DOC Galeria apresenta a Mostra BR de Futebol

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 22 maio, 2014 16:09

DOC Galeria apresenta a Mostra BR de Futebol

A pelada regional, a bola cultural, o futebol antropológico, histórico e cultural: essa é a temática que permeia a Mostra Futebol BR, realizada pela DOC Galeria, de 3 de junho a 13 de julho. O projeto vai percorrer, ao todo, 11 ruas da Vila Madalena, em São Paulo, com 20 exposições simultâneas, além de projeções em telões, saídas fotográficas e lançamentos de livros. Obras de mais de 50 fotógrafos estarão em exibição nesse trabalho de pesquisa e registro dessa paixão nacional. Todas as atrações são gratuitas.

“O novo projeto tem o mesmo conceito da Mostra SP de Fotografia que realizamos na Vila Madalena há cinco anos. Propomos uma ocupação do bairro pelo fotojornalismo, desta vez com ênfase no futebol brasileiro, durante a realização do Mundial”, adianta o curador Fernando Costa Netto, também um dos sócios da DOC.

As exposições irão ocupar cafés, galerias, lojas, muros autorizados, bares e restaurantes da região, que é rica em diversidade cultural. “A pesquisa abrange a bola nos mais distantes rincões do Brasil, nas periferias das grandes cidades, na selva amazônica, na costa, do Rio Grande do Sul ao Piauí e no centro-oeste brasileiro”, complementa Mônica Maia, também organizadora e sócia da galeria.

Os trabalhos estarão expostos em locais diversos, como o café Les Delices de Maya, os restaurantes RUAA e Banana Verde, a padaria Le Pain Quotidien, as lojas Nike, Baraúna, MyFots e Luiza Perea, Agá Presentes, a Amuse FoodStore, a oficina FF Motorcyles, a Fast Frame, a galeria Ímã e a própria DOC, além de ocuparem alguns muros autorizados nas ruas. “É um formato que visa atender a enorme quantidade de turistas que irão desembarcar na Vila Madalena durante esse período”, complementa Fernando Costa Netto.

A seleção tem sido feita desde março em duas frentes: a galeria vem pesquisando trabalhos nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste, ao lado de pesquisadores parceiros. Mais de 100 ensaios foram contabilizados entre convidados e convocatória. O que não estiver em exibição nas 20 exposições simultâneas poderá ser conferido nos eventos de projeção com um telão armado em frente à DOC. No dia 15.06, haverá ainda uma Noite Mostra Nike na loja própria da marca na Vila Madalena [Rua Fidalga, 274] para celebrar o evento. No dia 28.06 acontece uma saída fotográfica Nikon “EU SOU TORCEDOR”. Os detalhes e informações das ações serão divulgados ao longo da Mostra. As pesquisas de trabalhos foram feitas pelos fotógrafos Nereu Jr. e Rogério Assis e pelo editor Alexandre Belém. A curadoria das 20 exposições é assinada pela DOC Galeria.

O futebol percorre o país em sua totalidade geográfica, da Tríplice Fronteira aos Pampas Gaúchos, passando por Amazonas, Amapá, Pará, Bahia, Piauí, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Os cenários registrados são os mais diversos: uma pelada na praia de Ipanema, uma partida entre índias do Xingu, uma foto clássica em P&B de uma massagem no craque Pelé, um time reunido num abraço coletivo de boas vibrações, cliques conceituais em traves e redes e muitos outros olhares subjetivos sobre o futebol e o que essa modalidade esportiva representa para os brasileiros.

Para Koji Maeda, presidente da Nikon Brasil, a exposição mostra a pluralidade cultural do povo brasileiro. “Sempre apoiamos iniciativas que valorizam a essência do Brasil e temos tradição na parceria com eventos esportivos. A Mostra é uma oportunidade única de juntar o futebol, uma paixão nacional, com a arte da fotografia, que representa a alma da Nikon”, explica.

No time de fotógrafos escalados, podem ser citados nomes como Araquém Alcântara, Rogério Reis, Klaus Mitteldorf, Américo Mariano, Caio Vilela, Renato Stockler, Henrique Manreza, Alisson Gontijo, Tita Ponte, Tony Burns (Reino Unido), Ricardo Rojas, Jorge Rodrigues Jorge, Gedeon Santos Filho, Rodrigo Lôbo, Walter Ney, Samuel Costa, Marcelo Pallotta, Leo Lara, Mauricio de Paiva, Octavio Cardoso, Daniel Kfouri, Roberto Wagner, Alex Almeida, Ana Carolina Fernandes, Paula Marina, Raphael Alves, Paulo Fridman, Rosa Gauditano, Brunel Galhego Ricci, Alexandre Severo, ainda uma coletiva sobre traves de futebol, entre outros.

SERVIÇO
DOC Galeria apresenta: MOSTRA FUTEBOL BR
Data: 03.06 a 13.07
Horário: a ser conferido com cada um dos estabelecimentos
DOC Galeria | Escritório de Fotografia
Endereço:
Rua Aspicuelta, 662, Vila Madalena
Informações: (11) 3938-0130

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 22 maio, 2014 16:09


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Angry Birds 2

Facebook

O Clube dos Canibais
Meu Nome é Daniel