Fundação Ema Klabin apresenta a exposição “A casa da rua Portugal”

De 23 de agosto a 30 de novembro a Fundação Ema Klabin apresenta a exposição “A casa da rua Portugal”. Nesta exposição os visitantes poderão conhecer a história da construção do imóvel-sede da Fundação, realizada ao longo dos anos de 1950, quando a coleção ainda estava sendo formada. A exposição também mostra, pela primeira vez, a história do Jardim Europa, traçando um panorama da evolução da arquitetura residencial de elite em São Paulo.

A Casa da Rua Portugal - divulgação

A exposição apresentará fotos, anúncios e documentos além de muitos projetos inéditos de conceituados arquitetos, decoradores e paisagistas, como Alexandre Albuquerque, Henrique Alexander, Augusto C. de Almeida Lima, André Devèche, Gregori Warchavchik, Alfredo Ernesto Becker, Terri della Stufa e Roberto Burle Marx.

“Da primeira residência onde Ema Klabin viveu com os pais, em Higienópolis, até a construção de sua casa, no Jardim Europa, a exposição busca analisar e registrar todo o processo histórico, inserindo-o no contexto da evolução urbana e arquitetônica da cidade e contribuindo para a preservação de sua memória. Ao mesmo tempo, traz a público importantes documentos que poderão servir de incentivo a novos estudos de nossa história”, explica o curador da exposição, o arquiteto Paulo Costa.

A pesquisa, que levou quase um ano, traz ainda curiosidades sobre o bairro. Entre elas, uma inusitada caçada a raposa promovida pela Sociedade Hípica Paulista nos anos de 1930.Nesses encontros, um ou dois cavaleiros assumiam o papel da raposa, com uma fita amarrada ao corpo, e vencia quem a pegasse primeiro. O evento terminava na sede da hípica com um chá da tarde e coquetéis de confraternização.

SERVIÇO
Exposição: A Casa da Rua Portugal
Abertura: Dia 23 de agosto às 14h. Aberta ao público em geral
Recital de abertura: Violonista Gabriel Freire 23/08, às 16h30
Período: De 23 de agosto a 30 de novembro. Terça a sexta: às 14h, 15h,16h e 17h. Sábados de show: das 14h às 16h30.
Local: Fundação Ema Klabin
Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo
Serviço educativo: De segunda a quinta as visitas monitoradas devem ser agendadas pelo telefone (11) 3062 5245 ou pelo site http://www.emaklabin.org.br/
Ingresso: De terça a quinta: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Professores não pagam.
Dias gratuitos e sem agendamento: Sextas e sábados de show
Catálogo: https://www.dropbox.com/s/fnwvccygm6saiyz/MIOLO_catalogo-a_casa_da_rua_portugal_BAIXA.pdf
Indicação: a partir de 12 anos
Não há estacionamento no local
http://emaklabin.org.br/

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *