MIS abre inscrições para Oficina de Escrita de Roteiro Experimental, com João Vieira Torres, artista convidado do Festival Hors Pistes São Paulo

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 21 agosto, 2014 14:07

MIS abre inscrições para Oficina de Escrita de Roteiro Experimental, com João Vieira Torres, artista convidado do Festival Hors Pistes São Paulo

Encontros, que acontecem de 29 a 31 de agosto, vão reunir 15 participantes para refletir sobre o tema “construção da memória” e criar uma narrativa coletiva a partir das histórias de cada um. O resultado será filmado e integrará o novo filme de Torres, que será apresentado no Centre Pompidou, de Paris, em 2015. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 22 de agosto no site do MIS. A oficina integra a programação da terceira edição do Hors Pistes São Paulo (#HPSP)

O MIS, instituição da Secretaria do Estado da Cultura, em parceria com o Centre Pompidou, de Paris (França), abre suas portas à terceira edição do festival Hors Pistes São Paulo – que apresenta ao público as tendências mais inovadoras da criação cinematográfica. Dentro da programação, será realizada a Oficina de Escrita de Roteiro Experimental, ministrada pelo artista e cineasta franco-brasileiro João Vieira Torres. O laboratório é parte de uma pesquisa para um filme-performance que será apresentado no próprio Centre Pompidou, em janeiro de 2015.

A oficina acontece de 29 a 31 de agosto no MIS e vai reunir 15 participantes selecionados para refletir sobre o tema “construção da memória” e criar uma narrativa coletiva a partir das histórias individuais. Esta construção será feita por meio de cut-up, uma técnica inventada pelo escritores da Beat Generation (Jack Kerouac, William S. Burrough, entre outros) na qual o texto é recortado em fragmentos aleatórios para depois ser rearranjado num texto novo.

Os participantes selecionados serão convidados a refletir e escrever previamente (de 1 a 3 páginas) sobre as lembranças – próprias, herdadas ou inventadas – que guardam do seu nascimento. A partir destes textos, enviados à produção com antecedência, João Vieira Torres vai conduzir a leitura, reorganização e reescrita coletiva dos textos e a montagem e coleta do material criado (áudio e vídeo). Os oficineiros e suas histórias passam a fazer parte então do processo de realização do filme-performance que o artista está desenvolvendo para ser exibido no Festival Hors Pistes de Paris em 2015. Esta será a primeira coprodução entre o MIS e o Centre Pompidou, e conta com o apoio da Embaixada da França no Brasil.

SERVIÇO
FESTIVAL HORS PISTES SÃO PAULO 2014
Data: 29/08 a 31/08 : Oficina com João Vieira Torres | Inscrições até 22/08
As atividades acontecem dia 29 (das 19h às 22h), 30 e 31 (das 14h às 18h) de agosto nas dependências do MIS.
06/09 e 07/09 : Festival Hors Pistes São Paulo
Local: Auditório LABMIS
Capacidade: 64 lugares
Ingresso: gratuito (retirada com uma hora de antecedência na Recepção MIS)
Programação: [http://www.horspistes-sp.com/].

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 21 agosto, 2014 14:07


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!