Banda The Neves lança o CD “Bandas Que Me Lembram Você”

Em conversas com músicos, jornalistas e agitadores da cena independente de Brasília, uma banda é sempre apontada como a mais promissora da capital federal: The Neves. A verdade é que, no DF, o quarteto indie/folk já é uma realidade, com plateia cativa e músicas que viraram hits no underground (lançadas em Nunca Mais, Por Enquanto, o disco de estreia, de 2011). Mas Don Neves (voz, guitarra, violão), Dan Abreu (bateria), Marcus Azevedo (baixo) e Fernando Jatobá (guitarra) voarão mais alto. A garantia disso está em Bandas Que Me Lembram Você, o bem cuidado segundo álbum, conhecido agora, no segundo semestre de 2014.

Há cinco anos, quando deu seus primeiros passos, o The Neves era quase um projeto solo de Don, um artista que calcula já ter colocado no papel mais de 800 músicas, concebidas ao longo de uma trajetória de vida bastante incomum. Filho de um missionário que ajudava na construção de igrejas, Don morou em diversas cidades do país. A vocação para andarilho foi reforçada pelo seu desejo de se profissionalizar como lateral-direito (dizem que o Goiás perdeu um defensor polivalente, com fôlego para apoiar o ataque, sem deixar a zaga desguarnecida). Acontece que, aos 17 anos, o jogador, que passara infância e adolescência ouvindo música gospel e cantando em corais de igreja, foi apresentado ao rock. Num dia de treino no Cabo Verde Futebol Clube, time de Aparecida de Goiânia, o ala deu um migué e vazou com um amigo que manjava de uns conjuntos diferentes, entre eles um tal de Radiohead. O momento em que ouviu “Everything In Its Right Place”, faixa de abertura do álbum Kid A, é descrito por Don como um divisor de águas. O futebol viraria então um lazer e a música popular, sua principal atividade.

Com timbre agudo e grande senso melódico, Don faturou concursos e chamou atenção na primeira temporada do programa The Voice (causou espécie em Lulu Santos ao transformar a clássica “Garota De Ipanema” numa balada folk!). Mas, ainda que tenha planos de um disco solo mais para frente, seu foco é no The Neves e todas as fichas estão em cima de Bandas Que Me Lembram Você. Produzido por Henrique Andrade, que já trabalhou com o Móveis Coloniais de Acaju, o álbum reúne dez canções que têm tudo para cair no gosto de quem acompanha bandas britânicas como Travis e Keane, apesar de ir além dessas comparações. O norte estético já fica claro em “Cartinhas de amor”, primeira música do CD, que gruda na cabeça com seus singelos versos românticos. É um cartão de visitas que parece insuperável. Mas logo o ouvinte terá o mesmo apego por “Senhorita”, que nasceu como uma serenata para a mãe de uma amiga de Don. A faixa desvela outras influências do grupo (Jeff Buckley, Legião Urbana, Coldplay) e chega ao ápice com uma frase em inglês cantada em coro: “you are a beautiful girl…”

Com pegada mais roqueira, “Dias e noites” trata da solidão, sentimento com o qual Don aprendeu a conviver em suas andanças pelo Brasil. O pique de rock antigo é mantido por “Judite”, que cresce com o saxofone matador de Paulo Rogério, companheiro de Fernando Jatobá no Móveis (sim, Jatobá integra as duas formações). Eduardo Borém, outro membro do Móveis, acrescenta acordeão em “Vielas De Algodão”, na qual Don versa sobre amizade. O título do disco foi extraído do refrão de uma música que também flerta com as características mais remotas do rock and roll: “Na Verdade”. “Falar de amor” é a mais pesada do disco, mas não chega a ser heavy metal (ainda que Don não esconda que ouviu muito a vertente mais melódica do estilo, especialmente pela identificação vocal). Já a intensidade de “Desejo proibido” remete a U2 – e que isso não seja entendido como uma ofensa ao baixista Marquinho, que toca mais que Adam Clayton, obviamente.

O lado b do disco revela um interesse do The Neves no universo dito brega. “Prejuízo” tem um pé lá, ainda que seja um brega já filtrado pelo rock, algo que a Graforréia Xilarmônica sempre perseguiu (não por acaso, “Prejuízo” lembra “Baby”, da banda gaúcha). “Antes que o sol te leve daquii” dá números finais ao álbum numa levada acústica, com direito a piano, deixando um gostinho de quero mais. Bandas Que Me Lembram Você tem esse defeito horrível: quando você menos espera, ele acaba. O único movimento possível então é voltar até “Cartinhas de amor” e ouvir tudo de novo.

“BANDAS QUE ME LEMBRAM VOCÊ” – DISPONÍVEL EM LINKS:

  • iTunes: https://itunes.apple.com/album/id924562610
  • ONErpm: https://onerpm.com.br/#/disco/album&album_number=240614140
  • Deezer: http://www.deezer.com/album/8795359
  • Rdio: http://www.rdio.com/artist/The_Neves/album/Bandas_Que_Me_Lembram_Você/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *