VENTOS DE AGOSTO marca presença em importantes FESTIVAIS INTERNACIONAIS

Dirigido por Gabriel Mascaro (Doméstica), VENTOS DE AGOSTO, que será exibido no Festival de Brasília, em 21 de setembro, foi selecionado para o 62º Festival de Cinema de San Sebastian como parte da competição “Horizontes Latinos”. O festival espanhol, que esse ano homenageia o ator Denzel Washington, acontece entre os dias 19 e 27 de setembro.

Ventos de Agosto-Official Poster Banner PROMO-18SETEMBRO2014-02 Ventos de Agosto-Official Poster Banner PROMO-18SETEMBRO2014-03 Ventos de Agosto-Official Poster Banner PROMO-18SETEMBRO2014-04

Logo em seguida, o filme viaja para a América do Norte, também convidado para competir na categoria “Novos Diretores”, no 33o Festival Internacional de Cinema de Vancouver. O evento que acontece do dia 25 de setembro ao dia 10 de outubro, recebe filmes vindos de todas as partes do mundo e exibirá VENTOS DE AGOSTO.

Ainda, no dia 11 de outubro, o longa volta a concorrer na Europa, em mais um festival internacional, pois foi igualmente selecionado para o 58o Festival Internacional de Cinema de Londres, que com quase 250 filmes, ocorre de 9 à 19 de outubro. A famosa revista inglêsa “Sight and Sound” publicou matéria sobre o Festival de Locarno, destacando o fato do festival descobrir novos talentos internacionais, mencionando Gabriel Mascaro e VENTOS DE AGOSTO como a grande descoberta do festival! “…VENTOS DE AGOSTO de Gabriel Mascaro – uma fantasiosa, misteriosa contemplação da morte e do passar do tempo, filmada em uma isolada ilha da costa brasileira. Mascaro combina perfeitamente a observação não ficcional da vida rural e do mundo natural, com um silencioso drama – o desejo de fuga de uma mulher que veio da cidade e tem de cuidar da avó, a obsessão de seu namorado com um corpo engolido pelas ondas, um meteorologista estrangeiro que de repente desaparece. O resultado é um onírico, mas não demasiado enigmático conto, com uma notável design do som e da imagem.”. Além disso, o critico de cinema da revista inglesa NewStatemans, destacou 16 filmes para assistir durante o London Film Festival e entre eles está VENTOS DE AGOSTO. 

SINOPSE

Shirley deixou a cidade grande para viver em uma pequena e pacata vila litorânea cuidando de sua avó. Ela trabalha numa plantação de coco dirigindo trator. Mesmo isolada, cultiva o gosto pelo punk rock e o sonho de ser tatuadora. Ela está de caso com Jeison, um rapaz que também trabalha na fazenda de cocos e nas horas vagas faz pesca subaquática de lagosta e polvo. Um estranho pesquisador chega na Vila para registra o som dos ventos alísios que emanam da Zona de Convergência Intertropical. O mês de agosto marca a chegada das tempestades e das altas marés. Os ventos crescentes marcarão os próximos dias da pequena vila colocando Shirley e Jeison numa jornada sobre perda e memória, a vida e a morte, o vento e o mar.

Sobre o diretor:

Gabriel Mascaro é conhecido por documentários como UM LUGAR AO SOL, que recebeu o prêmio FEISAL no Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires e DOMÉSTICA, que ganhou como melhor documentário no Festival Sesc Melhores Filmes. Com VENTOS DE AGOSTO foi premiado com a Menção Especial no Festival de Locarno.

O diretor também está presente na 31a Bienal Internacional de São Paulo, com a instalação NÃO É SOBRE SAPATOS, composta por uma carta que explicita estratégias de como a polícia se infiltra entre os manifestantes, e um vídeo, supostamento filmado por policias durante as recentes manifestações, mostrando a tática de identificar os manifestantes mascarados pelos tênis que utilizam.

Ficha Técnica

VENTOS DE AGOSTO
2014 | Brasil | Ficção | 77 min
Direção: Gabriel Mascaro
Roteiro: Gabriel Mascaro e Rachel Ellis
Elenco: Dandara de Morais, Geová Manoel dos Santos, Maria Salvino dos Santos, Antônio José dos Santos e Gabriel Mascaro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *