Slap apresenta “Alexandre”, novo álbum da Mombojó

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 27 maio, 2014 17:10

Slap apresenta “Alexandre”, novo álbum da Mombojó

Em 2014, a banda pernambucana Mombojó completa 13 anos de formação, contados a partir do primeiro ensaio que fizeram juntos no Estúdio Skill, do Seu Damião, em Recife. Na época, os integrantes com cerca de 17 anos começavam uma carreira prolífica na música. Hoje, com seus músicos beirando os 30 anos, o Mombojó lança “Alexandre”, quinto álbum da carreira, pelo slap: http://www.deezer.com/album/7815608

A trajetória da banda é longa, mas o novo álbum remonta ao início da carreira, lá no estúdio do Seu Damião. Isso porque Alexandre seria o nome do primeiro disco do grupo, que acabou intitulado “Nadadenovo”, em 2004. O nome surgiu de uma brincadeira a respeito da sonoridade de uma voz do teclado do pai de Samuel Vieira, ex-baixista do grupo, que dizia “Are you sure?”. A reprodução soava com algo semelhante a “Alexandre” e o nome virou piada interna da banda, sendo inserido inclusive em algumas músicas do trabalho de estreia. É da identificação dessa época com o atual momento da banda que surgiu a ideia de, enfim, usar o nome neste novo trabalho. “Por algum motivo achamos que essa fase atual nos remete muito a atmosfera criativa vivida por nós na época do “Are you sure?”. Daí a escolha do nome”, diz Marcelo Machado (guitarra).

Em Alexandre, essa atmosfera criativa leva o grupo a uma experimentação maior, uma ruptura com o histórico dos outros álbuns. Esse foi o primeiro disco gravado com improvisos, mais inserções de programações de bateria eletrônica, um álbum menos canção e mais música. “É como se a gente estivesse um pouco mais confiante no nosso próprio taco, sem medo de arriscar e disposto a mudanças nas nossas próprias linhas de raciocínio musical”, reforça Chiquinho (teclado e synths). Ao todo são 11 faixas que fogem da moldura da canção e se esgueiram pelo disco incorporando improvisos, trilhas sonoras, vinhetas e maior investimento instrumental que conferem ao álbum estímulos visuais e sensoriais a cada faixa.

Entre as referências que influenciaram no processo de composição das músicas estão Radiohead, Tortoise, Justin Timberlake, Cidadão Instigado e Stereolab. Esta última não só influencia como abrilhanta o disco. Laetitia Sadier, a vocalista da banda franco-britânica, é coautora da faixa “Summer Long” ao lado da banda. “Para todos nós a participação dela talvez seja a maior realização da banda até hoje. Sempre fomos muito fãs. Há uns três ou quatro anos conhecemos Laetitia num show que ela fez em São Paulo, saímos pra jantar e no final deixamos um disco nosso de presente. Para nossa surpresa, no ano seguinte ela nos mandou uma mensagem dizendo que tinha adorado a banda, que nosso som lhe despertava coisas boas e que adoraria poder participar em alguma música do disco novo. Mandamos uma música pronta e ela, por sua vez, mandou de volta, acrescentando letras e melodias novas. Foi uma situação inacreditável para nós. Sabe o que é ter a pessoa que mais nos influenciou como banda cantando no nosso disco?”, comemora Chiquinho.

Além de Laetitia, “Alexandre” também conta com participações especiais de China, que assina em parceria com a banda as faixas “Hello” e “Pro Sol”; Céu (voz) e Pupillo (programação) na música “Diz o Leão”, que conta ainda com Yuri Queiroga, que também empunha sua guitarra em “Me Encantei Por Rosário”; Dengue (baixo) em “Dance”; o violinista Pedro Mibieli em “Cuidado” e o pianista Vitor Araújo em “Rebuliço” e “Ping Pong”.

O álbum foi masterizado no estúdio Streaky Mastering, em Londres, por Streaky Gee, gravado e mixado nos estúdios RootSans (SP), Totem (CE), Mundo Novo (PE), Estúdio Das Caverna (PE). Rodrigo Sanches, Homero Basílio e Mombojó assinam a produção de “Alexandre”.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 27 maio, 2014 17:10


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Dora e a Cidade Perdida

Facebook

Reino Gelado e a terra dos espelhos