Biblioteca Viriato Corrêa recebe festival de horror “Festival Boca do Inferno”

Proporcionar uma viagem repleta de mistérios pelo submundo do imaginário humano é o que pretende o Festival Boca do Inferno, evento que ocorre nos dias 10 e 11, na Biblioteca Pública Viriato Corrêa, temática em literatura fantástica. Comemorando os 13 anos do site homônimo, a programação especial reúne debates, palestras e exibição de filmes.Festival Boca do Inferno-PROMO PHOTOS-07MAIO2014

Resultado de uma parceria entre os irmãos Marcelo Fabiano e Luciano Milici, inspirados na lenda de Alus Mabus, demônio capaz de realizar desejos em troca de almas, o projeto tornou-se um sucesso e conta com a participação de um público sólido e fiel em busca do vasto conteúdo, atualizado periodicamente.

“A missão do site foi falar de uma cultura marginal no Brasil: o horror, em todas as suas vertentes, discutir o gênero sem preconceitos”, conta Marcelo Fabiano, que também é o organizador do festival.

A curiosidade pelo oculto, experiências sobrenaturais e o fascínio por criaturas que causam pânico em obras ficcionais são os principais elementos que compõem o conteúdo do portal, que entrou no ar em 2001 com mais de 400 filmes em seu catálogo e inúmeras críticas feitas por seus colaboradores.

Entre os temas abordados em sete encontros estão “Um breve relato sobre os fanzines brasileiros de horror”, com Renato Rosatti, coeditor do Boca do Inferno impresso; e “Um estudo em terror – a filmografia maldita de Sherlock Holmes”, com Matheus Ferraz, crítico do site.

A programação de cinema conta com 13 curtas-metragens e três longas, alguns deles inéditos, como “Diário de um exorcista” (2014), de Renato Siqueira. Com Ewerton de Castro, Lisa Negri e o próprio Siqueira no elenco, a exibição será sucedida por uma mesa-redonda com a equipe. A história fala de um padre envolvido com exorcismos e que fica cara a cara com o demônio.

O festival é encerrado com o Dia Espantomania do Boca do Inferno. Nele, sessões seguidas exibem, entre outros títulos recentes, “Malivy – a lenda Matilde” (2014), curta de Pedro de Queiroz sobre um espírito maligno que habita a floresta. A seleção de filmes reúne muitas produções nacionais caseiras, enviadas pelos internautas que consomem o conteúdo do site. O objetivo é incentivar e reconhecer trabalhos realizados por novos diretores.

ABERTURA E “BOAS-VINDAS INFERNAIS”

Com Marcelo Milici (cofundador do site Boca do Inferno, autor dos livros “A página perdida de Camões” e “Diário de um exorcista”).

| Dia 10, 13h

PALESTRA: UM BREVE RELATO SOBRE OS FANZINES BRASILEIROS DE HORROR

Com Renato Rosatti (editor do fanzine Juvenatrix e coeditor do fanzine impresso Boca do Inferno).
História e comentários sobre os principais fanzines brasileiros de horror (quadrinhos, literatura e cinema) e curiosidades sobre a produção, distribuição, características gerais e diferenças entre fanzine impresso e eletrônico, distribuído em arquivos PDF ou similares. Rosatti fala, ainda, dos fanzines na era da internet (sites, blogs e páginas em redes sociais).

| Dia 10, 13h

PALESTRA: FRONTEIRAS DO MEDO

Com Filipe Falcão (jornalista que escreve para o site Boca do Inferno desde 2006 e diretor dos curtas-metragens “Resolvendo problemas”, de 2011, e “Vidas partidas”, de 2014).
Formatado a partir do lançamento do filme “Ringu”, de 1998, o horror japonês contemporâneo, ou J Horror, tornou-se uma referência no Ocidente, que produziu diversas refilmagens.

| Dia 10, 14h

Sessão de curtas-metragens

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO

(Brasil, 2014, 17 min). Dir.: Ivo Costa. Com Hudson Muniz, Rebeca Figueiredo, Daniele Fontes e outros.
Jovem atormentado por seu misterioso passado terá uma surpresa em uma Sexta-Feira da Paixão.

GATO

(Brasil, 2009, 23 min). Dir.: Joel Caetano. Com Joel Caetano, Mariana Zani, Danilo Baia e outros.
Conto de terror e suspense sobre um homem e um gato.

ESTRANHA

(Brasil, 2011, 12 min). Dir.: Joel Caetano. Com Mariana Zani, Kika Oliveira, Roberta Rodrigues e outros.
Duas mulheres em uma estranha e sensual trama de amor, vingança, violência e psicodelia.

ENCOSTO

(Brasil, 2013, 7 min). Dir.: Joel Caetano. Com Joel Caetano, Crispin Thomas e outros.
Após realizar uma macumba, homem descobre que o preço para alcançar seus desejos pode ser muito alto.

ESTRELA RADIANTE

(Brasil, 2013, 15 min). Dir.: Fabiana Servilha. Com André Ceccato, Fábio Neppo, Valdano Sousa e outros.
Homem do campo tenta entender o que aconteceu com seu amigo após este entrar em contato com um estranho objeto que caiu do céu.

| +16 anos. Exibições seguidas. Dia 10, 15h

PALESTRA: UM ESTUDO EM TERROR – A FILMOGRAFIA MALDITA DE SHERLOCK HOLMES

Com Matheus Ferraz (crítico do Boca do Inferno e autor do livro “Teorema de Mabel”, que deve ganhar uma continuação ainda em 2014).
A palestra procura se aprofundar no universo criado pelo cinema em torno do detetive inglês Sherlock Holmes, que, além dos crimes e jogos de sedução corriqueiros, foi acrescido de robôs, dragões, teletransporte e outros temas não tão comuns à sua investigação.

| Dia 10, 16h30

BATE-PAPO SOBRE CINEMA

Com Ivo Costa (crítico do Boca do Inferno, diretor e roteirista de curtas-metragens), Joel Caetano (cineasta, roteirista e ator de filmes independentes desde 2001, produtor de longas-metragens como “Minha esposa é um zumbi”, em 2006, e “Encosto”, em 2013, exibido em mais de 60 festivais) e Fabiana Servilha (diretora dos filmes “Aqueles olhos”, ganhador do prêmio Estímulo Estudante no Festival Cinefantasy em 2010, “Vontade” e “Estrela radiante”, exibido neste festival no dia 10, às 15h). Mediação: Filipe Falcão.

| Dia 10, 16h30

BATE-PAPO: EXORCISMO REALIDADE E FICÇÃO NA LITERATURA E CINEMA

Com Luciano Milici e Renato Siqueira (cineasta e autor de “Diário de um exorcista”, livro que ele também produziu em cinema; o filme será exibido neste festival no dia 10, às 19h).
Os convidados falam sobre possessão e ritual de exorcismo, retratados em obras literárias, cinematográficas e televisivas.

| Dia 10, 17h30

PALESTRA: BOCA DO INFERNO – 13 ANOS DE HORROR NA INTERNET
Colaboradores do Boca do Inferno contam a trajetória deste site, desde a lenda urbana por trás de sua fundação em 10 de maio de 2001, quando era editado em HTML, passando pelos momentos mais importantes de sua história.

| Dia 10, 18h30

CINEMA: DIÁRIO DE UM EXORCISTA (estreia)

(Brasil, 2014, 100 min.). Dir.: Renato Siqueira. Com Renato Siqueira, Ewerton de Castro, Lisa Negri e outros. +16 anos.
Inspirado em fatos reais, o longa narra a terrível história de um padre nascido no interior que se torna assistente e aprendiz do mais famoso padre exorcista da época, Pedro Biaggio.

| Dia 10, 19h

MESA-REDONDA: DIÁRIO DE UM EXORCISTA

Com o diretor do longa-metragem homônimo, Renato Siqueira, e o elenco do filme.

| Dia 10, 20h30

TARDE DE AUTÓGRAFOS

Luciano Milici e Renato Siqueira, autores do livro “Diário de um exorcista”, autografam a obra, que será vendida no local.

| Dia 10, das 15h às 19h30

Sessões Dia Espantomania do Boca do Inferno

TOCATA E FUGA

(Brasil, 2013, 15 min). Dir.: Marcos Otero. Com Pedro de Queiroz, Antonio Penna e outros.
Obrigado a cuidar do avô entrevado numa cama e que passa horas ouvindo uma única música, rapaz resolve matá-lo.

MALIVY – A LENDA DE MATILDE

(Brasil, 2014, 17 min). Dir.: Pedro de Queiroz. Com Priscila Alves, Márcio Guimarães, Mayara Félix e outros.
Espírito vingativo que habita uma floresta deixa pistas para que a próxima vítima a ser atacada e morta descubra a verdade.

LEX TALIONIS

(Brasil, 2013, 15 min). Dir.: João Paulo Palitot. Com Cecília Retamoza, Daniel Porpino, Jana Araújo e outros.
Duas histórias de vingança que possuem uma conexão no final.

LUZ ESCURA

(Brasil, 2013, 11 min). Dir.: Lucas Procópio. Com Isabela Prado, Lucas Procópio e outros.
Em uma noite chuvosa, casal que acaba de se conhecer enfrenta as armadilhas da escuridão ao serem privados de energia elétrica.

TERROR NOTURNO

(Brasil, 2013, 7 min). Dir.: Alexandre Lorenzo. Com Paul Carter, Andrea Zanotti e outros.
Depois de uma noite agitada, homem acorda sozinho em sua cama e precisa descobrir o que aconteceu com sua vida e com sua mulher.

A HISTÓRIA DE LIA

(Brasil, 2010, 13 min). Dir.: Rubens Mello. Com Karina Bez Batti, Donata Emiliano, Judson Oliveira e outros.
Adolescente que vive num lar doentio e violento se envolve com um grupo de jovens marginais e é possuída por uma amiga invisível.

VERMIBUS

(Brasil, 2012, 21 min). Dir.: Rubens Mello. Com Elaine “Thrash” Oliveira, Bosco Maciel, Ivete Zani e outros.
Após perder os pais num acidente em Brasília, garota decide manter a Casa dos Cordéis, legado cultural e patrimônio da família, e se envolve numa trama macabra.

HORÁRIO NOBRE OU BANQUETE PARA URUBUS

(Brasil, 2012, 20 min). Dir.: Dimitri Kozma. Com Toni Galbino, Elaine Oliveira, Rubens Mello e outros.
Programa sensacionalista apresenta imagens de estupro, violência e morte de uma vítima de dois sádicos produtores de filmes “snuff”.

| +16 anos. Exibições seguidas. Dia 11, 13h

NIGHTMARES IN RED, WHITE AND BLUE: THE EVOLUTION OF THE AMERICAN HORROR FILM

(EUA, 2009, 96 min). Dir.: Andrew Monument. +16 anos.
Documentário sobre a força dos filmes de horror que traz entrevistas de lendários diretores desse gênero, como Larry Cohen, John Carpenter, George A.Romero, Roger Corman e Joe Dante.

| Dia 11, 14h45

MORE BRAINS! A RETURN TO THE LIVING DEAD

(EUA, 2011, 120 min). Dir.: Bill Philputt. +16 anos.
Documentário sobre a criação de um dos maiores clássicos dos filmes de horror: “A volta dos mortos vivos”.

| Dia 11, 16h15

SERVIÇO
Evento: Concerto de premiação do III Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – Categoria Instrumentistas
Data: Dias 10 e 11 de Maio de 2014 | Horário: consultar programação
Local: Biblioteca Pública Viriato Corrêa (Temática em Literatura Fantástica)
Endereço: R. Sena Madureira, 298, Vila Mariana. Zona Sul
Classificação etária: consultar a programação
Os filmes das sessões de cinema são exibidos em DVD.
Ingressos: gratuita
Informações para o público: 5573-4017 e 5574-0389.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *