Recital de Música dos Professores do Cefar mistura clássicos eruditos e populares

Com repertório diversificado, a Fundação Clóvis Salgado promove mais uma edição do Recital de Música dos Professores do Cefar. O concerto reúne parte do corpo docente da FCS em uma apresentação que reúne composições eruditas e populares e celebra o trabalho de dois grandes compositores brasileiros: Heitor Villa-Lobos e César Guerra-Peixe. O recital também abre espaço para apresentação inédita da obra Fique à Vontade, de autoria dos professores Maycon Lack e Pedro Amorin.

Como forma de celebrar os 55 anos de morte de Villa Lobos e o centenário de nascimento de Guerra-Peixe, o programa do recital conta com composições dos dois músicos, além de obras de Gabriel Fauré, Jules Demersseman e outros. A apresentação traz, ainda, duas canções consagradas da música popular brasileira: “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga.

Para a assistente de coordenação do curso de música do Cefar, Rize Lorentz, “esse recital é uma grande oportunidade para que os alunos vejam a performance de seus professores e para que o público em geral conheça o corpo docente do Cefar, além de prestar homenagem a dois ícones da música erudita brasileira”, explica.

Composição inédita – A peça “Fique à vontade”, composta pelos professores Maycon Lack e Pedro Filho, e com a colaboração do aluno do 4º ano do curso de Música do Cefar, Daniel Tamietti, reúne flauta, cello e batidas eletrônicas. Em estilo eletroacústico, a composição reúne sons eletrônicos e instrumentos acústicos e faz referências às tradições nordestinas e à música africana.

“Fique à vontade” buscou inspirações nas incelenças, cânticos típicos da região Nordeste entoados em ocasião de morte, que substituíam a extrema unção quando não havia um sacerdote para executar o rito. O professor Maycon Lack aponta que a execução das incelenças “geralmente é feita sem acompanhamento instrumental, sendo, iniciada por uma ou mais vozes femininas, que cantam os primeiros versos de cada estrofe e às quais se segue um coro em uníssono”. Em “Fique à Vontade”, a composição exclusivamente instrumental, deita um novo olhar sobre as incelenças ao buscar traduzir por meio de instrumentos musicais o que inicialmente era cantado.

Já o segundo momento da canção celebra os ritmos africanos, em busca de uma sensação de bem estar. Maycon Lack ressalta que esse momento da música tem por base “elementos temáticos, que são ritmos africanos em que há uma improvisação guiada com forte utilização de batidas eletrônica e técnicas expandidas pelos instrumentos acústicos. Tais efeitos e texturas buscam elaborar um caminho ou um viés para que o ouvinte fique à vontade”, finaliza.

Sobre o Centro de Formação Artística – O Cefar foi criado em 1986, pela Fundação Clóvis Salgado (FCS), e tem como foco principal a capacitação técnica, artística e ética de profissionais nas áreas de teatro, música e dança. O Centro oferece, ainda, oficinas e cursos livres destinados à capacitação, qualificação, aperfeiçoamento e atualização de profissionais da cultura. Os alunos têm o privilégio de aliar o aprendizado acadêmico à convivência no ambiente cultural do Palácio das Artes, somando ao estudo um universo de estímulo constante à sensibilidade, criatividade e talento.

SERVIÇO
Recital de Música dos Professores do Centro de Formação Artística – Cefar
Data: 20 de agosto
Horário: 19h30
Local: Conservatório de Música da UFMG
Endereço: Av. Afonso Pena, 1534 – Centro
Entrada gratuita – sujeita à lotação do espaço

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *