Coro Feminino do Coral Lírico de Minas Gerais se apresenta no Museu Inimá de Paula

Canções dos períodos Romântico e Contemporâneo da música coral dão o tom da próxima edição da série Lírico na Cidade, que acontece no Museu Inimá de Paula. O concerto traz audições inéditas de Samuel Barber, Eric Whitacre eLibby Larsen, além de celebrar obras brasileiras de Alberto Nepomuceno, Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Sob regência do maestro Lincoln Andrade, o Coro Feminino do Coral Lírico de Minas Gerais interpreta um mosaico de composições que trazem diferentes representações da mulher, em histórias de amor, culto à natureza, feitiço e sedução.

O concerto tem início com 12 Canções e Romances, de Johannes Brahms. Escrita em 1860, para coro feminino e piano, a peça reúne 12 breves canções de amor e de culto à natureza, com poemas de Johannes Heinrich Voss e Josephvon Eichendorf. Lincoln Andrade explica que Brahms, além do compositor fenomenal, era também um extraordinário maestro de coro e regia corais femininos nas famosas associações culturais alemãs do final do século XIX.

As difíceis provações enfrentadas pelas mulheres ao longo dos séculos também vão ser lembradas nas músicas. A obra do compositor americano Samuel Barber, The Virgin Martyrs, que será interpretada pela primeira pelo CLMG, foi inspirada no poema de Helen Wadell e relata o massacre de mulheres católicas ao longo da história da humanidade. “A peça de Barber faz destas mártires flores celestiais que ornamentam o amor”, aponta Lincoln Andrade.

Também inédita, I just Lightning, da compositora norte americana Libby Larsen é uma adaptação de um canto para evocar o Espírito Divino, com uma súplica para a cura de ferimentos e de males do espírito. A interpretação dessa obra conta com solo da mezzosoprano Luciana Monteiro, que ex-integrante do Coral Lírico de Minas Gerais.

O trabalho do celebrado compositor norte americano Eric Whitacre fecha a lista de peças inéditas. O coro feminino interpreta She Weeps over Rahhon, obra para piano e corne inglês. Nessa peça, as coristas reproduzem o som da chuva que cai no inverno rigoroso do estado de Nevada, nos Estados Unidos. Segundo Lincoln Andrade, “além da onomatopeia do coro feminino, o solo de corne inglês dá a esta obra um ar sofisticado e melancólico”.

SERVIÇO
Coro Feminino do Coral Lírico de Minas Gerais
Série Lírico na Cidade
Data: 16 de outubro (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Museu Inimá de Paula – Rua da Bahia, 1201, Centro – Belo Horizonte
Classificação Livre
Entrada gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *