VENTOS DE AGOSTO marca presença em importantes FESTIVAIS INTERNACIONAIS

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 18 setembro, 2014 11:00

Dirigido por Gabriel Mascaro (Doméstica), VENTOS DE AGOSTO, que será exibido no Festival de Brasília, em 21 de setembro, foi selecionado para o 62º Festival de Cinema de San Sebastian como parte da competição “Horizontes Latinos”. O festival espanhol, que esse ano homenageia o ator Denzel Washington, acontece entre os dias 19 e 27 de setembro.

Ventos de Agosto-Official Poster Banner PROMO-18SETEMBRO2014-02 Ventos de Agosto-Official Poster Banner PROMO-18SETEMBRO2014-03 Ventos de Agosto-Official Poster Banner PROMO-18SETEMBRO2014-04

Logo em seguida, o filme viaja para a América do Norte, também convidado para competir na categoria “Novos Diretores”, no 33o Festival Internacional de Cinema de Vancouver. O evento que acontece do dia 25 de setembro ao dia 10 de outubro, recebe filmes vindos de todas as partes do mundo e exibirá VENTOS DE AGOSTO.

Ainda, no dia 11 de outubro, o longa volta a concorrer na Europa, em mais um festival internacional, pois foi igualmente selecionado para o 58o Festival Internacional de Cinema de Londres, que com quase 250 filmes, ocorre de 9 à 19 de outubro. A famosa revista inglêsa “Sight and Sound” publicou matéria sobre o Festival de Locarno, destacando o fato do festival descobrir novos talentos internacionais, mencionando Gabriel Mascaro e VENTOS DE AGOSTO como a grande descoberta do festival! “…VENTOS DE AGOSTO de Gabriel Mascaro – uma fantasiosa, misteriosa contemplação da morte e do passar do tempo, filmada em uma isolada ilha da costa brasileira. Mascaro combina perfeitamente a observação não ficcional da vida rural e do mundo natural, com um silencioso drama – o desejo de fuga de uma mulher que veio da cidade e tem de cuidar da avó, a obsessão de seu namorado com um corpo engolido pelas ondas, um meteorologista estrangeiro que de repente desaparece. O resultado é um onírico, mas não demasiado enigmático conto, com uma notável design do som e da imagem.”. Além disso, o critico de cinema da revista inglesa NewStatemans, destacou 16 filmes para assistir durante o London Film Festival e entre eles está VENTOS DE AGOSTO. 

SINOPSE

Shirley deixou a cidade grande para viver em uma pequena e pacata vila litorânea cuidando de sua avó. Ela trabalha numa plantação de coco dirigindo trator. Mesmo isolada, cultiva o gosto pelo punk rock e o sonho de ser tatuadora. Ela está de caso com Jeison, um rapaz que também trabalha na fazenda de cocos e nas horas vagas faz pesca subaquática de lagosta e polvo. Um estranho pesquisador chega na Vila para registra o som dos ventos alísios que emanam da Zona de Convergência Intertropical. O mês de agosto marca a chegada das tempestades e das altas marés. Os ventos crescentes marcarão os próximos dias da pequena vila colocando Shirley e Jeison numa jornada sobre perda e memória, a vida e a morte, o vento e o mar.

Sobre o diretor:

Gabriel Mascaro é conhecido por documentários como UM LUGAR AO SOL, que recebeu o prêmio FEISAL no Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires e DOMÉSTICA, que ganhou como melhor documentário no Festival Sesc Melhores Filmes. Com VENTOS DE AGOSTO foi premiado com a Menção Especial no Festival de Locarno.

O diretor também está presente na 31a Bienal Internacional de São Paulo, com a instalação NÃO É SOBRE SAPATOS, composta por uma carta que explicita estratégias de como a polícia se infiltra entre os manifestantes, e um vídeo, supostamento filmado por policias durante as recentes manifestações, mostrando a tática de identificar os manifestantes mascarados pelos tênis que utilizam.

Ficha Técnica

VENTOS DE AGOSTO
2014 | Brasil | Ficção | 77 min
Direção: Gabriel Mascaro
Roteiro: Gabriel Mascaro e Rachel Ellis
Elenco: Dandara de Morais, Geová Manoel dos Santos, Maria Salvino dos Santos, Antônio José dos Santos e Gabriel Mascaro

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 18 setembro, 2014 11:00


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!