A partir desta terça, mostra ‘Encontro com o Cinema Alemão’ exibe 10 filmes e oferece curso

Em parceria com o Goethe-Institut, a mostra Encontro com o Cinema Alemão é o grande destaque da programação de cinema do Sesc Campinas em setembro. Composta por dez filmes representativos do cinema alemão contemporâneo, a mostra é parte integrante do quadro de atividades da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014.

Exibidos de graça entre os dias 2 e 30, os longas-metragens selecionados buscam representar as alegrias, angústias e expectativas de um país marcado por inúmeras mudanças nos últimos trinta anos, assim como assinalar as temáticas e discussões que marcaram a produção cinematográfica alemã neste período.

Sesc Campinas-Encontro com o Cinema Alemão-02SETEMBRO2014-01

Além das exibições, haverá também atividades complementares que trabalham em maior profundidade a história do cinema alemão para além do contemporâneo, abordando aspectos da produção cinematográfica da Alemanha e discutindo a importância e as influências que este país teve sobre a produção de cinema no mundo inteiro.

O gerente do Sesc Campinas, Evandro Marcus Ceneviva, acredita que “o contato com a cinematografia alemã aumenta a bagagem histórica e geopolítica, favorece o intercâmbio cultural e contribui para o enriquecimento do repertório do público”.

Confira abaixo a programação completa do projeto “Encontro com o Cinema Alemão”:

EXIBIÇÕES

DIA 2 :: A Vida é um Canteiro de Obras
(Das Leben ist eine Baustelle. Alemanha, 1997, 118 minutos. Comédia/ drama. Direção: Wolfgang Becker. Com Christiane Paul e Jürgen Vogel). Classificação indicativa: 14 anos. Os ingressos (limitados) serão distribuídos pela Central de Atendimento no dia da atividade.

Berlim, alguns anos após a reunificação alemã. O jovem Jan Nebel passa por um momento de perdas: seu emprego no frigorífico e seu pai se vão num curto espaço de tempo, e uma ex-namorada, que declara ser portadora de HIV, coloca em risco a sua saúde. Assim como Berlim passa por uma transição profunda, Jan também terá que aprender a viver nas novas condições impostas pela vida.

Data: dia 2. Terça, 19h30.
Local: Teatro do Sesc Campinas
GRÁTIS

DIA 9 :: Berlin is in Germany
(Alemanha, 2001, 90 minutos. Drama. Direção: Hannes Stöhr. Com Jörg Schüttauf e Julia Jäger). Classificação indicativa: 14 anos. Os ingressos (limitados) serão distribuídos pela Central de Atendimento no dia da atividade.

Preso na Alemanha Oriental em 1989, meses antes da reunificação, Martin fica isolado do mundo na penitenciária de Brandenburgo por onze anos, enquanto conhece o novo país que se desenha lá fora somente através da televisão. Ao fim de sua pena, ele é confrontado com uma nação unificada e diferente daquela em que vivia, sendo obrigado a adaptar-se entre a vida que possuía antes e depois da cadeia.

Data: dia 9. Terça, 19h30.
Local: Teatro do Sesc Campinas
GRÁTIS

DIA 16 :: Nenhum Lugar para Ir
(Die Unberührbare. Alemanha, 1999, 100 minutos. Ficção. Direção: Oskar Roehler. Com Hannelore Elsner, Vadim Glowna). Classificação indicativa: 14 anos. Os ingressos (limitados) serão distribuídos pela Central de Atendimento no dia da atividade.

O diretor Oskar Roehler relata a história da própria mãe – a escritora Gisela Elsner, que se suicidou em 1992, através da personagem Hanna Flanders. Hanna é uma escritora militante de esquerda que, após testemunhar a queda do muro de Berlim, entra em crise profunda: seus livros são considerados um grande sucesso na Alemanha Oriental, mas são praticamente desconhecidos na Alemanha Ocidental. Frente ao fracasso profissional e pessoal iminentes, Hanna decide deixar Munique e ir a Berlim para compreender melhor a nova Alemanha que se desenha e a sua própria vida.

Data: dia 16. Terça, 19h30.
Local: Teatro do Sesc Campinas
GRÁTIS

DIA 23 :: Adeus, Lênin!
(Goodbye Lenin! Alemanha, 2003, 120 minutos. Comédia dramática. Direção: Wolfgang Becker. Com Daniel Brühl e Chulpan Khamatova). Classificação indicativa: 14 anos. Os ingressos (limitados) serão distribuídos pela Central de Atendimento no dia da atividade.

Alex e sua família vivem na Berlim oriental. Sua mãe, ferrenha defensora do regime socialista, entra em coma meses antes da queda do Muro, em 1989, recobrando a consciência quase um ano após o evento. Temendo que ela passe mal devido a um choque emocional muito grande, Alex e sua família tomam uma decisão inusitada: eles fingem que a Alemanha Oriental continua a existir, indo aos limites do possível para que ela não perceba o que aconteceu durante o coma.

Data: dia 23. Terça, 19h30.
Local: Teatro do Sesc Campinas
GRÁTIS

DIA 24 :: Sonnenallee
(Alemanha, 1999, 94 minutos. Comédia/ romance. Direção: Leander Haußmann. Com Alexander Scheer e Alexander Beyer). Classificação indicativa: 14 anos. Os ingressos (limitados) serão distribuídos pela Central de Atendimento no dia da atividade.

Nos anos 1970, a fronteira entre as duas Berlins corta a Sonnenallee, uma rua na qual Micha e seus amigos, todos habitantes da metade oriental da cidade, passam a maior parte do tempo. Os dramas e anseios da juventude, as responsabilidades do início da vida adulta e as escapadas para a outra Berlim mostram a Micha e seus amigos que crescer em uma cidade dividida pode ser uma experiência inesquecível.

Data: dia 24. Quarta, 19h30.
Local: Teatro do Sesc Campinas
GRÁTIS

DIA 25 :: Quatro Dias em Maio
(Vier Tage im Mai. Alemanha, 2011, 95 minutos. Drama/ guerra. Direção: Achim von Borries. Com Aleksey Guskov e Ivan Shvedoff). Classificação indicativa: 14 anos. Os ingressos (limitados) serão distribuídos pela Central de Atendimento no dia da atividade.

Quatro dias antes do fim da Segunda Guerra Mundial, um grupo de soldados russos ocupa um orfanato na costa do mar Báltico, próximo a um dos últimos focos de resistência do exército alemão. Na praia, soldados alemães planejam desertar para a Dinamarca. O fim da guerra é aguardado pelos dois grupos, mas um órfão alemão, doutrinado pelo nazismo, deseja que o conflito persista dos dois lados.

Data: dia 25. Quinta, 19h30.
Local: Teatro do Sesc Campinas
GRÁTIS

DIA 26 :: Yella
(Alemanha, 2007, 88 minutos. Drama/ romance/ suspense. Direção: Christian Petzold. Com Nina Hoss e Devid Striesow). Classificação indicativa: 14 anos. Os ingressos (limitados) serão distribuídos pela Central de Atendimento no dia da atividade.

Divorciada e sem perspectiva de futuro, Yella deixa sua cidade natal rumo a um novo emprego e uma nova vida em Hannover. Apesar de ter tudo para encontrar o sucesso e a felicidade, a dificuldade de conciliar-se com o seu passado impede que Yella ache o seu lugar no competitivo e impiedoso mundo dos grandes negócios.

Data: dia 26. Sexta, 19h30.
Local: Teatro do Sesc Campinas
GRÁTIS

DIA 27 :: Bem-vindo à Alemanha
(Almanya – Willkommen in Deutschland. Alemanha, 2010, 95 minutos. Comédia. Direção: Yasemin Samdereli. Com Aliya Artuc, Aycan Vardar). Classificação indicativa: 14 anos. Os ingressos (limitados) serão distribuídos pela Central de Atendimento no dia da atividade.

Em 1964, Hüseyin sai da Anatólia e vai para a Alemanha recomeçar a vida. Quase quarenta anos depois, prestes a receber a cidadania alemã, ele revela à sua família que comprou uma casa em sua terra natal e que deseja a presença de todos por lá para ajudá-lo na reforma. A jornada de três gerações à Anatólia fará com que avós, pais e netos reflitam sobre o peso da pátria e da cultura na formação de suas identidades.

Data: dia 27. Sábado, 18h.
Local: Teatro do Sesc Campinas
GRÁTIS

DIA 28 :: Todos os Outros
(Alle Anderen. Alemanha, 2008, 119 minutos. Drama/ romance. Direção: Maren Ade. Com Birgit Minichmayr e Lars Eidinger). Classificação indicativa: 18 anos. Os ingressos (limitados) serão distribuídos pela Central de Atendimento no dia da atividade.

Chris leva sua esposa, Gitti, para passar as férias na casa de seus pais, à beira do Mar Mediterrâneo, na Sardenha, para dar novo fôlego ao relacionamento. No entanto, ambos começam a ter problemas quando a presença constante de um casal amorosamente bem sucedido traz dúvidas sobre a maneira como conduzem o casamento.

Data: dia 28. Domingo, 18h.
Local: Teatro do Sesc Campinas
GRÁTIS

DIA 30 :: O que Permanece
(Was Bleibt. Alemanha, 2012, 88 minutos. Drama. Direção: Hans-Christian Schmid. Com Lars Eidinger e Egon Merten). Classificação indicativa: 18 anos. Os ingressos (limitados) serão distribuídos pela Central de Atendimento no dia da atividade.

Marko é um escritor que vive em Berlim desde os tempos da faculdade, tendo se afastado de seus pais, Gitte e Günther, durante esse período. Quando ele leva seu filho, Zowie, para passar um final de semana com os avós, as razões para Marko afastar-se dos pais começam a transparecer quando Gitte anuncia que está curada da depressão e deixou de tomar seus remédios.

Data: dia 30. Terça, 19h30.
Local: Teatro do Sesc Campinas
GRÁTIS

CURSO

10 a 18/9 :: Breve História do Cinema Alemão

Com Luis Carlos Pavan, pesquisador da História do Cinema, e Careimi Assmann, bióloga e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC (SP). Classificação indicativa: 14 anos. 20 vagas. Inscrições na Central de Atendimento a partir do dia 2 para comerciários e a partir do dia 3 para usuários e não matriculados.

A Alemanha foi o berço de diversos movimentos que influenciaram profundamente a maneira de se fazer cinema. Parte disso se deve aos diversos eventos sociais e políticos que causaram grandes mudanças no país, na Europa e no mundo. Neste curso, conheça os movimentos mais importantes do cinema alemão ao longo do século XX e como eles influenciaram a produção cinematográfica mundial.

Data: dias 10, 11, 17 e 18. Quartas e quintas, às 19h.
Local: Sala de Atividades 1
GRÁTIS
INFANTIL

DIA 14 :: Silhuetas Musicais – Os Filmes de Lotte Reiniger

Com o Grupo Gargântua (SP), com apoio do Goethe-Institut. Classificação indicativa: livre. Retirada de ingressos limitados na Central de Atendimento no dia da atividade.
Exibição de seis curtas-metragens da cineasta Lotte Reiniger, pioneira do cinema de animação na década de 1920, cujas produções remetem às técnicas utilizadas no teatro de sombras. Cada filme terá sua trilha sonora feita ao vivo, à maneira das primeiras exibições de cinema mudo da história.

Data: dia 14. Domingo, às 11h30.
Local: Teatro do Sesc Campinas.
GRÁTIS

SERVIÇO

Mostra Encontro com o Cinema Alemão – EXIBIÇÕES
Data: 2 a 30 de setembro. Terças, quarta, quinta e sexta, às 19h30. Sábado e domingo, às 18h.
Local: Teatro do Sesc Campinas.
GRÁTIS

Mostra Encontro com o Cinema Alemão – CURSO Breve História do Cinema Alemão
Data: dias 10, 11, 17 e 18. Quartas e quintas, às 19h.
Local: Sala de Atividades 1
GRÁTIS

Mostra Encontro com o Cinema Alemão – INFANTIL – Silhuetas Musicais – Os Filmes de Lotte Reiniger
Data: dia 14. Domingo, às 11h30.
Local: Teatro do Sesc Campinas.
GRÁTIS

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *