MIS abre inscrições para Oficina de Escrita de Roteiro Experimental, com João Vieira Torres, artista convidado do Festival Hors Pistes São Paulo

Encontros, que acontecem de 29 a 31 de agosto, vão reunir 15 participantes para refletir sobre o tema “construção da memória” e criar uma narrativa coletiva a partir das histórias de cada um. O resultado será filmado e integrará o novo filme de Torres, que será apresentado no Centre Pompidou, de Paris, em 2015. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 22 de agosto no site do MIS. A oficina integra a programação da terceira edição do Hors Pistes São Paulo (#HPSP)

O MIS, instituição da Secretaria do Estado da Cultura, em parceria com o Centre Pompidou, de Paris (França), abre suas portas à terceira edição do festival Hors Pistes São Paulo – que apresenta ao público as tendências mais inovadoras da criação cinematográfica. Dentro da programação, será realizada a Oficina de Escrita de Roteiro Experimental, ministrada pelo artista e cineasta franco-brasileiro João Vieira Torres. O laboratório é parte de uma pesquisa para um filme-performance que será apresentado no próprio Centre Pompidou, em janeiro de 2015.

A oficina acontece de 29 a 31 de agosto no MIS e vai reunir 15 participantes selecionados para refletir sobre o tema “construção da memória” e criar uma narrativa coletiva a partir das histórias individuais. Esta construção será feita por meio de cut-up, uma técnica inventada pelo escritores da Beat Generation (Jack Kerouac, William S. Burrough, entre outros) na qual o texto é recortado em fragmentos aleatórios para depois ser rearranjado num texto novo.

Os participantes selecionados serão convidados a refletir e escrever previamente (de 1 a 3 páginas) sobre as lembranças – próprias, herdadas ou inventadas – que guardam do seu nascimento. A partir destes textos, enviados à produção com antecedência, João Vieira Torres vai conduzir a leitura, reorganização e reescrita coletiva dos textos e a montagem e coleta do material criado (áudio e vídeo). Os oficineiros e suas histórias passam a fazer parte então do processo de realização do filme-performance que o artista está desenvolvendo para ser exibido no Festival Hors Pistes de Paris em 2015. Esta será a primeira coprodução entre o MIS e o Centre Pompidou, e conta com o apoio da Embaixada da França no Brasil.

SERVIÇO
FESTIVAL HORS PISTES SÃO PAULO 2014
Data: 29/08 a 31/08 : Oficina com João Vieira Torres | Inscrições até 22/08
As atividades acontecem dia 29 (das 19h às 22h), 30 e 31 (das 14h às 18h) de agosto nas dependências do MIS.
06/09 e 07/09 : Festival Hors Pistes São Paulo
Local: Auditório LABMIS
Capacidade: 64 lugares
Ingresso: gratuito (retirada com uma hora de antecedência na Recepção MIS)
Programação: [http://www.horspistes-sp.com/].

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *