OSB apresenta concerto gratuito na Zona Portuária

No próximo dia 26 de setembro, às 20h, a Orquestra Sinfônica Brasileira realiza um concerto inserido no projeto “Docas Dom Pedro II, um patrimônio da região portuária a revelar”, que abre as comemorações pelos 21 anos do programa “Ação da Cidadania”. A apresentação intitulada “Concerto da Cidadania” e que acontece no Centro Cultural Ação da Cidadania, terá regência do maestro Jésus Figueiredo e participação do Coro Sinfônico da Associação de Canto Coral. No repertório três obras expressivas de importantes compositores brasileiros: “Quatro Momentos nº3”, de Ernani Aguiar; “Bachianas Brasileiras nº4 – Prelúdio”, de Villa-Lobos; e “Missa em mi bemol maior”, de Padre José Maurício Nunes Garcia. Esta última com participação dos solistas Juliana Franco (soprano), Lara Cavalcanti (mezzo soprano), Jacques Rocha (tenor), e Fabrízio Claussen (barítono). A entrada é gratuita.

Abrindo o concerto, os músicos interpretam a obra “Quatro Momentos nº3”, do compositor, maestro e violista mineiro Ernani Aguiar. Em seguida, é a vez do Prelúdio (introdução) de “Bachianas Brasileiras nº4”, de Villa-Lobos, composta para piano a partir de 1930 e estreada apenas em 1939. No ano de 1941 foi orquestrada, com a primeira interpretação neste novo formato no ano seguinte, no Rio de Janeiro, pela Orquestra do Theatro Municipal com regência do próprio compositor.

Fechando o espetáculo comemorativo, a OSB toca a consagrada e uma das mais notáveis obras de Padre José Maurício Nunes Garcia, “Missa em mi bemol maior”, composta em 1801. A escolha da obra para o concerto em homenagem à história da Zona Portuária vai além de sua importância no cenário musical clássico, já que Padre José Maurício era carioca e nasceu na região portuária, desenvolvendo uma relação próxima com o bairro.

SERVIÇO
Orquestra Sinfônica Brasileira
Data: 26 de Setembro
Horário: 20h
Centro Cultural Ação da Cidadania (Galpão da Cidadania)
Endereço: Av. Barão de Tefé, 75
Entrada Gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *