Exposição Memória, Repetição e Outros Fragmentos no Club Athletico Paulistano

A psicanalista, poeta e artista plástica Eliane Accioly Fonseca abre sua primeira mostra individual Memória, Repetição e Outros Fragmentos, composta por 18 telas onde traços fragmentados repetem memórias de encontros e desencontros no cotidiano, assim como de experiências que permeiam a existência de um artista.

Ao aceitar o desafio de fazer sua primeira exposição nesse momento de sua vida, os traços em suas pinturas vêm da forte capacidade intuitiva de uma vida dedicada a ajudar pessoas a encontrar seus próprios caminhos. É uma intuição trabalhada, o que é um paradoxo. Traços não heróicos e uma paleta de cores às vezes delicada, às vezes pujante, refletem as emoções que dominam seu ser ao criar uma obra de arte. A artista, intuitivamente, fragmenta traços, apaga formas, constrói camadas de tempo com cores e pinceladas que se sobrepõem e deixam rastros criando fragmentos de “memórias”.

Nas pinturas de Eliane Accioly Fonseca, predomina a dicotomia sombra e luz, regra primordial no mundo pictórico, onde uma afeta a outra, sendo a luz fundamental, mas inexistente sem a presença da sombra. Na sua paleta, a cor escura varia de tela para tela construindo a luz. A artista opta por tonalidades escuras, médias, e a luminosidade que dialogam.

A artista se considera como um produto de nossa cultura. “Vivemos hoje uma fragmentação do tempo humano, guerras pelo mundo; e, no entanto, o ser humano é bom, criativo e deseja a beleza; as telas não pertencem ao artista; a obra de arte tem vida própria; ela quer ganhar mundo”, define Eliane.

SERVIÇO
Memória, Repetição e Outros Fragmentos
Artista: Eliane Accioly Fonseca
Abertura: 15 de outubro de 2014, quarta-feira, às 19h
Período: 16 a 21 de Outubro de 2014
Local: Club Athletico Paulistano – Sala de Artes Plásticas
Endereço: Rua Honduras, 1400 – Jardim América

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *