Museu Imperial inaugura exposição de Chapéus

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 16 outubro, 2014 18:01

Museu Imperial inaugura exposição de Chapéus

A sala de exposição temporária do Museu Imperial inaugurou, neste mês de outubro, a exposição “O Chapéu – Nas coleções do Museu Imperial”, que vai permanecer em cartaz até dezembro. No local estão expostas peças de destaque dentro do acervo do Museu Imperial, tendo peças da Museologia, Arquivo e Biblioteca.

Os 20 chapéus da coleção estão agrupados em dois núcleos; um mais voltado para os chapéus de uso militar e outro de uso civil. Além disso, mais quatro chapeleiras estão em exposição junto com fotografias e quadros a óleo originais e reproduções. “Nós convidamos o público a uma viagem visual que aproxima acervo histórico e artístico à vida de cada passageiro, transformando o visitante em agente ativo da História, pois, quem nunca usou um chapéu?”, afirma e questiona o Diretor do Museu Imperial, professor Maurício Vicente Ferreira Jr.

A exposição possui, ainda, anúncios de lojas do século XIX e trechos da literatura que mostram a importância do chapéu. “O julgamos importante, pois poucos são os objetos que se perpetuam ao longo da história da humanidade, acumulando tantas formas, simbologias e significações. Talvez pela eficiência da sua função mais remota, de simples recurso de proteção para a cabeça, o chapéu tenha alcançado um status de recorrência, assumindo destaque na representação visual de homens e mulheres de diferentes períodos da História, como que um elemento capaz de denunciar o espírito de uma época”, continua refletindo o Diretor.

Segundo o setor de Museologia do Museu Imperial, duas peças possuem destaque nesta exposição. Uma delas é o quepe de Marechal, feito de feltro bordado a fio de ouro, couro e seda e que pertenceu a Gastão de Orleans, o Conde D’Eu, no século XIX. No local, é possível ver, perto da vitrine onde se encontra o objeto, duas reproduções de Conde D’Eu usando um chapéu semelhante.

Outro destaque é o chapéu armado bicorne, peça mais antiga da exposição, usado em eventos de pequena gala, feito de feltro, seda, couro e placa de ouro cinzelado. O objeto possui um distintivo formado pelas três armas de Guerra – Artilharia, Infantaria e Cavalaria e pertenceu a Dom João VI no início do século XIX.

A exposição “O Chapéu – Nas coleções do Museu Imperial” ficará em cartaz na Sala de Exposição Temporária do Museu Imperial até dezembro de 2014.

SERVIÇO
O Chapéu – Nas coleções do Museu Imperial
Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360
E-mail: mimp.faleconosco@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 16 outubro, 2014 18:01


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook