Ciência e música em comemoração à Semana do Meio Ambiente em Araras

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, Araras recebe espetáculos teatrais educativos e show de música instrumental que prometem agitar a semana da cidade.  Nos dias 4 e 5 de junho, alunos de três escolas públicas da cidade terão a oportunidade de conhecer os cientistas malucos da Mad Science que, de uma maneira lúdica e didática, vão estimular as crianças a aprender mais sobre o fantástico mundo cientifico e como praticar os conceitos de sustentabilidade no cotidiano. Já na sexta-feira, dia 6, às 9h00 na FHO – UNIARARAS, alunos que participam do projeto de iniciação musical “Novo Sopro” farão uma apresentação de flauta doce para o público, com o acompanhamento de músicos profissionais.

Os espetáculos interativos dos divertidos cientistas da Mad Science fazem parte do projeto “Circo Científico” e serão apresentados para cerca de 300 alunos da Escola Estadual “José Ometto”, EMEF “Antonia Marques Dahmen” e Escola Estadual “Senador Cesar Lacerda de Vergueiro”. A apresentação de flauta doce faz parte do projeto “Novo Sopro”, que durante um ano letivo oferece aulas de iniciação musical para crianças do ensino público da cidade. Neste evento, o público vai poder conferir o aprendizado desses 80 alunos da Escola Estadual “José Ometto” e APAE de Araras.

Os projetos “Circo Científico” e “Novo Sopro” são realizados pela 3S Projetos com patrocínio da Usina São João, através de recursos incentivados pelo Proac. As atrações fazem parte da comemoração dos 70 anos da Usina São João.  “Temos grande satisfação em participar da vida da comunidade, e acreditamos especialmente em ações nas áreas de cultura e educação, que sempre trazem benefícios relevantes e duradouros”, diz a Gerente de Gestão de Pessoas da Usina São João, Magda Agostini.

Mad Science: Os cientistas malucos levam conhecimento e diversão para as crianças, fazendo experiências sobre tudo que envolve o mundo científico e meio ambiente ao nosso redor, com experimentos relacionados ao nosso cotidiano. Aspirador gigante, gelo seco, gerador de vortex e bolhas de sabão são exemplos das experiências divertidas desenvolvidas pelos cientistas da Mad Science para estimular o interesse e a curiosidade das crianças. Dessas experiências, a plateia aprende assuntos que fazem parte de nossa vida e dia a dia, como ar, atmosfera e estados da matéria.

Novo Sopro: Buscando despertar e estimular o interesse pela música instrumental, as crianças do ensino público da cidade tiveram a oportunidade de participar de aulas gratuitas de iniciação musical. A iniciativa que teve início em agosto de 2014, resgata a cultura de educação musical no Brasil, colocando em prática um curso que visa o desenvolvimento integral do público infanto-juvenil. O curso trabalha a musicalização e a iniciação musical, utilizando a flauta doce como instrumento principal. Além das aulas gratuitas, cada aluno recebeu uma flauta doce e material didático com os estudos aplicados, que puderam ser levadas para casa onde as crianças estão tendo a oportunidade de praticar o que foi aprendido nas aulas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *