmio Félix recebeu esse nome por seu significado: “feliz”, “afortunado”, “alegre”, em Latim.

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 17 outubro, 2014 11:13


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook